Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Curau de milho: 7 receitas de curau de milho para se deliciar!

Confira 7 receitas de curau de milho e outras 5 receitas com milho para explorar todo o sabor desse cereal.

O curau de milho é um doce muito popular principalmente durante o período de festas juninas. Ele é uma espécie de mingau de milho, cremoso e doce, muitas vezes polvilhado com canela.

Esse doce tem origem africana e se enraizou na cultura brasileira, permanecendo até hoje. Em algumas regiões do Brasil, ele é chamado de papa de milho, canjiquinha ou canjica nordestina.

Para fazer essa sobremesa deliciosa, siga uma das receitas de curau de milho a seguir.


Receitas de curau de milho

1. Curau de milho

Ingredientes

  • 4 espigas de milho-verde raladas
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 xícaras (chá) de Leite Líquido Ninho® Forti+ Integral
  • ½ colher (sopa) de manteiga
  • 1 lata de Leite Moça® 395 g
  • Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata o milho e a água. Passe por uma peneira e reserve.
2. Em uma panela, acrescente o milho reservado, o Leite Ninho® e a manteiga e cozinhe mexendo sempre, até obter um creme grosso.
3. Acrescente o Leite Moça® e cozinhe por mais 5 minutos.
4. Despeje em uma travessa e polvilhe a canela em pó. Sirva quente ou frio.

Essa é uma receita tradicional e bem cremosa. Por ter espigas raladas, os pedaços de milho são pequenos, o que deixa a consistência mais parecida com a de um mingau.

Curauzinho Mucilon

1. Curau: essa receita de curau de milho é muito parecida com a descrita acima, porém, ao invés de leite condensado, leva uma mistura láctea – que é um produto um pouco diferente.
2. Curau com Molico®: a receita também leva mistura láctea, leite e canela em pó. É perfeita para comemorações menores, pois rende 8 porções.
3. Curau Cremoso: esse curau de milho leva milho-verde em conserva, creme de leite e amido de milho, que deixam a consistência mais parecida com pudim do que mingau.
4. Curauzinho de Mucilon®: seu bebê também pode comer um curau de milho durante as festas juninas. Para fazer essa receita, você só precisa de coco fresco ralado, canela em pó, milho-verde em conserva e cereal infantil.
5. Mini Curau com Caramelo de Nescafé®: essas são pequenas porções de curau de milho preparadas com leite de coco e finalizadas com um caramelo de café.
6. Curau de Tapioca: para ir além do tradicional, você pode fazer um curau de tapioca saboroso com milho-verde em conserva, leite de coco e tapioca granulada.


Outras receitas com milho

Se gosta de pratos com milho ou quer aproveitar o clima das festas juninas, prepare estas receitas com milho e libere o chef que existe dentro de você:

Torta de Milho Verde e Frango

7. Bolo de Milho: o clássico bolo de milho é uma ótima opção para um café da tarde caprichado ou para as tradicionais festas juninas.
8. Pudim de Milho: para fazer um pudim diferente e gostoso, adicione alguns ingredientes ao pudim tradicional, como milho e leite de coco.
9. Torta de Milho-verde e Frango: a massa de milho e queijo é recheada com uma combinação cremosa de frango desfiado, tomates, milho, queijo e requeijão.
10. Bebida Junina de Milho: uma bebida aromática perfeita para as festas juninas! Seu aroma marcante vem do anis-estrelado e do cravo em pó.
11. Docinho de Milho-verde: esse docinho é como um beijinho, só que de milho. Ele é fácil de fazer: você só precisa de milho-verde em conserva, leite condensado, manteiga, canela em pó e, por fim, açúcar-cristal para enrolar.

Para ver mais receitas deliciosas, acesse o site Receitas Nestlé e descubra milhares de pratos diferentes.


Perguntas frequentes

  • Como engrossar o curau de milho?

    Se gosta do curau de milho um pouco mais grosso, é só cozinhá-lo por mais tempo ou adicionar amido de milho até que fique na consistência desejada.

  • Como adicionar amido de milho ao curau de milho sem empelotar?

    Antes de adicionar o amido à mistura quente, dissolva-o em um líquido frio, como leite ou água. Dissolvendo o amido totalmente, não há o risco de que ele empelote ao entrar em contato com o curau de milho quente.

  • Qual é a diferença entre canjica e curau de milho?

    No Sudeste, o curau é uma sobremesa de milho com consistência de mingau espesso ou pudim, enquanto a canjica é feita com grãos de milho mergulhados em um caldo doce. Já no Nordeste, curau e canjica podem significar a mesma coisa: sobremesa de milho cremosa parecida com mingau.

pixel