Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dia do Cacau: 17 receitas magníficas

26 de Março é Dia do Cacau. Conheça a origem do fruto dos deuses, como se faz chocolate e os benefícios para a saúde. Ah, claro, e receitas de dar inveja!

O prazer de saborear o chocolate só é possível por causa do cacau, fruto que é considerado o alimento dos deuses. Não é para menos que existe uma data só para ele: o Dia do Cacau, que é celebrado em 26 de Março.  

E você sabia que um chocolate de verdade tem que ter uma porcentagem mínima de cacau? É a semente da fruta que faz o tão apreciado doce. Confira no nosso artigo informações e curiosidades sobre o fruto dos deuses e receitas com cacau de dar inveja!


Dia do Cacau: a origem do fruto dos deuses

Quando se fala em Dia do Cacau, não tem como não voltar no tempo, antes do período das Grandes Navegações, para averiguar a origem do fruto dos deuses.

Originário das regiões da América Central e da América do Sul, o cacaueiro é uma planta cujo fruto era extremamente valorizado nas antigas civilizações Maias e Astecas. O cacau era considerado divino por suas propriedades medicinais, sendo apreciado em rituais e oferecido aos deuses. Não é à toa que o nome científico do cacau é Theobroma cacao, ou seja, a bebida dos deuses. 

O fruto servia também como fonte de energia para os indígenas. O cacau era tão importante que, inclusive, era utilizado como moeda de troca entre as tribos. E quando os europeus chegaram à América também se encantaram com o fruto, que virou uma especiaria muito valorizada no Velho Mundo.


Dia do Cacau: 26 de Março

O Dia do Cacau é celebrado em 26 de Março, justamente próximo da Páscoa – afinal, é do cacau que vem o chocolate. No entanto, mais do que celebrar o fruto dos deuses, a data foi instituída para fomentar o debate público sobre a importância da cacauicultura no Brasil. 

Ainda mais porque o setor passa por uma recente recuperação, e o Dia do Cacau visa revitalizar, valorizar e estimular a sustentabilidade da lavoura cacaueira. Todas as etapas da produção exigem um trabalho minucioso e árduo, desde o plantio, a colheita, a seleção das sementes e o processo. E nada mais justo do que reconhecer os trabalhadores rurais do cacau.


Dia do Cacau: importante setor na economia 

O Brasil é o 7º maior produtor de cacau do mundo. O topo é ocupado pela Costa do Marfim, responsável por 39% da produção mundial, seguida por Gana, Equador, Camarões, Nigéria e Indonésia. 

Atualmente, o principal estado brasileiro no cultivo do cacau é o Pará, responsável por 55% da produção nacional – que hoje é de 275 mil toneladas. Antes, a região que liderava a cacauicultura era o sul da Bahia. Outros estados produtores em destaque são Espírito Santo e Rondônia. Viva o Dia do Cacau!  


Dia do Cacau: os benefícios para a saúde

O cacau tem propriedades benéficas à saúde, muito por conta de uma substância: a flavonoide, que tem ações antioxidantes e anti-inflamatórias. Detalhe, o cacau contém uma das maiores concentrações de flavonoide na natureza. Veja os benefícios do fruto dos deuses:

  • Ajuda prevenir doenças do coração e de circulação sanguínea;
  • Contribui para retardar o envelhecimento, neutralizando os radicais livres;
  • Melhora o humor, já que aumenta o nível de serotonina – o hormônio do bom humor;
  • Combate a anemia, por possuir grande concentração de ferro.

Calma, não vai sair por aí comendo chocolate indiscriminadamente no Dia do Cacau. Ora, chocolate tem muito açúcar e gordura. Então, sem exageros, hein! 


Dia do Cacau: como se faz chocolate 

Aos chocólatras, o Dia do Cacau é uma data para se comemorar. Mas, como é feito esse doce que tanto amamos? A matéria-prima vem da amêndoa do cacau, que na realidade tem um sabor amargo. Em suma, a produção do cacau para virar chocolate é:

  • Colheita: os frutos são colhidos à mão;
  • Semente: os frutos são quebrados, cuidadosamente, para retirar as amêndoas (entre 20 a 40 sementes), uma a uma, sem danificá-las; a semente tem um tecido branco gelatinoso e doce;  
  • Fermentação: as sementes são colocadas sobre uma superfície com vazamentos e são cobertas; ficam assim no mínimo por seis dias para ocorrer a fermentação, escorrendo o excesso de líquido; a cor escurece e diminui a acidez;
  • Secagem: processo que pode demorar até 20 dias; precisa de todos os cuidados, pois muito calor e umidade prejudicam a qualidade do produto.

E você? Sabia que o chocolate deve ter um percentual mínimo de cacau na sua composição? Se for menos que 25%, não é nem considerado chocolate.


Dia do Cacau: 17 receitas com cacau de dar água na boca

Para não passar a data em branco, nada melhor do que se deliciar nas maravilhosas receitas com cacau. Tem bolo, trufa, mousse, cupcake, bebidas e diversas combinações surpreendentes que realmente são dos deuses! 

Confira abaixo 17 sugestões incríveis para o Dia do Cacau e a nossa foodlist sobremesa com cacau 

 

Mousse de Abacate com Cacau:

Dia do Cacau: Mousse com Cacau


Bolo de Cacau:

Dia do Cacau: Bolo da Cacau


Torta de Cacau:

Dia do Cacau: Torta de cacau com biscoito


Trufas de Cacau:

Dia do Cacau: Trufas de Cacau


Bebidas com Cacau:

Dia do Cacau: Smoothie de cacau

Quer ver informações e dicas preciosas sobre o mundo do chocolate? Confira o nosso programa Chocolateria. É uma série de vídeos, com especialistas do mercado e empreendedores do chocolates, para mostrar como melhorar ainda mais os negócios ou para começar a empreender. Sem contar as dicas maravilhosas de como fazer o chocolate perfeito e trufas.


Perguntas frequentes

  • Qual é o Dia do Cacau?

    Anualmente, o Dia do Cacau é celebrado em 26 de Março para homenagear o “fruto dos deuses” e fomentar o debate público sobre a importância da cacauicultura no Brasil.

  • Qual a importância do cacau na atualidade?

    A semente do cacau é matéria-prima para produzir o chocolate, o que tornou o fruto um importante fator para a economia mundial.

  • Qual o maior produtor de cacau do mundo?

    A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau do mundo, em seguida vem Gana, Equador, Camarões, Nigéria, Indonésia e Brasil.

  • O que se comemora no dia 26 de Março?

    26 de Março se comemora o Dia do Cacau no Brasil.


Fontes:

https://www.statista.com/statistics/263855/cocoa-bean-production-worldwide-by-region/#:~:text=The%20Ivory%20Coast%20and%20Ghana,metric%20tons%20of%20cocoa%20beans.

http://www.aipc.com.br/

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/dia-do-cacau-relembra-importancia-da-protecao-dos-cacaueiros.ghtml

https://www.canalrural.com.br/noticias/especial-cacau-e-chocolate-do-brasil/

https://redepara.com.br/Noticia/204815/para-e-o-maior-produtor-de-cacau-do-brasil

https://www.iisd.org/system/files/publications/ssi-global-market-report-cocoa.pdf

https://www.healthline.com/nutrition/cocoa-powder-nutrition-benefits#TOC_TITLE_HDR_6

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?