Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Rosbife: aprenda a fazer esse clássico da gastronomia britânica

História, curiosidades e oito receitas de rosbife, a paixão dos ingleses que também já conquistou os brasileiros

Uma carne caramelizada por fora e mal-passada por dentro, com uma cor bem rosinha. Em termos gerais, essa pode ser a definição do rosbife. Prato típico dos almoços de domingo no Reino Unido, o Rosbife (ou roast beef, em inglês) é preparado com diferentes cortes de carne, dependendo do local em que é feito. Venha conosco neste artigo para aprender mais sobre esse prato extremamente saboroso!


Rosbife: o que é, história e curiosidades

Primeiramente, o que é rosbife? Trata-se simplesmente de uma peça de carne, normalmente cilíndrica, com um exterior tostado e crocante e o interior rosado, quase cru. Ele costuma ser cortado em fatias bem finas e pode ser servido tanto quente, como frio.

O termo vem do inglês roast beef, que nada mais é do que carne de vaca assada. Portanto, conforme já dito, não existe um corte específico para o rosbife, apesar dos mais comuns estarem na parte traseira do boi. Mais à frente falaremos um pouco mais sobre cortes usados nas receitas de rosbife.

A história da receita de rosbife está intrinsecamente ligada ao chamado Sunday Roast – ou, simplesmente, assado de domingo, uma refeição extremamente tradicional nos lares britânicos. O amor dos ingleses pela carne, principalmente bovina, é uma espécie de identidade nacional.


Receitas de rosbife

Rosbife: lagarto recheado

Para acompanhar, essas receitas de rosbife, que tal um Purê de Batatas com Alho ou Mix de Batatas para deixar a experiência ainda mais completa? Então, mãos à obra.


Dicas e cortes de carne para rosbifes

Fique de olho na qualidade da carne

O primeiro segredo para escolher o melhor corte de rosbife é sempre optar pelo melhor corte possível. É claro que nem sempre o orçamento permite isso, mas sempre que possível, faça essa escolha.

Escolha um corte com base no que você está cozinhando

Como rosbife é um termo amplo, uma outra dica é escolher o corte certo com base em como você vai usá-lo. Existem cortes melhores para assar na panela do que para assar no forno rápido, por exemplo.

  • Podemos dividir a maneira de comer rosbife em quatro:
  • Para refeições mais agradáveis, quando você deseja uma carne realmente macia como prato principal;
  • Para refeições durante a semana, quando você quer comer carne como prato principal, mas não quer gastar muito dinheiro;
  • Para fatias, perfeitas em sanduíches;
  • Para assados de panela, fazendo um par perfeito com purê de batata.

Dito isso, vamos a alguns cortes que podem ser utilizados no preparo do rosbife.

  • Lagarto: No Brasil, esse é um dos cortes mais utilizados para essa finalidade;
  • Filé-Mignon: Uma opção um pouco mais nobre para o rosbife;
  • Contra-filé: Outra carne bastante utilizada nessa receita no Brasil;
  • Coxão-Duro: Também conhecido como chã de fora, esse corte também é utilizado para fazer essa iguaria.

Como já vimos, em diferentes lugares do mundo, principalmente na Inglaterra, outros cortes de carne são utilizados para fazer esse prato extremamente tradicional. Agora que já sabemos quais carnes usar, vamos a algumas dicas de como assar seu rosbife.


Como fazer rosbife perfeito

Para o seu rosbife ficar maravilhoso, é preciso atenção ao forno. Uma primeira dica é: deixe o forno pré-aquecido. Colocar um assado em um forno não aquecido deixa as coisas mais difíceis, pois afeta suas temperaturas e o tempo de preparo.

No momento de temperar o rosbife, porém, a sua vida será mais fácil. Basicamente você vai precisar inserir algumas fatias de alho ao redor do assado, besuntar com um pouco de azeite e temperar com sal marinho, pimenta-do-reino e algumas ervas secas para um sabor adicional.

Algumas ervas que podem ser usadas são alecrim e tomilho, mas você pode adicionar quase tudo que você normalmente cozinharia e terá um sabor ótimo.

Qual a temperatura para cozinhar a carne assada?

A temperatura é algo extremamente importante no preparo do rosbife. Uma boa dica é começar o seu preparo com uma média de 190º C e terminar um pouco abaixo, com uma temperatura média de 120º.

Essa mudança de temperatura no meio do tempo tem o efeito de não cozinhar demais a carne, permitindo que ela suba suavemente até a temperatura certa para removê-la do forno.

É claro que essas temperaturas são uma média e variam de forno para forno, mas você pode utilizá-las como parâmetro.


Rosbife é bom para a dieta?

A carne vermelha pode trazer vários benefícios para a nossa saúde se consumida em quantidades corretas.

O rosbife, especificamente, contém proteínas, vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes. O negócio é saber equilibrar bem para acabar não ingerindo gordura demais.

  • Proteína: A carne assada é uma boa fonte de proteína, um macronutriente fundamental para fabricar e manter os músculos, aumentar e reparar tecidos, estimular o sistema imunológico e produzir enzimas e hormônios.
  • Ferro: Comer rosbife pode aumentar a ingestão nutricional de ferro, um mineral necessário para os glóbulos vermelhos. O ferro faz parte de uma molécula chamada hemoglobina, que se encontra nos glóbulos vermelhos e transporta o oxigênio dos pulmões para as células em todo o corpo. Deficiências de ferro em nosso sangue podem resultar em anemia, uma condição na qual você produz poucos glóbulos vermelhos e pode fazer com que suas células recebam menos oxigênio.

Agora você sabe tanta coisa sobre esse prato, é só escolher sua receita de rosbife preferida, colocar o forno e depois de alguns minutos de preparo você terá uma refeição deliciosa.

Mais receitas incríveis desse e de muitos outros pratos você encontra no site Receitas Nestlé. Confira nossas dicas, sugestões e programas culinários e se aventure na cozinha.


Perguntas frequentes

  • O que é rosbife?

    O rosbife nada mais é do que uma peça de carne, normalmente cilíndrica, com um exterior tostado e crocante e o interior rosado, quase cru. Ele costuma ser cortado em fatias bem finas e pode ser servido tanto quente, como frio.

  • Quais cortes de carne podem ser usados para o rosbife?

    Inúmeros, mas no Brasil, é comum usarmos o lagarto, filé mignon, contra-filé e coxão duro.

  • O rosbife é tradicional em qual país?

    No Reino Unido. O prato é uma das maiores paixões daquele país, sendo inclusive a estrela principal das tradicionais refeições conhecidas como “assados de domingo”.

  • O rosbife faz mal à saúde?

    Apenas se for consumido em grandes quantidades ou em sua forma processada. Por outro lado, em um consumo consciente, o rosbife pode proporcionar o ganho de nutrientes, como proteínas e ferro.

Fontes:

https://www.livestrong.com/article/423081-is-roast-beef-good-for-a-diet/

https://justcook.butcherbox.com/know-your-roast-cuts-12-different-kinds-of-roast/

https://discover.grasslandbeef.com/blog/best-cut-for-roast-beef/

https://www.thespruceeats.com/history-of-the-british-sunday-roast-4149600

https://www.cruzeirodosulalimentos.com.br/post/3/tipos-de-cortes-de-carne-bovina-e-os-melhores-preparos

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?