Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Pão de Liquidificador: faça pães em 30 minutos!

Pão de liquidificador é a medida certa para garantir a fornada de cada dia. Veja dicas de como fazer pão caseiro fofinho e mais 10 receitas incríveis!

PUBLICADO: 07/04/2021

Para alegrar o dia, um pão quentinho e fresquinho vai muito bem. E nem precisa ser complicado, basta fazer um pão de liquidificador. Isso mesmo, é a arte da panificação na sua versão mais descomplicada e dentro de casa! Aliás, fazer pão é algo bem relax e dá gosto ver o resultado final.

Sem falar, que quando o assunto é uma receita que se adapta aos dias mais corridos, o pão de liquidificador é imbatível: prático, fácil e rápido. Só para se ter uma ideia, tem receita que fica pronta em 30 minutos. E outras mais elaboradas que demoram 1 hora, ou um pouco mais. Porém, todas são deliciosas!

E aí, você sabe como fazer pão de liquidificador? Receitas Nestlé te conta!


Checklist: como fazer o pão de liquidificador perfeito!

Um pão de liquidificador e um pouco de organização dão a medida certa para garantir a fornada de cada dia. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para facilitar e acertar de vez no pão. Não tem erro, confira a checklist de como fazer o pão de liquidificador perfeito:

  • Instruções: siga as orientações de medidas, tempo e temperatura da receita.
  • Medidores padrões: não errar na medida é essencial; veja a nossa dica de medidas culinárias
  • Fermento biológico ou químico: o primeiro é para fazer pão; o segundo é para bolo. Mas há exceções, como é o caso da nossa receita de pãezinhos de requeijão
  • Fermento biológico seco ou fresco (tablete)? Pode usar os dois, mas a quantidade é diferente; fermento fresco equivale a ⅓ do fermento seco.
  • Validade do fermento: antes de começar a fazer o pão de liquidificador, verifique a validade do fermento; se estiver vencido, o pão não cresce.
  • Preaquecer o forno: ajuda a chegar na temperatura ideal indicada na receita, e isso é importante para alcançar o resultado desejado do pão de liquidificador perfeito.
  • Organizar o tempo: uma pessoa organizada pode tudo! Planeje o seu cardápio da semana, as suas refeições do dia a dia: assim fica bem mais descomplicado. Dá tempo sim pra fazer pão

Pão de liquidificador: ideal para qualquer hora

Enquanto isso, um pão de liquidificador cairia muito bem! Imagina o aroma fumegante saindo do forno, espalhando-se pela cozinha e perfumando toda a casa, hummm… Pão quentinho é irresistível! Certamente, é uma ótima pedida para qualquer hora: de manhã, à tarde ou à noite. Mas tem gente que só de ouvir falar em fazer pão já se desespera. Calma, bora superar essa.

Por exemplo, você pode fazer uma receita de pão caseiro de liquidificador em alguns minutos e sem sovar! Aos padeiros(as) de primeira viagem, sovar é literalmente meter a mão na massa, para apertá-la, esticá-la e dobrá-la em movimentos leves e repetitivos. Isso faz com que o glúten se forme, permitindo que a massa cresça, fique mais leve e mais fofa.

Mas tem alguns truques para escapar da sova: dependendo da receita, apenas mexer rapidamente a massa no recipiente é o suficiente, ou depois de misturar, deixar descansando (tempo de fermentação).

Veja na próxima seção como fazer um pão rapidinho.


Pão caseiro de liquidificador: em 30 minutos!

Pãezinhos rápidos de requeijão

Que tal um pão caseiro de liquidificador descomplicado e versátil? São pãezinhos rápidos de requeijão que ficam prontos em 30 minutos! É mais fácil do que você imagina e perfeito para levar para qualquer lugar. A receita é doce e rende 20 unidades. Você também pode fazer a versão salgada (que está em dicas). Confira a seguir:

Ingredientes

  • 1 copo de Requeijão NESTLÉ® 200g
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata bem o Requeijão NESTLÉ, os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal.
2. Em um recipiente, despeje a mistura e junte a farinha peneirada com o fermento. Misture tudo rapidamente.
3. Despeje a massa em forminhas para empadas untadas com manteiga, e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos.
4. Desenforme ainda quentes, e coloque os pãezinhos em forminhas de papel. Sirva quente ou frio.

Dicas

  • Se desejar, misture à massa, meia xícara (chá) de uvas-passas.
  • Para fazer esta receita salgada, substitua o açúcar por queijo parmesão ralado ou por uma pitada de sal.

Pão de forma de liquidificador fofinho

Pão de forma de liquidificador

Um pão de liquidificador fofinho para você chamar de seu! Que tal um pão de forma macio e saboroso? Aqui a receita continua fácil e prática, mas o tempo de preparo é um pouquinho maior. Além disso, tem que deixar a massa descansar por 20 minutos antes de assar. Como já mencionado anteriormente, isso evita ter que sovar.

Confira a seguir o passo a passo do pão de forma de liquidificador fofinho:

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de Leite Líquido MOLICO® Total Cálcio morno
  • 2 tabletes de fermento biológico
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de margarina light
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • meia xícara (chá) de óleo
  • 1 pitada de sal
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de Cereal Matinal NESFIT® triturado

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata o Leite MOLICO, o fermento, os ovos, a margarina, o açúcar, o óleo e o sal.
2. Transfira para um recipiente e junte a farinha de trigo e o Cereal Matinal NESFIT, e misture bem.
3. Despeje em uma forma de bolo inglês (11 cm x 30 cm x 8 cm) untada com óleo.
4. Deixe a massa crescer de 15 a 20 minutos e leve ao forno médio (180°C) preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva.


10 receitas de pão de liquidificador

Já que você aprendeu toda a arte da panificação, nada de pãozinho sem graça, hein. Listamos 10 ideias deliciosas para você fazer, conforme o seu tempo e a sua rotina. Dos pães mais simples aos mais elaborados, um mais gostoso que o outro. Escolha a receita de pão caseiro de liquidificador que você preferir, e bora panificar:

Pão de Liquidificador Integral de Mandioquinha

 

Pão Pioca

 

Pão de Beterraba Nesfit

Quer mais detalhes sobre o Pão Pioca? É um pãozinho de tapioca fácil de fazer e que vai conquistar todo mundo. Dê uma espiada no episódio de Como fazer Pão Pioca no nosso programa culinário.

Já que o assunto é pão, é justo deixar aqui 3 foodlists especiais sobre pães para você fazer em casa:

Para mais receitas e dicas culinárias, navegue pelo site Receitas Nestlé e se aventure no universo da gastronomia. São mais de 4 mil receitas para você se deliciar em cada momento.


Perguntas frequentes

  • Pão de liquidificador precisa sovar?

    Depende da receita do pão de liquidificador. Algumas pedem apenas para mexer e misturar a massa rapidamente num recipiente, outras para deixar descansando (tempo de fermentação).

  • O que é sovar?

    Sovar é amassar levemente a massa do pão com a mão, esticar e dobrar várias vezes para deixá-la com textura lisa e elástica. Isso ajuda o pão a crescer e a ficar mais leve e fofinho.

  • Como armazenar pão de liquidificador?

    Guarde o pão de liquidificador em um saco plástico e feche bem. Armazene-o num local fresco, sem umidade e protegido do sol.


Fontes:

https://butterwithasideofbread.com/homemade-bread/

https://www.receitasnestle.com.br/receitas/pao-de-forma-de-liquidificador

https://www.receitasnestle.com.br/receitas/paezinhos-rapidos-de-requeijao