Confira as dicas de Receitas Nestlé de Camarão: Tudo sobre o Camarão e Receitas de Camarão maravilhosas

Camarão: Tudo sobre o Camarão e Receitas de Camarão maravilhosas

Um dos frutos do mar mais conhecido no mundo, o camarão possui sabor e diversos benefícios. Veja mais sobre esse alimento!

publicado em: 11/09/2020
  • Camarão: descubra mais sobre esse fruto do mar

  • Por que inserir o camarão no seu cardápio?

    • proteína com alto valor biológico, conhecida como proteínas completas, possuindo grande parte dos aminoácidos que o corpo necessita, podendo ser uma boa opção de proteína em algumas receitas.
    • fonte de Ômega-3, que ajudam a reduzir colesterol no sangue
    • vitamina B12, cálcio, ferro, fósforo, selênio e potássio
  • Por que eu tenho alergia ao camarão?


  • Quais são os principais tipos de camarão que existem?

    • É possível que existam no mundo mais de 2 mil tipos de camarão! São tamanhos, cores e formas diferentes - além do sabor, que fazem com que a culinária tenha diversas opções desse alimento. É possível encontrar esse ingrediente tanto em água doce como água salgada, rios ou mares. Conheça alguns tipos abaixo:

    • Camarão Pitu: conhecido também como Lagosta-de-água-doce ou Lagosta-de-São-Fidélis, o Camarão Pitu é o maior camarão de água doce nativo do Brasil. É possível que o animal chegue até quase 50 cm de comprimento e pesando mais de 300g. Algumas receitas com esse tipo são: Camarão Pitu ao Bafo.
    • Camarão VG: são as variações de camarões grandes ou verdadeiramente grandes – enquanto tipo VM são de variações médias, conhecidos como Camarão VM. Uma opção de receita deliciosa com essa variedade, o camarão VG, é o Coquetel de Camarão Quente.
    • Camarão Cinza e Camarão Rosa: as duas variedades são da mesma família, no entanto, o Camarão Cinza (ou Ferro ou Ferrinho) é criado em cativeiro, alimentando-se apenas de ração, deferindo-se das outras variedades de camarões existentes tanto na criação como no sabor. A única diferença entre eles é que quando cru, ele tem a aparência cinza e cozido, tem a aparência rosa, por isso leva o nome de Camarão Rosa. Uma das receitas mais saborosas com esse tipo é o Camarão na Moranga!
    • Camarão-de-sete-barbas: Com até 8 cm de comprimento, o Camarão-de-sete-barbas também é conhecido por nomes como Camarão-de-areia, Camarão-ferro. Por ser muito pequeno, é preciso ter atenção na hora da limpeza. O indicado é: retirar a casca com cuidado e com um palito retirar a parte escura que fica no dorso. Pronto, está limpo e pronto para ser usado na sua receita favorita!
    • Camarão-pistola: conhecido também como Camarão-estalo ou Camarão-de-estalo, o Camarão-pistola é um dos tipos de camarões que podem ter vários tamanhos e serem classificados também na categoria média e grande. Uma receita super saborosa que você pode fazer com o Camarão-pistola é o Espetinho de Camarão com Limão-siciliano e Queijo Coalho.

      CURIOSIDADE: o Camarão-pistola é um animal marinho que consegue matar suas presas à distância por meio de uma onda de choque subaquática violenta. Essa onda é gerada por um movimento rápido de sua garra – resultando no estouro de uma bolha produzida pela garra no momento em que ela está fechando. Interessante, não é mesmo?!
    • Camarão Tigre: conhecido também como Camarão-tigre-gigante, esse tipo pode alcançar até 30 cm de comprimento. É indicado fazer esse alimento no forno ou grelhado, já que seu tamanho ajuda no preparo.

  • Aquicultura, carcinicultura e maricultura: a criação controlada de camarões!

  • Como limpar camarão?

    • Passo 1: Deixe os camarões numa bacia com água gelada e gelo enquanto estiver fazendo o processo de limpeza do alimento. O primeiro passo para limpar o fruto do mar é retirar a cabeça.
    • Passo 2: Retire as patinhas e a casca. Para fazer esse processo é só enfiar os dedos onde já retirou as patinhas e puxar a casca. Ela tem a tendência de sair facilmente.
    • Passo 3: Com uma faca pequena, faça um corte nas costas do camarão, com cuidado para não desmanchar o fruto do mar. Assim, com a ajuda de um palito você retira a tripa preta que o animal tem nesse local – e pode jogar fora.
    • Passo 4: Lave os camarões em água corrente antes de qualquer preparo.



  • Perguntas frequentes







Fontes:

https://escola.britannica.com.br/artigo/camar%C3%A3o/605931.

https://areademulher.r7.com/receitas/como-limpar-camarao/.

http://www.cantinhodopescador.com.br/site/5-beneficios-de-comer-camarao-que-voce-nem-imagina/.

https://escola.britannica.com.br/artigo/camar%C3%A3o/605931.

https://www.oeco.org.br/blogs/especies-em-risco/27140-pitu-nao-a-cachaca-o-camarao/.

https://villapescados.com.br/noticias/camarao-cinza-x-camarao-rosa-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Camar%C3%A3o-de-sete-barbas.

https://www.pescadosmagrao.com.br/camarao-7-barba-limpo-r-2990-kg-caixa-com-10-kg.

https://br.pinterest.com/pin/373095150360811101/.

https://super.abril.com.br/blog/bestiario/camarao-que-caca-com-uma-pistola-sonica/.

https://abccam.com.br/2016/09/o-que-e-aquicultura.

https://www.embrapa.br/tema-pesca-e-aquicultura.

https://engepesca.com.br/post/maricultura-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-mercado.

https://www.engepesca.com.br/post/carcinicultura-fatores-indispensaveis-para-o-sucesso-do-negocio.

https://blog.livup.com.br/por-que-temos-alergia-a-frutos-do-mar-entenda-melhor-o-problema-2/.