Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Pão de alho caseiro: receitas para o churrasco

Aprenda a fazer pão de alho caseiro. Unanimidade no churrasco, o pãozinho de alho pode ser saboreado de diversas formas e em diferentes ocasiões!

PUBLICADO: 24/03/2021

Quando o assunto é churrasco, provavelmente, a primeira coisa que vem na sua mente é o carvão queimando na brasa, a carne assando na grelha, a farofa e o arroz soltinho, mas... Se na brasa não tiver um pão de alho crocante, o "churras" não está completo!

Mas, limitar o pãozinho de alho apenas a essa ocasião é um desperdício, porque quando a coisa é boa, a gente quer comer sempre que dá vontade. Então, se está procurando formas de inserir o pão de alho no cardápio do dia a dia, você está no lugar certo! Vem com a gente!

Olha só o que você vai encontrar por aqui:

Bom, mas antes a gente precisa fazer o pão de alho, né!?


Como fazer Pão de Alho caseiro: receitas deliciosas para você experimentar

O pão de alho é uma receita originalmente italiana. Era feito com pão guarnecido com alho e azeite (ou manteiga), e podia ser feito tanto no forno quanto grelhado. Com o passar do tempo, novas combinações foram surgindo e o pão de alho ficou ainda mais saboroso!

Separamos duas receitas de pão de alho mais incrementados para você fazer na sua casa (e o melhor é que o modo de preparo é super simples):

Pão de alho com queijo

Pão de alho com queijo


Pão de alho com pesto de espinafre

Pão de alho com pesto de espinafre

Mas, se é do tradicional que você gosta, então vale a pena conferir também a nossa versão mais simples do pãozinho de alho! Com toda certeza, você tem os ingredientes aí na sua casa e vai conseguir fazer essa receita ainda hoje, já que o tempo de preparo dela é de apenas 20 minutos!

Pão de alho com queijo

Pão de alho simples

Agora que você já sabe como fazer pão de alho, vamos às combinações!


Pão de alho no churrasco, sim, senhor!

O pão de alho é aquela entradinha que ganhou seu lugar no cardápio principal e virou tradição no churrasco dos familiares e amigos

E para você curtir ainda mais esse churras com pão de alho, separamos alguns pratos que vão valorizar ainda mais o seu churrasco de fim de semana:

Churrasco vegetariano

Achou que iríamos esquecer de você, que já deve ter sofrido em vários churrascos por não ter opções? Claro que não!

O pão de alho é amado pelos vegetarianos e tenho certeza de que vários já se sentiram aliviados quando viram esse pãozinho delicioso assando na grelha. Mas, para te ajudar ainda mais a complementar o seu churrasco vegetariano, separamos algumas opções deliciosas:


Pão de alho também combina com pratos leves

Com sopa:

Se você gosta de sopa, sabe que não tem nada melhor do que acompanhá-la com um pãozinho. Mas você já pensou em usar o pão de alho? Você precisa experimentar!

Separamos uma foodlist incrível de sopas e caldos para você se deliciar.

Com uma saladinha:

Outro prato que casa muito bem com o pãozinho de alho é a salada, ainda mais se ele estiver bem crocante! Confira também a nossa foodlist de saladas leves.

No café da tarde:

Bateu aquela fominha no meio da tarde? Um pão de alho acompanhado por patê de tomates secos é uma boa pedida. Confira a nossa receita de patê de tomates secos!


Pão de alho e bebidas para todos os gostos

Cervejas
Você sai do trabalho na sexta-feira à noite e tudo o que mais quer é chegar em casa e tomar aquela cervejinha bem gelada para dar boas-vindas ao fim de semana. Que tal combinar com um pão de alho cremoso? Dê uma olhada nas cervejas que mais combinam com ele!

  • Sabor equilibrado: As cervejas lager e pilsen trazem um sabor mais harmonioso com o pão de alho.
  • Sabor marcante: Cervejas mais fortes e frutadas, como é o caso da IPA, APA ou Irish Red, trazem uma harmonização mais marcante quando combinadas com o pão de alho.

Cervejas
Para dias frios e chuvosos, indicamos colocar o pão de alho no forno e abrir um vinho, que pode ser branco, seco ou tinto. Combinado com o pão de alho, cada um trará sensações diferentes ao paladar:

  • Vinho branco: Por ser um vinho mais adocicado, ele harmoniza com o pão de alho e as duas personalidades continuam presentes;
  • Vinho seco: Por ter um sabor mais brando, o vinho seco irá suavizar o sabor forte do alho;
  • Vinho tinto: O vinho tinto com o pão de alho é uma combinação mais ousada que trará sabores fortes ao paladar.

Sucos
Pensando em fazer um lanchinho da tarde em um dia mais quente? Bom, mais uma chance de colocar o pão de alho no cardápio!

Ele funciona muito bem como lanche e combina muito com sucos, principalmente os cítricos. Aliás, aqui vão algumas dicas de sucos deliciosos para você testar aí em sua casa:

Suco Verde de Pêra, Couve e Gengibre

Suco Verde de Pêra, Couve e Gengibre

Suco Verde, Pera, Couve, Limão e Gengibre


Suco de Abacaxi, Goiaba e Laranja

Suco de Abacaxi, Goiaba e Laranja

Suco de Manga, Limão-siciliano e Erva-cidreira


Suco de Melancia, Limão, Hortelã e Gengibre

Suco de Melancia, Limão, Hortelã e Gengibre

Viu só? O Pão de alho é um prato super versátil, vai bem em muitas ocasiões além do churrasco! Se você gostou das dicas e receitas, aproveite para navegar pelo nosso site, nele você descobre inúmeras outras receitas e ainda pode mondar sua própria foodlist com os pratos que você mais gostar!


Perguntas frequentes

  • Qual a receita de pão de alho simples?

    Se você procura simplicidade e praticidade, temos uma receita de pão de alho simples para você.

  • Como fazer pão de alho no forno?

    Fazer pão de alho no forno é tão simples como fazer na churrasqueira. Pré-aqueça o forno e depois deixe assando até dourar em fogo médio (180°C).


Fontes:

https://blog.santamassa.com.br/top-7-maneiras-de-servir-pao-de-alho-e-combina-lo-com-bebidas/

https://www.nestle.com.br/comvoce/conteudos-exclusivos/categoria/o-sabor-da-historia/fam%C3%ADlia-%C3%A9-tudo