Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Volta às aulas: 20 receitas de iogurte para uma lancheira prática

É hora da volta às aulas! Veja como preparar uma lancheira prática e saudável para o seu filho com receitas de iogurte deliciosas.

Montar uma lancheira variada e saudável é essencial para manter a energia da criançada. A volta às aulas é um momento super especial, que merece uma atenção maior.

Para quem vive uma rotina agitada, montar lancheiras saudáveis pode ser um desafio. Escolher alimentos nutritivos, práticos e que façam o gosto dos pequenos pode ser uma tarefa complicada. É por isso que as receitas com iogurte podem ajudar muito! Esse ingrediente versátil fica incrível sozinho ou acompanhado, além de trazer a nutrição necessária para o crescimento dos baixinhos.

As aulas já vão começar e você não sabe o que colocar na lancheira do seu filho? Confira 20 receitas de iogurte práticas para uma lancheira nutritiva e quais os benefícios desse ingrediente.


Receitas de Iogurte Nestlé® para volta às aulas

Receitas com iogurte: Pãozinho de Frigideira

Depois do descanso das férias, chegou a hora de voltar a aprender. E nada melhor que lanches nutritivos e deliciosos para acompanhar as crianças. Veja algumas receitas com iogurte para a volta às aulas.

1. Pãozinho de Frigideira: dentre as receitas práticas para a volta às aulas, o pãozinho de frigideira é um dos mais versáteis. Você pode combinar com outros grupos de alimentos, como queijo branco e tomate.
2. Cookies de Amêndoa e Damasco sem Glúten: prepare uma opção de lanchinho saudável, sem perder o sabor. Esses cookies são pequenos, perfeitos para levar na lancheira de volta às aulas.
3. Sanduíche de Verão: os sanduíches também fazem sucesso com a criançada, além de serem bem completos e fáceis de levar na lancheira. Essa opção é feita com ricota, peito de peru, cenoura e Iogurte Nestlé Natural Integral.
4. Pão de Queijo de Frigideira com Massa Colorida de Vegetais: quem disse que os lanchinhos práticos não têm graça? Usando a criatividade, aposte nas cores diferentes desse pão de queijo de frigideira. Utilize espinafre para fazer pães verdes.
5. Mini Tortinha de Frutas: as frutas são ingredientes práticos para a lancheira do dia a dia. Para inovar na preparação, você pode enviar as frutas em tortinhas de Biscoito Passatempo.
6. Cestinha Crocante de Frutas e Iogurte: outra possibilidade são as cestinhas crocantes. Coloque as frutas preferidas do seu filho e combine com Cereal Matinal Snow Flakes Sabor Morango por cima.
7. Cupcake Prático de Iogurte com Morango: os lanchinhos pequenos costumam ser ótimas opções, já que a criança consegue comer sem fazer muito esforço ou bagunça. Essa receita traz um cupcake prático e macio, que pode ser finalizado com chantilly por cima.
8. Muffin de Banana e Iogurte: mais uma opção de lanches saudáveis para o seu filho, esse muffin traz pedaços de banana na massa para adocicar.
9. Enroladinhos de Vegetais: introduzir vegetais na alimentação das crianças não precisa ser um bicho de sete cabeças. Essa receita criativa traz uma massa crocante de grão-de-bico e Iogurte Nestlé Natural Integral para acompanhar os legumes.
10. Muffin de Frutas Divertido: combinar nutrição e sabor é uma ótima ideia. Em uma mistura perfeita de frutas, esse muffin é feito com Iogurte Ninho Líquido Maçã e Banana, Aveia Flocos Nestlé e banana.
11. Tortinha Rápida com Recheio Cremoso de Iogurte Grego: a vantagem dos alimentos práticos é a versatilidade de preparos para lanches de volta às aulas. Aqui, o pão integral vira a base de uma deliciosa tortinha de Iogurte Nestlé Grego Tradicional, cenoura, milho e azeitonas pretas.
12. Bolinhas Divertidas: ao invés dos pirulitos tradicionais, apresente às crianças essa opção feita com Passatempo e Leite Ninho acompanhadas de Iogurte Ninho Polpa Morango. Você pode ainda adicionar pedaços de fruta à massa.
13. Tapioca de Cacau com Recheio Zero Lactose: a tapioca é uma ótima alternativa para os bolinhos e pães mais sofisticados. Essa opção deliciosa é feita com Cacau em Pó Nestlé Dois Frades, Iogurte Molico Morango Zero Lactose e coco. Se seu filho gostar, adicione fatias de fruto ao recheio.
14. Pão de Minuto de Cenoura e Frutas: inove o pão tradicional e coloque na lancheira de volta às aulas um pão de minuto feito com cenoura e raspas de laranja. Para acompanhar, pode ser feito um creme de iogurte com legumes no liquidificador.
15. Pão de Minuto Temperado: outra versão é feita com a massa temperada. Coloque mais sabor para o seu filho e polvilhe o queijo ralado por cima da massa. Para o recheio, você pode misturar os diversos grupos alimentares.
16. Pão de Microondas: em uma rotina agitada, nem sempre sobra tempo para preparar receitas sofisticadas. Em apenas cinco minutos, você prepara esse pão de microondas. Adicione verduras à sua escolha, que também são práticas.
17. Pancake de Abóbora (Panqueca Que Tudo Vê): panqueca nunca tem erro e combina com diversos recheios. Essa opção é feita com abóbora e finalizada com frutas. Para a lancheira de volta às aulas, corte a panqueca e coloque em potes refrigerados.
18. Club Sanduich Maggi: os sanduíches garantem a saciedade e nutrição do seu pequeno. Nessa receita, o sanduíche é feito com peito de peru, alface e Iogurte Nestlé Grego para garantir mais cremosidade na hora do lanche.


Benefícios do iogurte para a criançada

Além de saborosas, as receitas de iogurte trazem diversos benefícios à saúde. Na fase de crescimento, os alimentos nutritivos têm um papel muito importante, pois são a principal fonte vitamínica das crianças. Conheça os benefícios do iogurte para a saúde e por quê adicioná-lo à lancheira do seu filho.

1. Rico em vitaminas do complexo B

Alimentos ricos em vitaminas são essenciais para os pequenos. E o iogurte apresenta grande quantidade de vitaminas do complexo B. Essas vitaminas auxiliam na formação dos glóbulos vermelhos, no bom funcionamento do sistema neurológico, entre outras funções.

2. Fonte de minerais

O leite e seus derivados são ricos em cálcio, mineral importante para o crescimento dos ossos das crianças e o fortalecimento deles. Além disso, o iogurte pode apresentar fósforo, magnésio e potássio, essenciais para regulação da pressão arterial, metabolismo e saúde óssea.

3. Contém proteínas

As proteínas são indispensáveis para o corpo. São importantes para o desenvolvimento muscular e apoio do metabolismo. Por conter uma porcentagem significativa de proteína, o iogurte pode ser útil na produção de anticorpos e na manutenção da pele e cabelos saudáveis.

4. Fortalece o sistema imunológico

A junção de todas as propriedades do iogurte resulta no fortalecimento do sistema imunológico, com a maior produção de anticorpos. Um benefício importantíssimo para as crianças, que passam a ter um contato maior com microrganismos na volta às aulas.

5. Auxilia na saciedade

Para quem busca garantir a energia dos pequenos na escola, o iogurte é o lanchinho perfeito. Mas além de energia, ele garante saciedade por mais tempo. Por conter proteínas e ser rico em nutrientes, ele garante o bom funcionamento do organismo, que demora mais tempo para realizar a digestão completa.


Volta às aulas: dicas para montar a lancheira

Com as receitas e benefícios em mãos, a hora do lanche já está garantida! E, para que você não passe nenhum perrengue na hora de preparar a lancheira de volta às aulas, confira algumas dicas curingas para não errar no lanchinho dos pequenos.

Divida em grupos de alimentos

Além de ser o momento para renovar as energias, a hora do lanche também desenvolve o paladar da criança. Dessa maneira, é muito importante investir em alimentos ricos em nutrientes, como o iogurte, e em diferentes tipos de grupos alimentares. Divida a lancheira por repartições: carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais e líquidos.

Crie um cronograma semanal

Para não ter dor de cabeça, o ideal é planejar a lancheira do seu filho antes das compras semanais ou mensais. Tenha anotado os alimentos indispensáveis, como as frutas e iogurtes. Inove diariamente com as receitas práticas para a volta às aulas. E não se esqueça de usar a criatividade e combinar os diferentes grupos alimentares em cada lancheira.

Escolha lancheiras térmicas

A escolha da lancheira também é super importante. Tanto a lancheira, quanto a garrafa do seu filho garantem uma maior durabilidade aos alimentos para a volta às aulas. Dessa forma, opte por lancheiras e garrafas térmicas, podendo levar uma bolsa térmica em gel para refrigerar o lanche e o suco enviado. Para evitar bagunças, coloque uma toalhinha para proteger o gelo.

Prepare no dia da aula

Apesar da maioria dos lanches durarem, algumas receitas de volta às aulas costumam ficar melhores no dia em que são preparadas. Então, escolha receitas práticas para a lancheira do seu filho e prepare-a no dia da aula. Assim, garante que o sabor será o mesmo até a hora do lanche.

Deixe os alimentos cortados

É importante que o momento do lanche seja de descoberta e curiosidade. Alimentos difíceis de serem abertos podem causar desinteresse, por isso cortar as frutas ou facilitar a alimentação da criança pode ser interessante. Para evitar o escurecimento de alimentos como a maçã, a banana e a pera, você pode mergulhar as frutas em suco de limão ou laranja, que garantem a durabilidade dessas frutas.

Use a criatividade

As crianças amam ser estimuladas e a criatividade é um dos principais aliados dos pais na hora de montar a lancheira. Criar personagens, adicionar desenhos, investir em cortes diferentes, misturar alimentos ou dar recompensas são ideias de como tornar a lancheira volta às aulas muito mais divertida e saborosa.

A volta às aulas será muito mais divertida agora! Quer saber mais sobre o mundo do iogurte? Acompanhe a Iogurteria Nestlé® no Instagram. São dicas, receitas e conteúdos exclusivos para você e sua família aproveitarem do melhor jeito.

Para outras receitas e listas completas como essa, acesse o site Receitas Nestlé. Ali, nós deixamos o mundo culinário muito mais fácil e acessível para você.


Perguntas frequentes

  • Como fazer uma lancheira saudável?

    Para fazer uma lancheira saudável, use a criatividade e misture os diversos grupos de alimentos para garantir sabor e nutrição para os seus filhos. Invista em alimentos práticos e nutritivos, como os iogurtes. Você pode até criar receitas diferentes com esses ingredientes curingas.

  • Como levar frutas para escola?

    O ideal é levar as frutas cortadas na lancheira de volta às aulas. Para evitar o escurecimento de alimentos como a maçã, a banana e a pera, você pode mergulhar as frutas em suco de limão ou laranja, que garantem a durabilidade dessas frutas.

  • Quais são os benefícios do iogurte?

    Além da versatilidade e sabor incomparável, o iogurte traz diversos benefícios à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico e melhora do sistema digestivo.

  • Pode comer iogurte todos os dias?

    Sim. A dica é manter o equilíbrio e combinar o iogurte com outros alimentos nutritivos diariamente. Na Iogurteria Nestlé, você encontra variadas receitas com iogurte para aproveitar no café da manhã, almoço e jantar.

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/7-benefits-of-yogurt

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola/Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 3ª. ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.

pixel