Cocada de Corte

Cocada de Corte

Receita de Cocada de Corte feita com Leite condensado MOÇA®

RENDIMENTO: 20 pedaços PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
2 medidas (da lata) de açúcar
1 pacote de coco seco ralado (100g) ou 1 coco fresco pequeno, ralado
manteiga para untar

MODO DE PREPARO

Leve ao fogo baixo, o LEITE MOÇA®, o açúcar e o coco ralado, mexendo sempre até desprender do fundo da panela, cerca de 15 minutos. Despeje no mármore untado e nivele com um rolo de massas também untado. Deixe esfriar e corte em quadrados.
DICAS:
- O coco fresco ralado pode ser encontrado pronto em feiras livres, supermercados ou congelado. Caso não tenha uma superfície de mármore ou granito, você pode despejar em uma assadeira rasa, untada com bastante manteiga. A assadeira deve ser rasa, para poder nivelá-la. Se desejar, incremente a cocada com meia xícara (chá) de amendoim, torrado, sem pele e picado.
- Uma outra alternativa, é preparar a cocada de colher, com consistência cremosa. Em uma panela, misture 1 lata de LEITE MOÇA®, a mesma medida (da lata) de leite, dois pedaços de canela, 3 cravos-da-índia e 1 coco fresco ralado. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre por cerca de 15 minutos, até ficar consistente. Retire do fogo, deixe esfriar, coloque em uma compoteira e leve à geladeira. Se desejar uma cocada amarelinha, misture duas gemas, antes de levar ao fogo.
Congelamento:
Não recomendamos o congelamento desta receita, pois não apresenta benefícios. Por ser uma receita com alto teor de açúcar, ela conserva-se bem por até 10 dias, em locais frescos, em potes bem fechados.
Micro-ondas:
Não recomendamos o preparo desta receita em micro-ondas, pois o resultado não é satisfatório.

Dúvidas comuns sobre Cocada de Corte

  • Como saber o ponto certo da Cocada?

    Uma das melhores maneiras de saber o ponto certo da Cocada é comparar o ponto ao de um brigadeiro: quando começar a ficar firme e desgrudar do fundo da panela, isso significa que ela já está açucarando e ficando pronta.

  • O que fazer para endurecer a Cocada?

    Mexer muito bem em fogo médio, até atingir o ponto correto. Logo após essa etapa, despeje sua cocada sobre um tabuleiro ou bancada untada com manteiga, espalhe rapidamente e deixe que ela esfrie naturalmente antes de cortá-la.

  • Qual o prazo de validade de uma Cocada?

    Após pronta, a cocada dura até 5 dias. E pode ser guardada em potes bem fechados ou embaladas em plástico-filme.


Gostou da nossa receita? |