Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Bolo de cenoura: 10 receitas deliciosas para você

Da receita tradicional ao bolo de cenoura recheado, conheça dez versões desse sucesso do café da tarde.

Bolo de cenoura, uma receita com a cara do Brasil. É difícil não associar um bolo de cenoura com calda de chocolate sem pensar num típico lanche da tarde em que ele aparece acompanhado de café e de pães de queijo.

Receitas Nestlé vai contar rapidamente a origem desse prato que faz sucesso na hora do lanche e da sobremesa pelo país inteiro, além de ensinar a fazer a receita clássica e variações irresistíveis!


Como surge o bolo de cenoura?

Desde a Idade Média que existem receitas de bolos com cenoura. No entanto, a cenoura era usada para adoçar o bolo, já que na época o açúcar de cana-de-açúcar ou mesmo de beterraba era um artigo de luxo.

A receita de bolo de cenoura como conhecemos hoje, surgiu nos Estados Unidos. Ela leva uvas passas, nozes, especiarias e um creme à base de queijo que vai no recheio. Foi com base nessa versão que surgiram as receitas brasileiras, que começaram a aparecer nos nossos livros a partir dos anos 1960, como uma forma de aproveitar as sobras das cenouras. Logo ele se popularizou e se tornou um bolo tradicional nas mesas do país.

Agora que sabemos a sua origem, que tal aprender 10 receitas desse bolo? Vamos lá!

1. Bolo de Cenoura com Chocolate

bolo de cenoura natures

Ingredientes

Massa

- 1 xícara (chá) de Nature’s Heart® Bebida Vegetal de Amêndoa
- 1 e meia xícara (chá) de cenoura picada
- 1 xícara (chá) de açúcar demerara
- 1 colher (sopa) de óleo de milho
- 1 pitada de sal rosa
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda de Chocolate

- 5 colheres (sopa) de Chocolate em Pó 50% Nestlé® Dois Frades®
- meia xícara (chá) de Nature’s Heart®® Bebida Vegetal de Amêndoa
- meia xícara (chá) de açúcar demerara
- 1 colher (sopa) de óleo de coco

Finalização

- 1 colher (sopa) de granola vegana

Modo de preparo

Massa

1. Em um liquidificador, bata a bebida vegetal de amêndoa, a cenoura, o açúcar, o óleo e o sal por 4 minutos, e reserve.
2. Em um recipiente, misture os líquidos batidos com a farinha de trigo, sem bater muito. Em seguida, adicione o fermento em pó.
3. Unte, com desmoldante ou óleo de coco, uma forma redonda (18 cm de diâmetro) com furo. Despeje a massa.
4. Leve para assar em forno médio (180°C ) preaquecido, por 45 minutos ou até o palito sair seco.
5. Deixe esfriar, desenforme e reserve.

Calda de Chocolate

1. Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando até ponto de fio.

Finalização

1. Cubra todo o bolo de cenoura com a calda e salpique granola vegana em cima


Mais receitas de Bolo de Cenoura

bolo de cenoura com brigadeiro

1. Bolo de Cenoura com Aveia: nessa variação, a aveia traz mais nutrição e outra textura para a massa, deixando o bolo mais firme. O Leite Ninho também é um diferencial, trazendo mais sabor à receita.
2. Bolo de Cenoura Sem Glúten: o segredo dessa versão é usar a farinha de amêndoas ao invés do trigo tradicional. Uma ótima opção para pessoas com dietas restritas ou com doença celíaca.
3. Bolo Úmido de Cenoura Sem Lactose: essa receita de bolo de cenoura com açúcar mascavo fica bem molhadinha sem usar leite, que é substituído pela água.
4. Bolo-Pudim de Cenoura e Chocolate: bolo de cenoura e pudim de chocolate em uma receita só. Uma dica: enquanto está assando, o pudim e o bolo invertem de posição, com o pudim ficando no topo quando for desenformado.
5. Bolo de Cenoura com Brigadeiro: uma cobertura caprichada é o diferencial dessa receita. Para deixar o brigadeiro mais encorpado, o segredo é usar o Chocolate em Pó Dois Frades.
6. Bolo de Cenoura de Micro-ondas com Brigadeiro: em menos de 15 minutos, você tem um delicioso bolo de cenoura de caneca! Ideal para uma sobremesa rápida e prática, sem precisar ligar o forno.
7. Bolo de Cenoura com Gotas de Chocolate ao Leite Dois Frades: um bolo de cenoura recheado com chocolate, que vai surpreender quem já estava feliz só com a cobertura.
8. Bolo Halloween de Cenoura com Negresco: essa divertida variação é opção de receita para o Dia das Bruxas. A massa ganha a crocância do biscoito Negresco e o corante deixa as cores ainda mais vibrantes. Aqui, sugerimos um corante culinário laranja, mas dá para colocar outras cores vibrantes e chamar a atenção das crianças só de olhar para a mesa!
9. Ovo de Colher de Bolo de Cenoura com Brigadeiro Gourmet: essa receita para a Páscoa junta o bolo de cenoura ao ovo de Páscoa num delicioso ovo de colher recheado com brigadeiro gourmet.

Quer saber mais? O site Receitas Nestlé traz diversas dicas, receitas e artigos para inspirar você a cozinhar mais e melhor! Tem também uma foodlist deliciosa com mais receitas de bolos.


Perguntas frequentes

  • Qual a melhor forma de adicionar as cenouras para fazer a massa do bolo?

    Para evitar aqueles pedacinhos crocantes de cenoura e obter uma massa mais homogênea, o ideal é moê-las ou triturá-las. Além dos pedaços grandes, as cenouras raladas acabam liberando muito líquido e, na hora de cozinhar, deixam o bolo com aspecto solado.A cenoura vai crua na mistura da receita ou é preciso cozinhá-la antes? O ideal é cozinhar as cenouras antes. Isso vai facilitar na hora de bater a massa – além de deixar sua massa com uma cor mais viva.

  • Estou tendo dificuldades de desenformar o bolo de cenoura. O que faço?

    Se o bolo não cair da fôrma quando você o vira na grade de resfriamento, experimente deslizar uma faca de manteiga pelas bordas da fôrma para soltá-lo. Você também pode aproveitar as dicas do nosso artigo Como Desenformar Bolos, Tortas e Pudins.

     

  • Na hora de tirar da forma, o bolo partiu e se desmontou. E agora?

    Para um bolo de cenoura que se partiu ao ser retirado da assadeira, coloque-o em tigelas e cubra com glacê, xarope ou mesmo aquela calda de chocolate deliciosa, para tornar a sobremesa atraente.

     

  • O que não fazer na hora de assar um bolo de cenoura?

    Não abra o forno na metade do processo de cozimento, pois isso pode fazer o centro do bolo afundar. Coloque o bolo de cenoura resfriado em um recipiente hermético e leve à geladeira para evitar que se estrague. Se você usar uma cobertura à base de creme, a refrigeração é particularmente importante.

Fontes:

https://metodista.br/graduacao-presencial/gastronomia/o-queridinho-bolo-de-cenoura

https://www.livestrong.com/article/555214-how-to-avoid-crunchy-carrots-in-carrot-cake/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?