A cúrcuma é um tempero de cor amarela originário da Ásia que tem um gosto forte e um aroma característico. Conhecida também como açafrão-da-terra, ela pode ser usada em diferentes receitas, já que deixa a alimentação mais saborosa e saudável.
Cúrcuma: benefícios
Além de deixar os pratos saborosos, coloridos e aromáticos, a cúrcuma oferece diversos benefícios à saúde, como prevenir o envelhecimento precoce das células e auxiliar no combate e prevenção da depressão. Mas, como com qualquer outro alimento, antes de adicionar cúrcuma à dieta, converse com seu nutricionista.
A seguir, veja alguns dos principais benefícios da cúrcuma:
Cúrcuma: benefícios para o cérebro
A cúrcuma possui propriedades que podem aumentar os níveis de Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) – uma proteína cerebral ligada ao aprendizado e à memória –, melhorando o processo cognitivo. Assim, a cúrcuma pode desacelerar o declínio das funções cognitivas em idosos e pessoas com doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.
Cúrcuma: benefícios para o coração
A cúrcuma beneficia o coração por diversas razões: tem propriedades antioxidantes, então previne doenças cardiovasculares causadas ou agravadas pelo excesso de radicais livres no organismo; tem ação anti-inflamatória, combatendo inflamações que podem afetar diferentes partes do sistema cardiovascular; e diminui a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue, condições que estão ligadas a doenças cardiovasculares.
Cúrcuma: benefícios para o fígado
Como visto acima, a cúrcuma tem propriedades antioxidantes, ou seja, combate a ação danosa do excesso de radicais livres no organismo, evitando o envelhecimento precoce das células, prevenindo diversas doenças crônicas – como diabetes e Alzheimer – e protegendo o fígado, uma vez que os antioxidantes diminuem o efeito das toxinas nesse órgão.
Cúrcuma: benefícios para as articulações
Como possui propriedades anti-inflamatórias, a cúrcuma pode auxiliar no tratamento de pacientes com artrite – que é a inflamação das articulações –, uma vez que, ao diminuir a inflamação, ela alivia dores e outros sintomas da doença.
Cúrcuma: benefícios para o intestino
Além de deixar as comidas muito saborosas, a cúrcuma favorece a digestão, pois pode diminuir a inflamação do intestino e melhorar a permeabilidade intestinal, dois fatores ligados à eficiência digestiva.
Cúrcuma: benefícios para a saúde mental
Consumir cúrcuma regularmente aumenta os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, que são neurotransmissores ligados ao bem-estar. Por isso, acrescentar cúrcuma à dieta é uma maneira natural de combater os sintomas da depressão e cuidar da saúde mental.
Cúrcuma: benefícios para a nutrição geral
Além de ter todas essas propriedades incríveis, a cúrcuma também é rica em nutrientes – principalmente manganês, ferro, potássio e vitamina C –, então adicionar uma pitada desse tempero aos pratos é uma forma simples de aumentar a ingestão diária de nutrientes.
Cúrcuma: receitas
Para aproveitar todos os benefícios da cúrcuma, você pode fazer receitas saudáveis com açafrão-da-terra no dia a dia, como as seguintes:
Agora que você conhece os benefícios da cúrcuma e tem várias receitas à sua disposição, solte a imaginação na cozinha e desfrute de todos os benefícios desse tempero de forma deliciosa!
Descubra outros temperos, ervas e especiarias saudáveis para a alimentação cotidiana em Receitas Nestlé – como pimenta-do-reino.
Fontes
https://www.healthline.com/nutrition/top-10-evidence-based-health-benefits-of-turmeric
https://health.clevelandclinic.org/turmeric-health-benefits/