
Risoto de Beterraba com Caramelo de Balsâmico, Crispie de Alho-Poró e Flores Comestíveis
Risoto de beterraba, cebola roxa, castanha-do-pará e vinho branco com balsâmico reduzido e alho-poró crocante
RENDIMENTO:
4 porções
|
PREPARO:
|
DIFICULDADE:
fácil
INGREDIENTES
- Redução de Balsâmico:
-
1 xícara (chá) de vinagre balsâmico2 colheres (sopa) de açúcar mascavo2 colheres (sopa) de azeite1 pitada de sal
- Crispie de Alho-poró:
-
meio talo de alho-poró3 colheres (sopa) de óleo
- Risoto:
-
2 tabletes de MAGGI Caldo Picanha2 colheres (sopa) de azeite1 cebola roxa picada1 xícara (chá) de arroz arbóreomeia xícara (chá) de vinho branco1 xícara (chá) de beterraba em cubos bem pequenos2 colheres (sopa) de castanha-do-pará picada1 colher (sopa) de manteigaraspas da casca de 1 limão4 flores capuzim (flores comestíveis)
MODO DE PREPARO
- Redução de Balsâmico:
- Em uma panela, misture bem todos os ingredientes e deixe ferver por cerca de 10 minutos ou até engrossar e reserve.
- Crispie de Alho-poró:
- Com uma faca muito bem afiada, corte “fatias” de alho-poró e dessas fatias, de aproximadamente 10 cm de comprimento, corte tiras de aproximadamente 3 milímetros. Em uma panela, aqueça o óleo e frite as tiras de alho-poró, sempre em pequenas quantidades, até que dourem. Escorra em papel-toalha e reserve.
- Risoto:
- Em uma panela, ferva 5 xícaras (chá) de água, coloque o MAGGI Caldo e mantenha em fogo baixo (fervendo) com a panela tampada. Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola roxa. Junte o arroz arbóreo, deixe refogar um pouco e adicione o vinho, deixando ferver por cerca de 2 minutos. Vá adicionando aos poucos o Caldo diluído, mexendo sempre. Quando estiver na metade da quantidade de água, adicione a beterraba e continue adicionando a água temperada, até que a beterraba esteja cozida e o arroz al dente. Acrescente as castanhas-do-pará e a manteiga e misture bem (deve absorver o excesso de líquido e ainda ficar úmido). Salpique as raspas da casca de limão e sirva com a redução de balsâmico reservada, o crispie de alho-poró e as flores comestíveis.
Gostou da nossa receita? |