Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chia: 16 receitas com esse superalimento!

Confira 16 receitas com chia para consumir todos os benefícios dessa semente nutritiva de forma deliciosa.

A chia é a semente comestível da Salvia hispanica e é um alimento funcional que pode complementar várias receitas, como iogurtes e sorvetes. Ela tem uma grande quantidade de fibras, proteínas e ácidos graxos poli-insaturados, que ajudam na prevenção de diversas doenças, como câncer de cólon, diabetes, hipertensão, AVC e doença arterial coronariana (DAC).

Para aproveitar todos os benefícios dessa semente, prepare as receitas com chia deliciosas abaixo. Mas antes, veja como hidratar a semente de chia.


Hidratação da chia

É interessante adicionar a chia já hidratada às receitas, para que você consiga consumi-la. Para hidratar a chia, coloque uma xícara de água filtrada para cada duas colheres de semente e deixe de molho por 30 minutos. A semente fica com uma consistência de gel.

Você pode acrescentar a chia já hidratada a iogurtes e às receitas a seguir.


Receitas de massas com chia

Pão de Queijo Molico

1. Pão de Polvilho com Chia: o pão de polvilho é bem prático de fazer – basta colocar o polvilho em uma panela com azeite, leite e temperos, para depois adicionar o ovo e a chia.
2. Pão de Queijo Molico®: um pão de queijo de café da manhã ou lanche da tarde cai muito bem, não é? Para fazer esse pão de queijo, você precisa de polvilho azedo, queijo parmesão, leite em pó e sementes de chia.
3. Snack de Aveia com Tomate-seco e Manjericão: o snack é feito com farelo de aveia, iogurte natural e sementes de chia, resultando em uma massa assada, bem parecida com um pão.
4. Bolinho de Limão com Chia e Geleia de Morango: a massa do bolinho é feita com açúcar demerara, suco de limão e sementes de chia. Para complementar a massa, há uma geleia de morango feita apenas com a fruta e água.


Receitas de iogurtes com chia

Overnight Oats de Manga e Coco com Zero-Cal (Iogurte Matinal)

5. Smoothie Bowl Macchiato Amêndoa Vegano: esse smoothie bowl vegano leva ingredientes deliciosos e nutritivos, como bananas congeladas, sementes de chia, aveia, coco e morangos.
6. Bowl de Creme de Avocado com Colágeno: já esse bowl é feito com um creme de iogurte natural, avocado, couve-flor, tâmaras e bebida vegetal de aveia, sendo decorado com mirtilos, sementes de chia e castanhas-de-caju.
7. Overnight Oats de Manga e Coco com Zero-Cal® (Iogurte Matinal): para começar o dia cheio de energia e nutrição, o mingau de aveia com iogurte natural, frutas e sementes de chia é uma ótima opção.
8. Iogurte Natural Mel com Aveia e Morango no Potinho: para fazer essa receita, você só precisa de iogurte natural, sementes de chia, aveia, castanhas-do-pará e morangos. Uma ótima sugestão de lanche nutritivo que te deixa saciado por algumas horas.


Receitas de sobremesas com chia

Sorvete Proteico

9. Creme de Abacate com Banana Nutren® Senior: o creme é feito com uma xícara de abacate maduro e uma banana-nanica, sendo finalizado com sementes de chia.
10. Bombom de Morango sem Açúcar e sem Lactose: um bombom sempre é bem-vindo, não é mesmo? Esse é um dos bombons mais saudáveis que existe, pois leva tâmaras, coco ralado, castanhas-de-caju, sementes de chia e, claro, morangos.
11. Sorvete Proteico: esse sorvete proteico é feito com morangos, bananas-nanicas, suco de limão e sementes de chia. Ele é bem simples de fazer: basta bater tudo no liquidificador e congelar!
12. Mousse Funcional: com bebida de aveia integral, sementes de chia, óleo de coco, bananas congeladas, mel e chocolate em pó, você faz uma deliciosa mousse funcional com baixo teor de gorduras e açúcares.


Receitas de bebidas com chia

Refresco de Frutas Silvestres com Semente de Chia

13. Vitamina de Iogurte com Maracujá e Chia: essa vitamina saborosa é feita com iogurte natural, polpa de maracujá, adoçante e sementes de chia. Uma ótima opção para lanches.
14. Refresco de Frutas Silvestres com Sementes de Chia: para fazer essa bebida deliciosa, você precisa de maçã, mirtilos, bebida de arroz integral e, claro, sementes de chia.
15. Milk-shake Saboroso (Vitamina Trinca do Poder): esse milk-shake saboroso é feito com bananas-nanicas, morangos, aveia, leite e sementes de chia. Uma bebida repleta de vitaminas e fibras.
16. Shake de Frutas Vermelhas: esse shake completo leva bebida vegetal de aveia, melaço de cana, sementes de chia, aveia, canela em pó, mirtilos e morangos.

Para ver mais receitas saborosas como essas, acesse o site Receitas Nestlé e descubra milhares de pratos doces e salgados para você se deliciar e surpreender quem ama!


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios da chia para a saúde?

    A chia, por ser rica em proteínas, ácidos graxos e fibras, ajuda no combate a doenças, principalmente as cardiovasculares. Ela também prolonga a sensação de saciedade.

  • Comer chia ajuda a soltar o intestino?

    Sim. Por ser rica em fibras, a chia ajuda a regular o funcionamento do intestino.

  • Como adicionar chia aos pratos?

    No geral, você pode acrescentar chia às receitas que quiser. Ela combina com massas, sobremesas e bebidas, além de acompanhar iogurtes naturais. Você ainda pode procurar mais receitas com chia no site Receitas Nestlé.

    Fontes

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28989578/

    https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1193/1/2015LeoniKlein.pdf

pixel