Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Torta de Limão

Receita de Torta de Limão com recheio cremoso de limão e Leite condensado MOÇA®, coberto com merengue

  • Total: 100min
    Preparação: 10min
    Cozimento: 30min
    Espera: 60min
  • 118 pessoas já marcaram como feita
  • Dificuldade: Fácil
  • Porções: 16

Ingredientes

Massa

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • meia lata de NESTLÉ® Creme de Leite
  • 1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio

  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395 g
  • 6 colheres (sopa) de suco de limão
  • meia lata de NESTLÉ® Creme de Leite
  • 1 colher (sopa) de raspas da casca de limão

Merengue

  • 3 claras
  • meia xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, peneire a farinha de trigo, faça uma cova no centro e coloque a manteiga, o NESTLÉ Creme de Leite e o fermento em pó.

Misture-os com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos.

Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira.

Em uma superfície limpa, polvilhada com farinha de trigo, abra a massa, forre uma forma de fundo removível (24 cm de diâmetro), fure o fundo com um garfo e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Reserve.

Recheio

Em um recipiente, misture bem o Leite MOÇA com o suco de limão. Incorpore o NESTLÉ Creme de Leite e as raspas de limão.

Recheie a massa já assada e leve à geladeira por cerca de 30 minutos, para firmar o recheio. Reserve.

Merengue

Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar.

Retire do fogo e em uma batedeira, bata por cerca de 5 minutos ou até dobrar de volume.

Desligue a batedeira, retire a torta da geladeira e cubra-a com o merengue. Retorne a torta ao forno por cerca de 10 minutos, para dourar. Sirva gelada.

Utensílios

  • Utensilio Forno
  • Utensilio Geladeira
  • Utensilio Forno
  • Utensilio Geladeira
  • Utensilio Geladeira
  • Utensilio Forma de Fundo Removível
  • Utensilio Batedeira

Dicas

- Para dourar o merengue você pode usar o próprio forno, bem quente. Existem alguns fornos com grill, que agiliza um pouco esse processo, ou ainda há a possibilidade de usar maçarico de cozinha.
- O soro do Creme de Leite faz parte da formulação do produto, portanto pode ser usado em qualquer receita, inclusive na massa da torta.
- Se quiser fazer a massa da torta com bolacha confira nossa receita Torta Creme de Limão.

Congelamento

Se desejar, congele a torta sem a cobertura de merengue. Conserve por até 3 meses em freezer ou duplex. Para descongelar, deixe a torta por cerca de 3 horas em geladeira. Cubra com o merengue e leve ao forno baixo (150°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos. Sirva.
Marcar como já feita

Maravilha!
Continue cozinhando com Receitas Nestlé! Esta receita foi adicionada à sua lista de receitas cozinhadas.

Veja os comentários

Paula

28.04.2022
Boa noite. Posso usar creme de leite de caixa (ja que pode usar o da lata com o soro...)? Vou fazer em forminhas individuais e quero congelar, ela fica como feita na hora após o descongelamento? Ponho as raspas mesmo para congelar? Nao fica azedinha demais apos descongelar?? Obrigada!!

Chefe Receitas Nestlé

07.06.2022
Paula, é ideal que verifique a quantidade de gordura ao realizar a substituição do creme de leite de lata por caixinha, pois poderá dar uma diferença na textura. Se desejar, congele a torta sem a cobertura de merengue. Conserve por até 3 meses em freezer ou duplex. Para descongelar, deixe a torta por cerca de 3 horas em geladeira. Cubra com o merengue e leve ao forno baixo (150°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos. Sirva.

Bianca

23.04.2022
Receita fácil e muito gostosa, todos amaram!

Chefe Receitas Nestlé

11.05.2022
Fácil e Deliciosa? Tem combinação melhor? Adorei saber que testou e aprovou, Bianca! 🥰

Rose

08.03.2022
A torta ficou deliciosa! Receita fácil de fazer e bem didático o vídeo. Nunca havia feito uma massa, mas me aventurei e foi aprovada, mas também com essas dicas e receitas fica fácil cozinhar. Tô muito feliz por ter conseguido fazer e ter dado tão certo :D

Chefe Receitas Nestlé

10.03.2022
Que maravilha! Não deixe de aproveitar mais receitas deliciosas como essa, viu? Temos centenas de opções que você vai adorar! 😍

Jaciara

25.02.2022
Amei a receita e estou fazendo, a minha forma não é de fundo removível, mas dei um jeito de tirar a massa e rechear, vate agora estou amando fazer. A receita e tão fácil. Parabéns

Chefe Receitas Nestlé

10.03.2022
Muito simples, não é? Agradecemos a sua participação, Jaciara! 😍

Larissa

07.02.2022
Torta fica perfeita 😍😋

Chefe Receitas Nestlé

08.02.2022
Maravilhosa não é mesmo? 😋 Aproveite mais receitas maravilhosas como essa em nosso site! Até breve!

Torta de Limão combina com...

Se você se guiar pelo que seu coração (ou estômago) diz, será Torta de Limão para café, almoço e janta! Porém, não é bem assim. Apesar de ser uma sobremesa fantástica e conquistar muitos apetites, a Torta de Limão tem uma característica marcante que destoa de muitas sobremesas: seu contraste de sabores.

O contraste entre a doçura do leite condensado e a acidez do limão torna a Torta de Limão uma sobremesa de sabor acentuado, portanto, precisamos escolher cuidadosamente nosso cardápio para termos uma mesa saborosa e equilibrada!

Você obterá sucesso servindo-a durante um café da manhã, brunchs ou consumindo isoladamente numa refeição. Mas, se for apresentá-la em um jantar, evite receitas muito ácidas que podem deixar o azedo do limão muito carregado. E se levar vinho ou outras bebidas destiladas à mesa, aposte num espumante ou alguma opção com açúcar residual na formulação.

Seguindo estes conselhos, sua Torta de Limão fará muito sucesso seja aonde for!

Tudo sobre a receita de Torta de Limão

Origem, história e curiosidades

A torta em si é uma receita que remete as origens culinárias do homem, na antiguidade remota, quando descobrimos as maneiras de produzir massas e recheá-las. Em torno de 4 mil anos atrás na região do mediterrâneo nós já praticávamos versões desse prato tão apreciado até a atualidade.

Contudo, a Torta de Limão é uma receita mais recente em nossa história, sendo possível prepará-la após o desenvolvimento de técnicas capazes de transformar a textura e sabor de laticínios. Registros mostram que receitas de torta de limão com merengue datam do século 18 e 19 na França e versões mais atuais creditam a autoria a Jack Simons, um botânico americano de Key West, onde criou a famosa Key Lime Pie.

A receita de Torta de Limão é tão famosa que já figurou em filmes como "Toast", sobre o crítico gastronômico Nigel Slater e no ganhador do Oscar "A Forma da Água".

Mas, o que é importante saber é que essa receita tem sabor, história e é querida por muita gente ao longo dos séculos.


Variações da Receita

E claro, uma receita tão famosa tem diversas opções das mais fáceis as complexas, como por exemplo:

Dicas especiais

Algumas pessoas falam que cozinha é química, pois basta uma virada de colher que parece que tudo começa a "dar ruim". Para ajudá-lo(a) a alcançar a perfeição na sua Torta de limão, selecionamos algumas dicas especiais, confira:

  • Na hora de fazer o merengue, cuidado com a temperatura do fogão, sugerimos utilizar fogo baixo e ir removendo a panela da boca do fogo ocasionalmente para mexer. Do contrário, você pode acabar cozinhando seus ovos!
  • No momento de distribuir as raspas do limão, cuidado para não colocar a parte branca junto, a pectina, esta substância comum em muitas frutas pode amargar sua torta.
  • Escolha uma forma de torta adequada para o rendimento da sua receita. Quem nunca fez uma receita de torta e rendeu mais massa que recheio? Atente-se a esse detalhe para ter um resultado perfeito.
  • Na hora de misturar o leite condensado e o limão é imprescindível mexer sempre para não talhar o creme.

Dicas anotadas? Mas, para não restar dúvida na hora de preparar sua Torta de Limão, assista o passo a passo completo que preparamos para você arrasar na hora de preparar essa delícia. Bom apetite!

Fontes:

https://blog.panelamix.com.br/2019/08/15/torta-de-limao-como-surgiu/
https://sallysbakingaddiction.com/creamy-lemon-pie/
https://sallysbakingaddiction.com/lemon-meringue-pie/
https://www.locoporvino.com/blog/direto-da-florida-o-berco-da-torta-de-limao-vamos-contar-sobre-o-espumante-de-limao-what
https://whatscookingamerica.net/History/PieHistory.htm
https://www.tastemade.com.br/programas/comida-de-cinema/torta-de-limao-de-toast
https://capituvemparaojantar.com/aprenda-a-fazer-a-torta-cremosa-de-limao-de-a-forma-da-agua/
https://www.guiadasemana.com.br/receitas/galeria/como-fazer-uma-torta-de-limao-perfeita

pixel

Dúvidas comuns sobre Torta de Limão

  • Como dourar o merengue da torta de limão?

    O merengue de sua torta de limão pode ser dourado no próprio forno, bem quente. Existem alguns fornos com grill, que agiliza um pouco esse processo, ou ainda há a possibilidade de usar maçarico de cozinha.

  • Como fazer a massa da torta com bolacha?

    Em nossa receita de Torta Creme de Limão fazemos uma massa dessas, com biscoito, confira!

  • O creme de leite usa com ou sem o soro?

    O soro faz parte da formulação do produto, portanto pode ser usado em qualquer receita.