Torta de Carne de Panela

Torta com recheio de carne de panela com cebola, cenoura, salsão, cerveja preta e MAGGI Caldo de Carne

RENDIMENTO: 12 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Recheio:
meio quilo de coxão duro em cubos
1 pitada de pimenta-do-reino moída
1 colher (chá) de páprica doce
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola média em cubos pequenos
1 cenoura média em cubos pequenos
1 talo de salsão em cubos pequenos
1 lata de cerveja (350 ml)
1 tablete de MAGGI® Caldo de Carne
2 colheres (sopa) de mostarda
1 ramo pequeno de alecrim
Massa:
2 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo
meia colher (chá) de sal
meia xícara (chá) de manteiga
meia xícara (chá) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
2 gemas
Montagem:
1 xícara (chá) de queijo mozarela em cubos pequenos
1 gema para pincelar

MODO DE PREPARO

Recheio:
Em um recipiente tempere a carne com a pimenta-do-reino e a páprica. Polvilhe a farinha de trigo e misture. Em uma panela de pressão aqueça o óleo, doure a carne, colocando os pedaços aos poucos e retirando quando estiverem selados. Reserve. Na mesma panela adicione a cebola, a cenoura e o salsão e refogue até murchar. Junte a carne reservada, a cerveja preta, o MAGGI Caldo, a mostarda e o alecrim. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por cerca de 25 minutos, após pegar pressão. Retire a panela do fogo, espere esfriar e sair a pressão. Abra a panela, transfira para um recipiente e desfie levemente a carne. Reserve enquanto prepara a massa.
Massa:
Em um recipiente misture a farinha de trigo e o sal. Faça um buraco no centro e acrescente a manteiga, misturando com a ponta dos dedos até formar uma espécie de farofa. Acrescente o Leite NINHO e as gemas e misture até formar uma massa lisa e homogênea, que desgrude das mãos. Cubra com plástico-filme e deixe descansar por 30 minutos.
Montagem:
Separe 2/3 da massa e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro). Cubra com papel-manteiga e com grãos de feijão, asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por 20 minutos. Retire o papel, despreze os feijões, forre com os cubos de queijo mozarela e acrescente o recheio reservado. Abra o restante da massa e cubra a torta. Feche as bordas, apertando com os dedos, formando a decoração. Faça 4 cortes na superfície (para a saída do vapor), pincele com a gema e leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até que esteja dourada e crocante
DICA:
- Se desejar sirva acompanhada da Salada de Abóbora Marinada - Corte 400 g de abóbora de sua preferência em fatias longas e finas com o auxílio de um cortador de legumes (mandolin) e afervente-as rapidamente. Coloque-as para marinar em uma mistura de meia xícara (chá) de suco de laranja, 3 damascos bem picados, suco de meio limão pequeno, 1 pitada de sal, 2 colheres (sopa) de azeite e 1 pitada de pimenta-do-reino e deixe tomar gosto por pelo menos 30 minutos. Disponha as fatias de abóbora sobre folhas verdes variadas de sua preferência, salpique com amêndoas tostadas e trituradas grosseiramente e queijo parmesão ralado e regue com o molho da marinada.

Gostou da nossa receita? |

por {{item.Author}} |

{{item.Message}}