Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Brigadeiro

Receita de Brigadeiro tradicional, feito com Leite Condensado MOÇA e Chocolate em Pó DOIS FRADES, coberto com chocolate granulado

Veja as diferentes versões desta receita

  • Total: 45min
    Preparação: 15min
    Espera: 15min
    Servir: 15min
  • 30 pessoas já marcaram como feita
  • Dificuldade: Fácil
  • Porções: 30

Ingredientes

  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)
  • 3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó NESTLÉ DOIS FRADES
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de chocolate granulado

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o Leite MOÇA com o Chocolate em Pó DOIS FRADES e a manteiga.

Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos).

Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar.

Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.

Utensílios

  • Panela

Congelamento

- Os brigadeiros podem ser guardados enrolados, com acabamento e nas forminhas. Colocar em um recipiente, cobrir com plástico-filme e levar ao freezer. Dura até 3 meses.
- Para descongelar os brigadeiros, retire do freezer e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Deixe coberto com plástico-filme, para os docinhos não "suarem" e não umedecerem as forminhas.
Marcar como já feita

Maravilha!
Continue cozinhando com Receitas Nestlé! Esta receita foi adicionada à sua lista de receitas cozinhadas.

Veja os comentários

anadir quevedo

29.01.2019
1 2 3 4 5

excelente

Cibele Ap. G. de Oliveira

06.11.2018
1 2 3 4 5

Sempre faço nas festinhas e todos adoram... Costumo preparar e enrolar no dia da festa; com quanto tempo de antecedência posso preparar?

Veronica Borba Gurgel

06.10.2018
1 2 3 4 5

Acrescentei o creme de leite, pra ficar menos doce, gostei muito do sabor, mas a consistência ficou muito fina, mesmo colocando na geladeira, não deu certo pra usar como cobertura.

welington botari de oliveira

25.08.2018
1 2 3 4 5

em comentário à pergunta da colega: ----> Uma pergunta. o leite moça é leite condensado ou só leite mesmo? Dê pausa no vídeo no momento em que esta colocando o leite moça e terás a resposta lendo a embalagem da latinha. Blz

Cecília werneck

12.07.2018
1 2 3 4 5

muito bom

Lilian da Rocha

07.05.2018
1 2 3 4 5

Eu normalmente acrescento meia colher de sopa de dois frades e, ao invés de manteiga, uso margarina. Uma dica boa para evitar bolotinhas é passar o chocolate na peneira antes de colocar na panela. Misturo bem o chocolate ao leite moça e depois a manteiga, para somente depois ligar o fogo. Quanto ao granulado, o Harald é o melhor.

Valdira Gonçalves dos Santos Fogaça

12.02.2018
1 2 3 4 5

Amo brigadeiro bora fazer pro niver da minha pequena. ....

Maria Eduarda Ferreira Filakoski

12.09.2017
1 2 3 4 5

Uma pergunta.o leite moça é leite condensado ou só leite mesmo?

rosemary reis

11.09.2017
1 2 3 4 5

tudo que a nestle faz e DELOCIOSO

rosemary reis

11.09.2017
1 2 3 4 5

Você gostou desta receita? Conte para nós o que achou!

1 2 3 4 5

Brigadeiro combina com...

Tem receita de doce mais brasileira, versátil e querida quanto o Brigadeiro? Ele encontra suas versões em aniversários, casamentos, formaturas, bailes, recepções e já foi de doce caseiro até gourmet! De fato, o Brigadeiro é um doce que dispensa apresentações e é possível se apreciar de todas as formas imagináveis.

Quer descobrir algumas curiosidades sobre essa sobremesa deliciosa?

Tudo sobre a receita de Brigadeiro

Origem, história e curiosidades

Quando exaltamos a brasilidade desse doce não é à toa! O Brigadeiro tem uma origem diferente das demais sobremesas, tendo sua criação concebida na década de 40 como parte da campanha política de um candidato à presidência, o qual recebia o apelido de Brigadeiro. E assim, durante os comícios, eram vendidas porções de leite condensado com chocolate batizados com seu nome, logo nasceu o famoso doce Brigadeiro.

 

Ele é tão reconhecido que já foi até exportado para outros países, onde as brigaderias já fazem o maior sucesso!

Variações da Receita

O segredo para multiplicar as possibilidades com o Brigadeiro depende apenas da sua imaginação! Veja conosco algumas opções deliciosas que você encontra em Receitas Nestlé:

Dicas especiais

Errar nessa receita é quase impossível, mas se você quer ter certeza de que está fazendo tudo certinho, separamos algumas dicas para você preparar um Brigadeiro perfeito e algumas sugestões de como incrementá-lo, confira:

  • Você quer um Brigadeiro com mais ou menos amargor do chocolate? Se deseja um sabor mais acentuado opte por utilizar somente NESTLÉ® DOIS FRADES® Chocolate em Pó 50%, já se preferir algo mais suave, NESCAU é uma excelente pedida.
  • Na hora de levar ao fogo, a dica é não parar de misturar e caprichar durante esta etapa, assim você evita deixar aquelas "pelotinhas" de chocolate na mistura.
  • Gosta de Brigadeiro branco? Você pode trocar os ingredientes secos por GALAK ou apenas remover o chocolate da fórmula. Outra ideia é preparar uma receita de morango, neste caso, basta utilizar NESQUIK.
  • Uma dica muito útil é preparar essa mesma receita como cobertura ou recheios, para isso, é só finalizar a mistura antes de chegar ao ponto de desprender da panela.
  • E se quiser comê-lo na colher é só colocar uma caixinha de Creme de Leite Nestlé na receita até virar uma mistura homogênea! Super fácil transformar sua receita de Brigadeiro, não é?
  • Dica essencial para amantes de Brigadeiro: após feito o Brigadeiro e deixá-lo esfriar, passe a manteiga na mão para enrolá-lo sem grudar na mão!
  • E a dica mais divertida sempre fica para o final! O clássico confeito de Brigadeiro fica ao gosto do freguês! Você quer estrelinhas, corações, confetes coloridos, brancos ou até mesmo comê-lo purinho? A imaginação é por sua conta, surpreenda na hora de decorar seu Brigadeiro.

Deu Ruim no Brigadeiro

Empelotou? Grudou ou amoleceu? Se você criou qualquer coisa menos um Brigadeiro na sua cozinha às vezes a melhor solução são boas risadas, veja em nosso programa Deu Ruim: O Início de um Brigadeiro...Deu tudo Errado! E descubra como você também pode ter o mesmo sucesso repetindo o passo a passo em casa!

Foi delicioso saber mais sobre essa receita de Brigadeiro, não é? Então arregace as mangas, prepare o Leite Moça e comece a enrolar esses Brigadeiros! E se ainda tem dúvidas, é só assistir o vídeo com a receita completa que preparamos para você fazer seu Brigadeiro com sucesso. Bom apetite!

Fontes:

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2018/09/Brigadeiro-conheca-historia-politica-e-curiosa-do-doce-brasileiro.html
https://www.atlasobscura.com/articles/how-did-the-Brigadeiro-become-popular
https://www.oliviascuisine.com/traditional-Brigadeiros/

Dúvidas comuns sobre Brigadeiro

  • 1 Lata de leite condensado faz quantos docinhos de Brigadeiro?

    Em média 40 unidades cerca de 15 gramas cada. O ideal é pegar as porções por igual, com uma colher de chá, assim você tem os docinhos do mesmo tamanho e com rendimento correto.

  • Como enrolar brigadeiro?

    É muito fácil enrolar brigadeiro, veja só:

    1. Depois de pronto, espere a receita esfriar (pode colocar na geladeira).
    2. Com o brigadeiro frio, passe manteiga, água ou óleo de coco nas mão e com uma colher pequena pegue porções do doce e enrole rapidamente, e então passe pelo granulado.
    3. Não deixe o brigadeiro enrolado esperando para passar no granulado, pois ele vai ressecar e o granulado terá dificuldades de grudar.
  • Como fazer brigadeiro sem leite condensado?

    A real receita de brigadeiro não é possível fazer sem leite condensado.

  • Posso congelar os brigadeiros?

    Sim. Temos algumas dicas de Como congelar e Descongelar doces que podem lhe ajudar.

  • Posso usar esta receita de Brigadeiro para rechear bombons?

    Sim. Recomendamos que o brigadeiro esteja em temperatura ambiente para rechear os bombons.