Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Como fazer pão caseiro perfeito: dicas e receitas

Um alimento milenar, o pão está presente na vida de milhares de famílias ao redor do mundo. Descubra técnicas para fazer pão em casa, benefícios do alimento e receitas super gostosas!

A origem do pão


Quais os tipos de pães que existem?

Como fazer pão caseiro perfeito: Sopa Cremosa de Abóbora com pão

Como fazer um pão caseiro perfeito!


1. Existem diferentes tipos de receitas para pães? Como eu escolho a minha receita de pão?


2. Quais os principais métodos de preparo de pães?

  • método direto (que consiste em misturar todos os ingredientes e amassar)
  • método direto modificado (para massas mais ricas e geralmente doces, garantindo a boa distribuição da gordura e do açúcar)
  • método indireto ou de "esponja"(consiste em duas etapas e é utilizado para que o fermento comece a agir antes, no estágio conhecido como esponja).

3. Quais os tipos de fermentos mais comuns utilizados na panificação?


*Fermentos biológicos

Como fazer pão caseiro perfeito: Pão de Aveia sem glúten e sem lactose

*Fermentos em pó

Como fazer pão caseiro perfeito: Pão de Cenoura

4. Como assar um pão corretamente?


5. Como conservar um pão após pronto e qual a sua validade?


Receitas de pães para fazer em casa

Como fazer pão caseiro perfeito: Mini pão caseiro

Perguntas frequentes

  • Quais são os tipos de pães que existem?

    Existem milhares de tipos de pães ao redor do mundo. Pão fermentado de forma natural, pão com farinha de trigo, pão com farinha integral, sem ovo, com ovo, crocante, macio, folhado e mais! Assim, os tipos de pães mais famosos que existem são: pão francês, pão de sal ou pão branco, pão brioche, pão integral, pão australiano, pão sírio, pão integral ou pão com grãos, pão de queijo e outros.

  • Qual é a melhor farinha para fazer pão?

    A farinha mais indicada é a farinha de trigo tipo 1. No entanto, há uma farinha tipo 0 (zero) que é uma farinha "mais pura" e tem um desempenho melhor nos preparos, especialmente no de pães. Essa farinha, no entanto, é um pouco mais cara, mas nem por isso mais difícil de ser encontrada. Ainda assim, como nem todas marcas de farinha tipo 1 têm qualidades semelhantes, existe um ingrediente conhecido como "melhorador de farinha", que é adicionado ao preparo a fim de auxiliar na qualidade final. Marcas comuns de fermentos e farinhas geralmente possuem este ingrediente.

  • Como foi criado o pão?

    Há estudos que sugerem que a origem do pão foi na região da Mesopotâmia. E o processo de fermentação desenvolvido pelos egípcios. E com o passar dos anos a receita foi sendo adaptada e recriada em cada lugar do mundo, dando origem a diversos tipos de pães.

  • Por que o pão é considerado um alimento sagrado?

    O pão é considerado um alimento sagrado pela sua simbologia em diversas regiões, mas principalmente no cristianismo e catolicismo. O pão é um alimento sagrado por representar a humildade, fartura, pecado e também o corpo de Cristo (Jesus).

  • Qual o pão mais consumido no Brasil?

    O pão mais consumido no Brasil é o: pão francês, pão de sal ou pão branco, dependendo da região do país que você se encontra, o nome pode variar, mas a receita é a mesma. Esse pão é crocante por fora e macio por dentro.

  • Como se chama o pão francês?

    O pão francês tem esse nome por ser inspirado numa receita de pão da França criada durante a Belle Époque. No entanto, quando a receita chegou em solo brasileiro, no início dos anos 1900, foi acrescentado açúcar e um pouco de gordura na massa, dando origem ao famoso pãozinho francês brasileiro.


Fontes:

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?