Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Molho de alho: aprenda como fazer e como usar

O molho de alho é presença garantida nos churrascos, mas também vai bem em vários pratos. Vem saber mais com a gente!

PUBLICADO: 22/04/2021

Você já pensou em usar molho de alho para dar um toque diferente às suas receitas? Acredite: das comidas mais simples – como uma salada – até as mais refinadas, o sabor desse molho pode deixar tudo ainda mais gostoso! Até para quem não costuma ser muito fã de alho.

Para começar, esse tempero é sucesso quase garantido no churrasco, já que vai muito bem com carne bovina, aves e linguiças.

Mas além do sabor marcante, o molho de alho tem outras duas vantagens: é muito fácil de fazer e pode ganhar ingredientes novos que deixam a receita ainda mais cremosa, como o creme de leite Nestlé ou o Iogurte GREGO Light. Vai ser difícil resistir!

Confira as dicas de Receitas Nestlé e as variações do molho de alho que ajudam seus pratos a ficar ainda mais saborosos! Aqui você vai ver:


Como fazer molho de alho

Receita rápida e prática, o molho de alho exige quase nenhum esforço para ser preparado e leva ingredientes que a gente quase sempre tem no armário. Você só vai precisar de leite gelado, óleo, sal e, claro, alho. Depois é só misturar tudo e pronto. A gente avisou que era simples!

Agora, se você ama diversificar na cozinha e adicionar novos ingredientes para deixar a receita básica para fazê-la ficar muito mais encorpada e gostosa, a dica é usar e abusar de alguns produtos Nestlé, como o iogurte.

Quer aprender como fazer esse molho de alho perfeito? A gente ensina!

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho grande fatiado
  • 3 colheres (sopa) de folhas de manjericão fresco
  • 1 pote de Iogurte GREGO® Tradicional
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo
Em uma frigideira pequena, coloque o azeite e o alho e aqueça levemente, refogando sem deixar dourar. Retire e espere esfriar.

Coloque o alho em um processador de alimentos e adicione o restante dos ingredientes, batendo bem até ficar homogêneo. Depois, é só levar à geladeira até a hora de servir.


Molho de alho para churrasco

Como a gente, viu o molho de alho cai muito bem no churrasco, porque combina com quase tudo: da carne até a salada que serve de acompanhamento. Foi pensando nas inúmeras possibilidades de harmonização com esse tempero que nós separamos uma variedade de receitas para você experimentar.

Espetinhos de Frango Thai

Creme de alho para saladas

Você é daqueles que torce o nariz para as saladas? Acha sem graça e sem sabor? Isso é porque uma salada boa mesmo precisa de molho. E o creme de alho vai deixar até os mais desacreditados surpresos!

Aprenda a fazer cinco saladas que podem ser consumidas com creme de alho.

Salada de Soja
  • Salada de Soja, com manjericão, tomate-cereja, queijo parmesão e alface;
  • Salada Dia a Dia, com alface, acelga, pepino, cenoura e tomate cereja;
  • Salada Rápida, feita com alface crespa e americana, beterraba, cenoura, mozarela;

Salada Multi
  • Salada Multi, alface lisa, alface crespa, rúcula e radicchio;
  • Salada Completa, com alface, cenoura, repolho roxo, salsão e peito de peru defumado.

Molho de alho ou creme de alho?

Você sabe qual a diferença entre molho de alho e creme de alho? Essa é uma pergunta muito frequente e com uma resposta bastante simples: a consistência! É essa a distinção entre um e outro. O molho tem a consistência mais fina, mais rala; já o creme, como o próprio nome diz, é mais cremoso e, por isso, deixa a receita mais grossa, mais consistente.

É possível fazer o molho de alho ficar cremoso e, melhor, ligth. Segue a receita:

Molho Cremoso com Iogurte Grego Light, Alho e Manjericão

Experimente degustar o creme com uma torradinha! Se tiver pães mais envelhecidos em casa, corte em rodelas grandes ou pequenas e coloque no forno: quando estiverem bem douradinhas, é só passar o creme e se deliciar.


Alho, um tempero com sabor de saúde

Que o alho dá um sabor especial na comida, nós já sabemos! Mas você sabia que ele também pode ser bom para a saúde?

O alho tem poder fitoterápico, atuando como antibactericida, antibiótico, antifúngico e muitos outros efeitos benéficos no organismo – e isso, os estudos comprovam. O uso do Allium sativum, nome científico da planta, já faz parte da história há um bom tempo: os egípcios usavam o alho para prevenir e tratar muitas doenças.

Estudiosos apontam os efeitos da planta também no aparelho circulatório e como forte aliado na redução dos níveis de colesterol. O alho ainda atua, indicam as pesquisas, na diminuição da pressão arterial.


E onde entra o alho-poró nessa história?

O alho-poró pertence à família do alho e também tem um sabor bem marcante, com potencial de deixar os pratos salgados ainda mais deliciosos. Nas saladas cruas, ele dá refrescância e um toque adocicado.

É rico em fibras e vai bem tanto em pratos frios, quanto em quentes, como sopas e cremes. Ele também possui muitos nutrientes importantes para a nossa saúde, como cálcio e fósforo (para fortalecer ossos e dentes), magnésio (tem atuação nos músculos), potássio (atua combatendo a pressão alta) e ferro (ajuda na respiração das células).

Aqui vão algumas receitas com alho-poró.

Salada de Legumes Assada

Torta de Palmito e Alho-Poró

Para mais receitas e dicas culinárias, navegue pelo site Receitas Nestlé e se surpreenda com as melhores sugestões de pratos, sobremesas, bebidas, acompanhamentos e muito mais!


Perguntas frequentes

  • Por que o molho de alho ficou amargo?

    Uma quantidade muito grande de alho na receita pode fazer isso. Para corrigir, adicione um pouco mais dos demais ingredientes, como o Creme de Leite Nestlé, óleo e sal, de maneira uniforme para a receita não passar do ponto. O sabor amargo vai diminuir.

  • Posso usar azeite no creme de alho?

    O óleo pode ser substituído por azeite na receita. A dica é ir adicionando o azeite aos poucos enquanto o creme está batendo no liquidificador, para melhorar a absorção e evitar que a receita desande.

  • O que fazer se o creme de alho desandar?

    Deixe o creme no freezer por uns 15 minutos. Após esse tempo, use um garfo para bater o creme de forma manual. Escorra para tirar a parte líquida e o creme está pronto, dessa vez sem nenhum problema.

  • Qual a diferença de alho e alho-poró?

    Apesar de serem da mesma família, os dois são diferentes. O alho-poró, ao contrário do alho convencional, é mais adocicado, suave e refrescante. O alho comum também tem mais calorias e carboidratos que o poró.


Fontes:

https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/213/1/Rosangela_Souza_0001524.pdf

https://www.spiceography.com/too-much-garlic/

https://anapa.com.br/alho/cha-de-alho-poderoso-antibiotico-receitas-e-contra-indicacoes/

https://anapa.com.br/alho/o-alho-oferece-varios-beneficios-para-a-saude/

https://anapa.com.br/alho/cha-de-alho-poderoso-antibiotico-receitas-e-contra-indicacoes/

https://www.receitasnestle.com.br/receitas/molho-cremoso-com-iogurte-grego-light-alho-e-manjericao

https://www.tudoreceitas.com/receita-de-creme-de-alho-com-creme-de-leite-1211.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alho-porro