Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Cuca: 21 receitas para se deliciar!

Descubra as diversas formas de fazer esse bolo delicioso e tradicional da nossa culinária.

O bolo cuca, muito semelhante ao bolo Streuselkuchen, chegou ao Brasil através de imigrantes alemães e sofreu diversas adaptações de forma a ficar cada vez mais brasileiro. Muito popular na região sul do país, a cuca tem como principal diferencial a cobertura feita com uma farofa de açúcar – ainda assim, variações de recheio e cobertura diferentes são muito bem-vindas! Conheça a seguir algumas receitas de cuca para conhecer e aproveitar.


Receitas de cuca

Receitas de cuca: Cuquinha de Banana

1. Cuca de Uva: essa cuca feita com uvas rubi é aromática e consegue misturar de forma equilibrada diferentes texturas.
2. Cuca de morango: similar ao preparo da cuca de uva, a cuca de morango pede por morangos vermelhos fatiados.
3. Cuca natalina: adicione ameixas secas e uva passa na massa, e faça a farofa com nozes, castanhas e amêndoas fatiadas, para uma cuca com a cara do natal.
4. Cuca de Maçã: saborosa, docinha e recheada com maçãs e leite Moça, essa receita de cuca é algo que você vai adorar experimentar!
5. Cuca de banana: com banana nanica e canela, o resultado é uma variação igualmente saborosa da receita anterior de cuca.
6. Cuca de pera: essa receita saborosa de cuca de pera possui um modo de preparo simples e super similar à cuca de maçã.
7. Cuca de Amora-do-mato: essa receita é fácil de fazer e leva amêndoas em lâminas tostadas, que trazem uma textura e um sabor distintos e combinam muito bem com as amoras.
8. Cuca de jabuticaba: adaptando a receita anterior, você pode utilizar jabuticabas cozidas como parte do recheio e cobertura dessa cuca.
9. Cuca Integral com Cereal Nesfit: para quem busca uma cuca mais saudável, essa é a opção ideal. Afinal, é rica em fibras e contém apenas o açúcar de coco.
10. Cuca de coco com ameixa: essa receita de cuca molhadinha leva ameixas na massa e conta com uma farofa cheia de coco e leite condensado Moça.
11. Cuquinha de Banana: essas mini cucas são recheadas com a combinação ideal de banana com doce de leite.
12. Cuquinha de banana com goiabada: Caso seja de sua preferência, você pode substituir o doce de leite por goiabada, para uma nova receita deliciosa.
13. Cuca de Maçã com Laranja e Moça Flakes: substituindo a farofa pelo cereal Moça Flakes, essa cuca é fácil de fazer. A laranja adiciona um sabor cítrico suave ao gosto da maçã, desenvolvendo-se de forma complexa ao paladar.
14. Cuca de laranja: é possível fazer essa cuca de maneira mais tradicional, utilizando apenas a laranja e a farofa típicas da cuca.
15. Cuca Recheada com Chocolate: nessa receita apresentada no programa Brasil Sabores Mil, o sabor do chocolate complementa bem o sabor doce da cuca.
16. Cuca mousse de limão com castanha de caju: essa opção saborosa consiste em utilizar a receita de Mousse de Limão com Crocante de Castanha-de-Caju para cobrir a cuca.
17. Cuca mousse de maracujá: utilize a receita de Mousse de Maracujá Moça como cobertura de massa tradicional de cuca para criar uma receita inovadora.
18. Cuca de Goiabada: o sabor dessas pequenas cucas recheadas com goiabada conquista todos os que adoram uma sobremesa docinha.
19. Cuca Romeu e Julieta: você pode incrementar a cuca de goiabada com uma farofa que leva pedacinhos de queijo branco minas.
20. Cuca de nozes com maçã verde: como na receita de Bolo de Nozes com Maçã-Verde, adicionar pedaços de maça verde na massa de cuca pode ser uma boa pedida para um pouco mais de acidez nessa receita doce. E as nozes podem ser incluídas na farofa, para dar mais crocância.
21. Cuca de churros: você pode rechear a massa tradicional da cuca com doce de leite. Basta cozinhar uma lata de leite Moça na panela de pressão por aproximadamente 15 ou 20 minutos para obter um doce de leite saboroso. Na farofa, você pode adicionar canela, para dar o sabor conhecido dos churros.

Com todas essas receitas de cuca deliciosas para serem preparadas, não vai faltar opção nos seus cafés da tarde ou sobremesas! Confira também nosso artigo com dicas de Como Fazer o Bolo Perfeito para garantir um bolo macio, úmido e fofinho ou ainda nossa foodlist de Sobremesas Deliciosas para variar no cardápio.

Acompanhe mais novidades no site Receitas Nestlé!


Perguntas frequentes

  • Qual a diferença entre o bolo comum e a cuca?

    A forma de fermentação do bolo e da cuca, bem como a cobertura de farofa são as principais diferenças entre o bolo e a cuca. A cuca é fermentada como um pão, com fermento biológico.

  • Quantos dias a cuca pode ficar fora da geladeira?

    A média é que a cuca fique até 3 dias fora da geladeira; mas, caso você perceba que ela já perdeu parte da sua textura ou que as frutas azedaram, muito provavelmente sua cuca já está vencida.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?