Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Cheesecake Perfeito: 10 Receitas de cheesecake e mais

Conheça a origem do cheesecake, seus tipos, quais queijos podem ser utilizados e ainda 10 receitas saborosíssimas para você fazer em casa.

Uma base sólida, uma camada macia de queijo e algum tipo de cobertura. Pronto, está formado o cheesecake, uma sobremesa norte-americana que já caiu nas graças do povo brasileiro. Dos mais tradicionais aos mais criativos, o cheesecake pode ter vários sabores diferentes. Neste artigo você vai aprender sua história, curiosidades, dicas de preparo e, obviamente, receitas.

Para começar, vamos partir logo para as receitas. Em seguida, vamos explicar um pouco mais a história desse prato.


10 receitas de cheesecake que são uma delícia

1. Cheesecake;
2. Cheesecake Salada;
3. Cheesecake de Iogurte Grego com Calda de Frutas Vermelhas e Manjericão;
4. Cheesecake de Limão Siciliano e Goiabada no Copinho;
5. Cheesecake de Chocolate com Biscoito Calipso;
6. Cheesecake de Banana e Chocolate;
7. Cheesecake Romeu e Julieta;
8. Mini Cheesecake com Cookies Negresco;
9. Cheesecake de Creme com Calda de Doce de Abóbora com Coco;
10. Cheesecake Rápida de Micro-Ondas.


O que é cheesecake?

O termo vem da língua inglesa e não foi traduzido para o português. Dito isso, o cheesecake nada mais é do que uma sobremesa formada por uma camada de queijo macio adoçado (mais à frente mostraremos quais tipos podem ser utilizados) misturado com creme, açúcar, ovos e aromas, em conjunto com uma base de biscoito ou massa.


Cheesecake: história, origem e curiosidades

Apesar de ser um prato relacionado aos Estados Unidos, o primeiro cheesecake que se tem registro foi criado na ilha grega de Samos, onde antropólogos encontraram moldes de queijo datados de cerca de 2.000 a.C.

Mas o cheesecake como conhecemos hoje, principalmente nos Estados Unidos, só começou a tomar forma a partir do século 18. Foi nessa época que os europeus resolveram usar ovos batidos em vez de fermento para fazer seus pães e bolos crescerem. O fato de remover o sabor do fermento fez com que o cheesecake ficasse ainda mais parecido com uma sobremesa. E foi com a migração dos europeus para a América, principalmente para os Estados Unidos, que a iguaria chegou a esse continente.


Tipos de cheesecake

Conforme já dito, existem inúmeros métodos de preparo de cheesecake ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, onde essa sobremesa é tradicional, isso não poderia ser diferente. Vamos conhecer alguns tipos de cheesecake, além do estilo nova-iorquino, que é o mais tradicional e é preparado com cream cheese e com sour cream (ou creme azedo), que é o que dá todo um toque especial.


Cheesecake estilo Philadelphia

Também chamado de “Philly Cheesecake”, este tipo de cheesecake tem muito sabor e uma textura super leve. Comparado com o de estilo nova-iorquino, este possui um sabor mais profundo e uma textura mais suave e arejada.

Muito parecido com o cheesecake de estilo nova-iorquino, ele também usa a combinação básica ideal de manteiga derretida e biscoitos digestivos na base.


Cheesecake estilo Chicago

Este é um cheesecake assado que tem uma textura mais macia, em comparação com vários outros tipos dessa iguaria. Seu recheio possui uma textura super macia, úmida e cremosa por dentro, sendo ligeiramente firme por fora.

Apesar do recheio usar o cream cheese padrão, a crosta deste cheesecake é um pouco diferente dos outros tipos, sendo normalmente feita de biscoitos amanteigados triturados que são então misturados com manteiga, açúcar, extrato de baunilha, sal e farinha de trigo. O recheio é, geralmente, uma mistura de cream cheese, ovos inteiros, gemas, creme de leite, açúcar e extrato de baunilha.


Cheesecake de estilo romano

Também chamado de “Savillum”, o cheesecake de estilo Romano é um dos famosos pratos dessa civilização. Essa sobremesa não contém uma base dura e seu recheio possui ingredientes diferentes, sendo basicamente uma massa de farinha, ovos, mel e ricota fresca ou queijo do fazendeiro. Depois de assado, ela é coberta com um tempero chamado "sementes de papoula".

Além desses, podemos encontrar outros estilos de cheesecake, como: o suíço, o vegano, o “algodão” japonês, o não-assado, o de ricota, o clássico e até o salgado.


Cheesecake: queijos que podem ser utilizados

Que o cream cheese é o queijo principal do cheesecake, nós já sabemos. Mas quais outros queijos podemos usar no preparo dessa sobremesa? Qualquer um pode ser utilizado? Na verdade, não. Apesar de bem versátil, o cheesecake só pode ser preparado com alguns tipos de queijo.

Por exemplo, caso você queira uma sobremesa mais cremosa, uma ótima opção é substituir total ou parcialmente o cream cheese pelo queijo mascarpone.

Se procura um toque diferente, com um sabor mais ácido e fresco, você pode utilizar queijos cremosos à base de outros leites, como, por exemplo, um requeijão.

Caso você queira algo ainda mais criativo, uma boa ideia é utilizar um queijo Minas ou até mesmo um queijo Canastra. As opções variam de acordo com a receita escolhida.


Qual é a forma indicada para fazer o cheesecake?

Se tem um problema que atrapalha na cozinha é não ter a forma ou refratário correto para fazer determinada receita. Com o cheesecake, não é diferente. Por conta disso, trouxemos 3 dicas de formas nas quais a sobremesa pode ser preparada. As duas primeiras são de fundo removível.


Forma (ou panela) de mola

Essa é a mais usada no preparo do cheesecake. Ela possui um anel que se expande ao redor de um fundo plano. Você coloca o disco na aba minúscula do anel e fecha a dobradiça na lateral.


Forma de fundo removível

Diferentemente da forma de mola, essa não tem trava. A parte redonda é como uma forma redonda normal, então ela não se expande como a primeira. Além disso, possui um furo no centro da parte inferior.


Forma de torta

Essa é a menos utilizada no preparo de cheesecakes. Pode ser feita de vidro, cerâmica, estanho e até silicone, possuindo tamanhos variados.


Dicas


Como armazenar cheesecake

Cheesecake pronto, delicioso e lindíssimo, e agora? Como armazená-lo? Listamos aqui algumas dicas para armazenar sua sobremesa:

1. Deixe o doce esfriar antes de guardá-lo;
2. Embale bem o cheesecake;
3. Armazene-o na geladeira (se for consumi-lo em no máximo 7 dias);
4. Guarde-o no freezer (para consumir em até dois meses).


Como comer o cheesecake após armazenamento

Apesar do cheesecake não poder ser armazenado em temperatura ambiente, ele fica mais saboroso quando servido nessa temperatura. Portanto, retire o bolo da geladeira cerca de 30 minutos antes de servi-lo.

Se você está planejando comer um cheesecake congelado, tire o bolo do freezer e coloque-o na geladeira no dia anterior. Isso faz com que o cheesecake descongele lentamente, preservando sua textura e sabor.


Checklist para o cheesecake perfeito

Escolha bem seus ingredientes

A qualidade dos ingredientes faz toda diferença na hora do preparo.

Mexa a massa em velocidade baixa, sem misturar demais

Afinal de contas, você quer que seu cheesecake seja cremoso, denso e sem bolhas de ar indesejadas.


Use ingredientes em temperatura ambiente

Há um motivo pelo qual sua receita de cheesecake pede cream cheese (ou requeijão) amolecido: quando esse ingrediente está em temperatura ambiente, é mais cremoso e se mistura melhor.


Ao montar a crosta, pressione firme na forma

Use os dedos, as palmas das mãos ou as costas de uma colher grande para pressionar firmemente a base e compactá-la, assim como faria com uma crosta azeda. Isso evita que a crosta se separe e que a massa do cheesecake escorra.


Asse em banho-maria

O vapor gerado em um banho-maria evita que o bolo de queijo fique muito seco e ajuda a prevenir rachaduras.


Nada de ficar bisbilhotando

Deixe a curiosidade de lado e não fique abrindo o forno a todo momento para conferir se a iguaria está pronta. Abrir a porta do forno libera o vapor e a pressão do ar que se acumularam no interior. Também causa uma queda de temperatura, o que resulta em um cheesecake que não foi assado de forma ideal.

Agora que você já está mais do que apto ou apta a fazer um cheesecake de lamber os beiços, escolha uma das receitas acima ou alguma das mais de 4 mil opções de pratos Receitas Nestlé e seja feliz.


Perguntas frequentes

  • O que é o cheesecake?

    O cheesecake nada mais é do que uma sobremesa formada por uma camada de queijo macio adoçado misturado com creme, açúcar, ovos e aromas, em conjunto com uma base de biscoito ou massa.

  • Quais queijos posso utilizar no cheesecake?

    As opções são inúmeras. Desde o cream cheese, que é o mais tradicional, até queijo Minas ou Canastra. As opções variam de acordo com a receita escolhida.

  • Todo cheesecake vai ao forno?

    Não. Existem cheesecakes que não precisam ir ao forno.

  • O cheesecake pode ser guardado na geladeira?

    Sim. Se for armazenado na geladeira, ele pode ser consumido em no máximo 7 dias. No caso de armazenamento no freezer, a sobremesa pode ser consumida em até 2 meses.

  • Qual é a melhor forma para fazer cheesecake?

    As mais indicadas são as formas com fundo removível. Porém, você pode preparar o cheesecake em outras formas de torta.

Fontes:

https://www.thedailymeal.com/what-is-cheesecake

https://www.cheesecake.com/History-Of-Cheesecake.asp

https://www.juniorscheesecake.com/blog/2016/07/27/the-history-of-cheesecake/#:~:text=The%20ancient%20Greeks%2C%20by%20the,form%20with%20a%20pastry%20base.

https://www.homestratosphere.com/types-of-cheesecake/

https://www.bakingkneads.com/how-to-store-cheesecake/

https://quescrem.es/en/how-to-make-the-perfect-cheesecake/#:~:text=Cream%20cheese%2C%20the%20star%20ingredient,the%20gourmands%20in%20the%20world!

https://cheesecakeitis.com/cheesecake-pan/

https://bakestarters.com/blogs/tbbt/10-cheesecake-baking-tips

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?