Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

9 receitas de coxinha para comer pela base ou pela ponta

Aprenda a fazer nove receitas desse salgadinho nacional que faz sucesso nas festas brasileiras.

A gastronomia brasileira é cheia de pratos únicos que foram criados por aqui, ou aprimorados com nossos ingredientes típicos. Receitas nacionais – como feijoada, acarajé, brigadeiro e coxinha – fazem sucesso mundo afora.

Essa última é um salgadinho de presença quase obrigatória nas festas brasileiras, sendo muito apreciada também em suas versões gourmet, saudável e até no polêmico “coxinha burguer”, que une duas delícias em um só prato.

Neste artigo, selecionamos nove receitas de coxinha que vão te transformar em um especialista desses salgadinhos. E não importa se você come coxinha pela base ou pela ponta, essas delícias podem ser saboreadas de qualquer forma, desde que sejam feitas com capricho.


Como Fazer Coxinha

Antes de tentar inovar com receitas diferentes, é melhor aprender a fazer o básico: a Coxinha tradicional de frango. Veja abaixo o passo a passo desse tesouro nacional:

1. Coxinha Tradicional de Frango

Ingredientes

- Massa e recheio

- 6 xícaras (chá) de água
- 4 tabletes de Maggi Caldo Galinha
- 1 quilo de peito de frango
- 3 batatas médias (cerca de 500g)
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola ralada
- 2 tomates sem sementes, em cubos pequenos
- 3 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
- meia xícara (chá) de salsa picada
- 100g de manteiga
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo

- Montagem

- 4 ovos batidos
- Farinha de rosca para empanar

Modo de preparo

- Massa e recheio

1. Em uma panela, coloque a água, 3 tabletes de Maggi Caldo, o peito de frango, as batatas e leve ao fogo, mexendo até o Caldo dissolver. Deixe cozinhar até ficar macio.
2. Reserve o caldo do cozimento, esprema as batatas ainda quentes e reserve-as. Desfie o frango.
3. Em uma panela, aqueça o óleo e doure levemente a cebola.
4. Junte o frango desfiado, os tomates e a azeitona.
5. Adicione o Maggi Caldo restante, meia xícara (chá) de água quente e refogue bem, até o Caldo secar. Acrescente a salsa, misture e deixe esfriar.
6. Em uma panela grande, coloque o caldo reservado, cerca de 5 xícaras (chá), as batatas espremidas e a manteiga, e deixe levantar fervura.
7. Junte a farinha de trigo de uma só vez, mexendo vigorosamente, até obter uma massa homogênea.
8. Cozinhe por mais alguns minutos, mexendo sempre até a massa estar bem cozida e desgrudar do fundo da panela.
9. Despeje sobre uma superfície e sove a massa delicadamente até esfriar.

- Montagem

1. Abra pequenas porções da massa na palma da mão e recheie.
2. Modele no formato de coxinhas, passe-as pela farinha de rosca, pelos ovos batidos e novamente pela farinha de rosca.
3. Frite-as em óleo quente, escorra-as em papel toalha. Sirva.

 

Receitas de Coxinha

1. Coxinha Paulista: o recheio completo é a grande estrela dessa receita, levando peito de frango, caldo de galinha Maggi, cenoura, batata, tomate, azeitonas verdes, cebola, óleo, salsa e Maggi Fondor. Clássica e saborosa, essa é a opção ideal para festas e encontros familiares;
2. Coxinha Creme: essa receita traz uma nova textura cremosa à já conhecida e amada coxinha. Empanados com farinha de rosca, esses salgadinhos de frango aveludados são fritos no óleo quente;
3. Coxinha de Frango sem Glúten: o diferencial dessa coxinha é a massa, que é feita com batata cozida, farinha de mandioca, creme vegetal e sal. O recheio é mais complexo, com frango, cebola, tomate, cheiro-verde, alho, salsa, azeite e sal. Para saborear essa delícia, você vai precisar de paciência, pois o resultado final demora 90 minutos – mas nós garantimos que todo o esforço vale a pena;
4. Coxinha com Ninho Levinho: já essa receita simples é um pouco mais rápida, levando apenas 50 minutos. Entre os ingredientes, destacam-se o Leite em Pó Ninho Levinho, a farinha de mandioca, o colorau em pó, o frango desfiado, os tomates e a farinha de milho amarela flocada. Tudo isso resulta em uma coxinha de frango imperdível;
5. Coxinha de Batata-doce com Frango: esse é o salgadinho perfeito para quem quer diminuir o consumo de trigo, mas não abre mão de comidas deliciosas. A massa dessa coxinha é feita com batata-doce, fécula de batata, sal e Leite em Pó Molico Desnatado ou Zero Lactose;
6. Coxinha de Palmito Assada: uma versão vegetariana da saborosa coxinha, essa delícia é recheada com palmito, tomates, azeitonas verdes e outros vegetais. A massa não leva trigo, sendo feita com mandioca, cenoura, farinha de mandioca, creme vegetal e sal;
7. Mini Coxinha de Liquidificador com Café au Lait: essa combinação é perfeita para um lanche da tarde caprichado. Pronta em apenas 30 minutos, essa mini coxinha é preparada no liquidificador e frita no óleo quente. Rápida, prática e deliciosa;
8. Coxinha Assada de Batata-Doce: essa é uma versão assada no forno – e não frita no óleo, como a coxinha tradicional. Outro diferencial da receita é a massa com batata-doce e farinha de mandioca.

Você encontra mais de quatro mil opções de pratos salgados e doces no site Receitas Nestlé. Com essas receitas, você pode fazer o cardápio completo de uma festa, com salgadinhos, docinhos, bolos e muito mais.

 

Perguntas Frequentes

  • Posso fazer coxinha sem farinha de trigo?

    Sim, existem diversas receitas que, em vez do trigo, levam farinha de mandioca, batata-doce ou mandioca cozida, fécula de batata e outros elementos.

     

  • Qual é o jeito certo de comer coxinha?

    O jeito que você quiser. Seja pela base, pela ponta ou por qualquer parte que você desejar, o importante é se deliciar com esse salgadinho.

     

  • Existe coxinha vegetariana?

    Sim. Para tornar essa delícia num prato vegetariano, basta substituir o recheio de frango desfiado por alguma combinação de vegetais, como palmito, cenoura, tomate, azeitonas, cogumelos e muitos outros ingredientes. A Coxinha de Palmito Assada é uma das muitas opções de coxinha sem carne que existem.

     

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?