Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Bacon: O que é, Como Fazer e Melhores Receitas!

Bacon, pancetta e toucinho, veja as diferenças entre esses alimentos e receitas deliciosas para fazer com esse ingrediente!

PUBLICADO: 17/12/2020

O que é bacon?


Qual a diferença entre bacon, pancetta e toucinho?

  • *O bacon: uma carne de porco entremeada de gordura macia, o bacon passa por um processo de salgamento da carne, após, a mesma carne é curada e defumada. Assim, é indicado seu consumo frito, grelhado, cozido e até mesmo assado! Que tal fazer uma deliciosa Dobradinha com Feijão Branco e Bacon? É uma delícia!
  • *A pancetta: a diferença entre o bacon e a pancetta é que nesse processo a carne não é defumada. A pancetta é uma parte da barriga do porco seca, curada também com sal, pimenta e outras especiarias. É também um corte mais carnudo, podendo ser preparado como prato principal ou acompanhamento!

    DICA: para preparar a pancetta, você pode optar por fazer ela no forno ou também na panela de pressão. O indicado é fazer um tempero saboroso com o uso de ervas frescas, especiarias e limão. No forno, o ideal é embrulhar a peça ou cobrir a travessa com papel alumínio para ela cozinhar, por volta de 25 a 30min. Após, é só grelhar no forno mesmo retirando o papel ou numa frigideira – sem óleo. Para fazer a pancetta na panela de pressão o indicado é fazer um caldo saboroso também e deixar cozinhar em fogo baixo por até 30min. Após, é só repetir o processo de selamento da carne!
  • *O toucinho: já essa parte é o resultado da mistura de uma fibra magra com o couro do porco, também curado e defumado. E através do toucinho é que se cria um dos petiscos mais famosos do Brasil: o torresmo. O torresmo é feito através da fritura de pequenos pedaços de toucinhos.

Existe bacon vegano?


Benefícios e malefícios do bacon


Como fazer bacon em casa?


Receitas com bacon para fazer em casa!

MEDALHÃO

Feijão

Perguntas frequentes

  • Qual parte do porco é o bacon?

    O bacon e a pancetta têm origem na carne da barriga do porco. Para ter o bacon, essa parte da carne suína passa por um processo de salgamento. Após, a mesma carne é curada e defumada. Assim surge o bacon!

  • Pode comer bacon na dieta?

    Sim, o bacon pode ser consumido. Por ser um alimento com alta quantidade de gorduras, é recomendado ser consumido com menor frequência. Também, se você possui alguma doença relacionada com alimentação deve procurar um médico para avaliar. Mas, para indivíduos saudáveis, o bacon pode ser consumido.

  • Bacon faz mal?

    Não! Nenhum alimento faz “bem” ou “mal”. É apenas importante se atentar à quantidade e frequência que você consome o bacon. Porém, dentro de uma dieta e estilo de vida saudáveis e equilibrados, o bacon pode ser consumido.

  • O que fazer com a gordura do bacon?

    Fritar ovos, usar na massa de pães, para refogar o feijão, para untar os assados ou até substituir o óleo em algumas preparações. A gordura do bacon é saborosa e perfumada e pode deixar suas receitas ainda mais gostosas!

  • Como deixar o bacon crocante?

    Para deixar o bacon crocante, o bacon deve estar em temperatura ambiente e em fatias finas. Ao colocar na frigideira, mantenha o fogo baixo, pois no fogo alto não ficará crocante e corre o risco de ficar amargo. O bacon soltará gordura, e quando começar a encolher, vire do outro lado até que fique dourado. Pode-se também fazer no micro-ondas: forre um prato com 6 folhas de papel toalha, distribua as fatias de bacon sem sobrepô-las. Em potência máxima, comece com 3 minutos, e depois, de 1 em 1 minuto até que esteja crocante.


Fontes: