Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Molho de alho: aprenda como fazer e como usar

O molho de alho é presença garantida nos churrascos, mas também vai bem em vários pratos. Vem saber mais com a gente!

Você já pensou em usar molho de alho para dar um toque diferente às suas receitas? Acredite: das comidas mais simples – como uma salada – até as mais refinadas, o sabor desse molho pode deixar tudo ainda mais gostoso! Até para quem não costuma ser muito fã de alho.

Para começar, esse tempero é sucesso quase garantido no churrasco, já que vai muito bem com carne bovina, aves e linguiças.

Mas além do sabor marcante, o molho de alho tem outras duas vantagens: é muito fácil de fazer e pode ganhar ingredientes novos que deixam a receita ainda mais cremosa, como o creme de leite Nestlé ou o Iogurte GREGO Light. Vai ser difícil resistir!

Confira as dicas de Receitas Nestlé e as variações do molho de alho que ajudam seus pratos a ficar ainda mais saborosos! Aqui você vai ver:


Como fazer molho de alho

Receita rápida e prática, o molho de alho exige quase nenhum esforço para ser preparado e leva ingredientes que a gente quase sempre tem no armário. Você só vai precisar de leite gelado, óleo, sal e, claro, alho. Depois é só misturar tudo e pronto. A gente avisou que era simples!

Agora, se você ama diversificar na cozinha e adicionar novos ingredientes para deixar a receita básica para fazê-la ficar muito mais encorpada e gostosa, a dica é usar e abusar de alguns produtos Nestlé, como o iogurte.

Quer aprender como fazer esse molho de alho perfeito? A gente ensina!

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho grande fatiado
  • 3 colheres (sopa) de folhas de manjericão fresco
  • 1 pote de Iogurte GREGO® Tradicional
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo
Em uma frigideira pequena, coloque o azeite e o alho e aqueça levemente, refogando sem deixar dourar. Retire e espere esfriar.

Coloque o alho em um processador de alimentos e adicione o restante dos ingredientes, batendo bem até ficar homogêneo. Depois, é só levar à geladeira até a hora de servir.


Molho de alho para churrasco

Como a gente, viu o molho de alho cai muito bem no churrasco, porque combina com quase tudo: da carne até a salada que serve de acompanhamento. Foi pensando nas inúmeras possibilidades de harmonização com esse tempero que nós separamos uma variedade de receitas para você experimentar.

Molho de alho: Espetinhos de Frango Thai

Creme de alho para saladas

Você é daqueles que torce o nariz para as saladas? Acha sem graça e sem sabor? Isso é porque uma salada boa mesmo precisa de molho. E o creme de alho vai deixar até os mais desacreditados surpresos!

Aprenda a fazer cinco saladas que podem ser consumidas com creme de alho.

Molho de alho: Salada de Soja
  • Salada de Soja, com manjericão, tomate-cereja, queijo parmesão e alface;
  • Salada Dia a Dia, com alface, acelga, pepino, cenoura e tomate cereja;
  • Salada Rápida, feita com alface crespa e americana, beterraba, cenoura, mozarela;

Molho de alho: Salada Multi
  • Salada Multi, alface lisa, alface crespa, rúcula e radicchio;
  • Salada Completa, com alface, cenoura, repolho roxo, salsão e peito de peru defumado.

Molho de alho ou creme de alho?

Você sabe qual a diferença entre molho de alho e creme de alho? Essa é uma pergunta muito frequente e com uma resposta bastante simples: a consistência! É essa a distinção entre um e outro. O molho tem a consistência mais fina, mais rala; já o creme, como o próprio nome diz, é mais cremoso e, por isso, deixa a receita mais grossa, mais consistente.

É possível fazer o molho de alho ficar cremoso e, melhor, ligth. Segue a receita:

Molho Cremoso com Iogurte Grego Light, Alho e Manjericão

Experimente degustar o creme com uma torradinha! Se tiver pães mais envelhecidos em casa, corte em rodelas grandes ou pequenas e coloque no forno: quando estiverem bem douradinhas, é só passar o creme e se deliciar.


Alho, um tempero com sabor de saúde

Que o alho dá um sabor especial na comida, nós já sabemos! Mas você sabia que ele também pode ser bom para a saúde?

O alho tem poder fitoterápico, atuando como antibactericida, antibiótico, antifúngico e muitos outros efeitos benéficos no organismo – e isso, os estudos comprovam. O uso do Allium sativum, nome científico da planta, já faz parte da história há um bom tempo: os egípcios usavam o alho para prevenir e tratar muitas doenças.

Estudiosos apontam os efeitos da planta também no aparelho circulatório e como forte aliado na redução dos níveis de colesterol. O alho ainda atua, indicam as pesquisas, na diminuição da pressão arterial.


E onde entra o alho-poró nessa história?

O alho-poró pertence à família do alho e também tem um sabor bem marcante, com potencial de deixar os pratos salgados ainda mais deliciosos. Nas saladas cruas, ele dá refrescância e um toque adocicado.

É rico em fibras e vai bem tanto em pratos frios, quanto em quentes, como sopas e cremes. Ele também possui muitos nutrientes importantes para a nossa saúde, como cálcio e fósforo (para fortalecer ossos e dentes), magnésio (tem atuação nos músculos), potássio (atua combatendo a pressão alta) e ferro (ajuda na respiração das células).

Aqui vão algumas receitas com alho-poró.

Molho de alho: Salada de Legumes Assada

Molho de alho: Torta de Palmito e Alho-Poró

Para mais receitas e dicas culinárias, navegue pelo site Receitas Nestlé e se surpreenda com as melhores sugestões de pratos, sobremesas, bebidas, acompanhamentos e muito mais!


Perguntas frequentes

  • Por que o molho de alho ficou amargo?

    Uma quantidade muito grande de alho na receita pode fazer isso. Para corrigir, adicione um pouco mais dos demais ingredientes, como o Creme de Leite Nestlé, óleo e sal, de maneira uniforme para a receita não passar do ponto. O sabor amargo vai diminuir.

  • Posso usar azeite no creme de alho?

    O óleo pode ser substituído por azeite na receita. A dica é ir adicionando o azeite aos poucos enquanto o creme está batendo no liquidificador, para melhorar a absorção e evitar que a receita desande.

  • O que fazer se o creme de alho desandar?

    Deixe o creme no freezer por uns 15 minutos. Após esse tempo, use um garfo para bater o creme de forma manual. Escorra para tirar a parte líquida e o creme está pronto, dessa vez sem nenhum problema.

  • Qual a diferença de alho e alho-poró?

    Apesar de serem da mesma família, os dois são diferentes. O alho-poró, ao contrário do alho convencional, é mais adocicado, suave e refrescante. O alho comum também tem mais calorias e carboidratos que o poró.


Fontes:

https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/213/1/Rosangela_Souza_0001524.pdf

https://www.spiceography.com/too-much-garlic/

https://anapa.com.br/alho/cha-de-alho-poderoso-antibiotico-receitas-e-contra-indicacoes/

https://anapa.com.br/alho/o-alho-oferece-varios-beneficios-para-a-saude/

https://anapa.com.br/alho/cha-de-alho-poderoso-antibiotico-receitas-e-contra-indicacoes/

https://www.receitasnestle.com.br/receitas/molho-cremoso-com-iogurte-grego-light-alho-e-manjericao

https://www.tudoreceitas.com/receita-de-creme-de-alho-com-creme-de-leite-1211.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alho-porro

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?