Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Doce de leite: o guia completo com Leite Moça!

Ah! Tem doce mais fácil, saboroso e com gostinho caseiro que um bom doce de leite? Nesse artigo você vai descobrir com a gente como preparar o doce de leite perfeito com Leite Moça, é garantia que vai dar certo!

PUBLICADO: 13/05/2021

Você provavelmente já experimentou alguma sobremesa com doce de leite, não é mesmo? Esse creme à base de leite condensado pode ser preparado de inúmeras maneiras, e nesse assunto, pode ter certeza de que não encontraria lugar melhor para descobrir um pouquinho mais sobre esse sabor tão presente na nossa culinária! Afinal, o Leite Moça faz parte dessa história deliciosa.

Para facilitar a leitura do artigo, você pode navegar através do índice abaixo:


Breve história do Leite Moça no Brasil

O Leite Moça chegou ao Brasil no final do século 19, na época, nossa querida Moça já estampava as embalagens do produto que era comercializado com o nome de "Milkmaid", no entanto, não demorou para o nome Leite Moça se popularizar e conquistar todo o país!

Aliás, em 2021 o Leite Moça completa 100 anos no Brasil. Pois é, como o tempo voa! E a história do doce de leite, bem como outras histórias adocicadas estão ligadas a criação desse ingrediente culinário que todo mundo ama!

Se você gostou de saber um pouquinho sobre nossa história, confira mais detalhes no site oficial da Nestlé Brasil e descubra tudo sobre nossa trajetória.

Mas, além da história, você precisa conhecer melhor cada um dos tipos de Leite Moça que vai encontrar no mercado antes de preparar seu doce de leite, cada variação apresenta diferenças em textura e percentual de gordura que fará toda a diferença no resultado final.


Tipos de Leite Moça: quais opções de Leite Moça eu vou encontrar?

Atualmente, ao visitar o mercado mais próximo da sua casa você pode encontrar as seguintes opções disponíveis:

  • Leite Moça Integral: É o clássico Leite Moça que faz suas receitas darem certo desde 1921! Possui cerca de 8% de gordura e é o mais comum no preparo de sobremesas em geral.
  • Leite Moça Semidesnatado: a variação semidesnatada é o Leite Moça com o mesmo sabor delicioso de sempre, mas com menos gordura (4%).
  • Leite Moça Light: Ele deixa suas receitas mais leves e possui 95% menos gordura que as demais opções de Moça.
  • Leite Moça Zero Lactose: Uma das opções lançadas recentemente é o Leite Moça Zero Lactose, seguro para quem tem restrição ao açúcar do leite e com cerca de 6% de gordura em sua formulação.

Como preparar meu doce de leite?

Viu como Leite Moça tem opções para todos os gostos e receitas? Você pode utilizá-los para o preparo das suas receitas de doce de leite, mas para isso é preciso se atentar a 3 coisas:

1. Lata ou caixinha?

Essa é uma dúvida muito comum no preparo da sobremesa. Mas a resposta é: escolha a que irá atender sua necessidade!

  • Você quer uma receita de doce de leite pronta em menos de 1 hora? Não tenha dúvidas, você deve escolher a lata! Além disso, ela torna sua vida mais prática se a ideia for utilizar a sobremesa apenas como um creme durante seus lanchinhos.
  • Mas, se não tem pressa e gosta de um cozimento bem controlado com o banho maria, pode se jogar e preparar seu doce de leite com o Leite Moça de caixinha! Ele tem suas vantagens, pois é mais difícil deixá-lo passar do ponto.

2. Como cozinhar o leite condensado?

Se você já passou pela dica número 1, agora pode estar pensando: e como cozinhar meu leite condensado para virar doce de leite?

A resposta também é de acordo com a embalagem de Leite Moça que você escolheu. Com a latinha você deve optar pela panela de pressão, no entanto, se tiver apenas a caixinha, o banho maria.

Já com o recipiente adequado, você precisa saber o ponto adequado para o seu doce de leite:

  • Consistência cremosa: É recomendado cozinhar sua latinha por cerca de 15 minutos na panela de pressão. Já a caixinha, despeje o conteúdo em uma vasilha e leve ao forno coberta por papel alumínio em banho maria por pelo menos 90 minutos.
  • Recheios e coberturas: Se quer uma textura brilhante e espessa para rechear bolos e doces, deixe por pelo menos 30 minutos na panela de pressão, equivalente a cerca de 1h e 30 minutos a 2h e 30 minutos em banho maria, de acordo com a potência do seu forno.
  • Ponto de corte: Já para os amantes do doce de leite de corte, espere pelo menos 50 minutos na panela de pressão. Em banho maria você vai precisar deixar cozinhando entre 3h a 4h para atingir o ponto de corte, mas sempre é válido ficar de olho!

Ah! E não se esqueça de sempre cobrir bem a lata ou vasilha com água para o cozimento. Se optar pelo banho maria, verifique pelo menos a cada hora se precisa preencher novamente o recipiente com água.

3. O que devo fazer após o cozimento?

O mais importante é aguardar a receita ficar em temperatura ambiente e logo em seguida, armazenar seu doce de leite num recipiente que não fique exposto a agentes externos.

Você também pode levar a geladeira se desejar!

Se gostou do artigo até aqui, não esqueça que você também pode ver o passo a passo através do canal de Receitas Nestlé no Youtube! Nós preparamos um vídeo delicioso para você ver como é prático preparar um doce de leite caseiro com a lata de Leite Moça:


10 Sobremesas com doce de leite que você precisa experimentar!

Chegou a hora que todo mundo estava aguardando! As melhores receitas que você pode preparar com doce de leite feito com Leite Moça. Segura o botão dos favoritos e monte sua Foodlist, pois são muitas opções deliciosas que você precisa conhecer!

Bolos e tortas com doce de leite

1. Bolo de Coco com Recheio de Doce de Leite com Ameixa e Geleia de Damasco

2. Bolo Churros com Recheio de Doce de Leite

3. Torta Crocante com Doce de Leite e Banana

4. Torta Cremosa de Bono Doce de Leite

5. Torta Crumble de Doce de Leite

Pudins, biscoitos e outras sobremesas com doce de leite

6. Brownie de Doce de Leite na Airfryer

7. Carolinas Recheadas com Doce de Leite

8. Churros Assados com Doce de Leite

9. Pudim de Doce de Leite

10. Rocambole de Doce de Leite


Acabou o doce de leite, o que devo fazer?

Seja uma pessoa consciente e além de saborear um docinho de leite caseiro, ajude a cuidar do mundo ao seu redor! Depois que experimentar sua receita você pode descartar seu Leite Moça da seguinte maneira:

  • Lata: lave a lata normalmente com água e sabão para não deixar vestígios orgânicos e leve ao lixo reciclável de metais!
  • Caixinha: com auxílio de uma tesoura corte sua caixinha e limpe a embalagem de resíduos do leite condensado, deixe secar e leve ao lixo reciclável para papeis.

Bem, a moral da história desse artigo é: pode ter certeza de que o que você quiser fazer com doce de leite feito com Leite Moça ficará delicioso.

Mas, antes de ir, aproveite para salvar e montar sua própria Foodlist com receitas de doce de leite, essas receitas vão deixar todo mundo babando em casa.

Bom apetite, e não esqueça que só Leite Moça faz dar certo!


Perguntas frequentes

  • Meu doce de leite ficou mole, o que fazer?

    Você pode cozinhá-lo mais um pouco levando ao forno em uma vasilha no banho maria. Não esqueça de cobrir com papel alumínio!

  • Por que o leite condensado cristaliza?

    A ocorrência de cristalização no leite condensado é em fator da presença da lactose na composição.

  • Pode cozinhar leite condensado de caixinha?

    Sim! Mas é importante lembrar que diferente da latinha ele não pode ser levado a panela de pressão, para cozinhar seu leite condensado de caixinha você deve levá-lo ao forno em banho maria.

  • Posso cozinhar duas latas de leite condensado na panela de pressão?

    Sim! Mas isso vai depender do volume máximo em litros da sua panela de pressão, quanto maior, mais latas! O importante é que suas latas fiquem no centro da panela para receber todo calor necessário para o cozimento.

  • Quanto tempo dura doce de leite na geladeira?

    Quando armazenado de forma adequada o doce de leite pode aguentar de 15 a 20 dias na sua geladeira.

  • O que fazer quando o doce de leite passa do ponto?

    Você pode levar ao fogo baixo com ½ xícara de leite e mexer até adquirir a textura que deseja.

  • Qual a diferença entre ambrosia e doce de leite

    A principal diferença é que a ambrosia leva ovos em sua receita, deixando sua textura granulada e igualmente saborosa. Veja como fazer sua própria Ambrosia!


Fontes:

https://www.nestle.com.br/a-nestle/historia

https://www.nestle.com.br/marcas/moca

https://exame.abril.com.br/marketing/noticias/leite-moca

https://saborclub.uol.com.br/noticias/almanaque-invencao-do-leite-moca-e-historia-do-brigadeiro-1276.html

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/2724-como-limpar-e-descartar-a-caixa-de-leite-de-forma-correta.html