Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

13 receitas com lentilhas para comer o ano inteiro

Comer lentilha na virada do ano é bom, mas aqui você vai conhecer receitas com lentilha fáceis para todos os dias

Para que esperar a virada do ano para preparar pratos deliciosos com lentilha, se você pode saborear essa leguminosa o dia que quiser? Saladas para o almoço ou jantar, sopas, cremes e até hambúrguer: existem diversas receitas com lentilha que podem entrar no seu cardápio.

Além de gostosas, as lentilhas contêm nutrientes como vitamina B, magnésio, zinco e potássio. Ou seja, do ponto de vista nutricional, mais um motivo para incluir receitas com lentilha no seu dia a dia. Elas são ainda uma ótima opção para vegetarianos e veganos, que podem substituir as comidas de origem animal garantindo os nutrientes existentes neles.

Separamos 13 receitas com lentilhas incríveis para deixar suas principais refeições deliciosas e nutritivas.

 

1. Receita de lentilha ao vinho

Receitas com lentilha: Receitas de lentilha: Lentilhas ao Vinho

Ingredientes

  • meio quilo de lentilha lavada, escorrida, demolhada
  • meia garrafa de vinho tinto seco 360 ml
  • 3 tabletes de MAGGI® Caldo Carne
  • 1 folha de louro
  • 1 dente de alho inteiro
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 maço de salsa picada

Modo de preparo

1. Coloque a lentilha na panela de pressão com 1 e meio litros de água e o vinho tinto, cozinhe-a em fogo baixo por 10 minutos, após pegar pressão.
2. Espere esfriar e abra a panela.
3. Tempere com o MAGGI Caldo, o louro e o alho.
4. Cozinhe em fogo baixo, até que todo o líquido tenha evaporado.
5. Ao servir, retire o alho e a folha de louro, junte a manteiga, a salsa picada e misture bem.

 

Receitas com lentilha rápidas e fáceis

Receitas com lentilha: Lentilha com costelinha de porco e linguiça

2. Lentilha Maggi: O caldo de costela traz um sabor inconfundível para essa receita com lentilha. E o toque final fica por conta da manteiga e da salsa, que devem ser bem misturadas as lentilhas.
3. Arroz de Festa com Lentilhas: apesar do nome, esse prato pode ser servido em qualquer ocasião. O segredo dessa delícia é a cebola caramelizada, que só precisa de açúcar, manteiga e amêndoas para ficar pronta.
4. Sopa de Lentilha: uma receita de sopa lentilha, ótima para o jantar. Aqui, a lentilha vai acompanhada do azeite, linguiça calabresa, alho, cebola, batatas e cenouras.
5. Lentilha com Costelinha de Porco e Linguiça: uma receita com lentilha prática e rápida. Você só precisa de linguiça calabresa, costelinha de porco sem osso em pedaço, cebola, lentilha e caldo sabor bacon. Na hora de servir, o arroz é o acompanhamento perfeito.
6. Salada de Lentilha, Especiarias e Romã: uma receita de salada com lentilha daquelas completas, que podem ser degustadas sozinhas ou acompanhar um franguinho grelhado, por exemplo. O molho com azeite, alho e iogurte natural fica cremoso e combina perfeitamente com as amêndoas da receita.
7. Salada de Cevadinha com Lentilha, Abobrinha Grelhada e Pesto de Agrião: deliciosa, essa receita com lentilha tem queijo parmesão, castanha-do-pará e azeite. E a abobrinha e as cenouras trazem ainda mais sabor e nutrição para o prato.
8. Arroz com Lentilha: a mistura do arroz e da lentilha será refogada e ganhará o sabor inconfundível do bacon. As nozes carameladas vão deixar o prato surpreendente e muito saboroso.
9. Creme de Cebola com Lentilha: receita fácil e gostosa é essa. É só misturar a lentilha com o alho, a pimenta-do-reino, o louro e o creme de cebola dissolvido em 1 litro de água fria, depois colocar no forno por 30 minutos. Para finalizar, misture o creme, adicione o bacon e mais 10 minutos no forno para ficar pronto. Na hora de servir, pão integral é um ótimo acompanhamento.
10. Hambúrguer de Lentilha e Abobrinha: todo mundo vai amar essa receita de hambúrguer de lentilha, especialmente os vegetarianos. E para quem quer ficar pouco tempo na cozinha, esse prato fica pronto em 20 minutos e rende 8 porções. É só misturar as lentilhas com abobrinha, cebola, cebolinha, alho, aveia, sal e ovo, modelar os hambúrgueres e levar ao forno.
11. Salada De Abóbora Com Carne Assada E Vinagrete De Vegetais: esse é um prato completo, com o carboidrato na medida certa. A abóbora da receita é a do tipo cabotiá, que será preparada com cravo em pó, canela em pó, noz-moscada, curry e pimenta rosa. A carne é o lagarto, que ganhará o sabor da rúcula e a companhia do cereal matinal Nesfit.
12. Salada de Nhoque Dourado com Rúcula, Tomates, Erva-doce e Lentilhas: uma salada com lentilha que vale por uma refeição completa quando se está sem muita fome. A receita leva ricota, azeite, alho, manjericão e amêndoas e rúcula: é muito sabor e nutriente em uma só receita.
13. Salada de Lentilha, Cebolas Douradas e Salsa de Ervas: uma salada super especial para comer no almoço ou jantar.

Com tantas receitas gostosas, dá para quebrar a tradição e não só incluir a lentilha no cardápio durante todo o ano, mas também inovar na ceia, por que não? E para mais receitas incríveis, é só acessar o site Receitas Nestlé e conhecer outras opções deliciosas para festas e para o dia a dia.

 

Perguntas frequentes

  • 1. Quais são os benefícios da lentilha?

    A lentilha é rica em vitaminas do complexo B, magnésio, zinco e potássio. Ainda tem proteína e ferro. Além disso, as lentilhas são fonte de fibras, que ajudam a fazer o intestino funcionar bem.

  • 2. Preciso deixar a lentilha de molho?

    A importância de deixar a lentilha de molho é para combater a ação de anti-nutrientes que reduzem a absorção dos nutrientes pelo organismo. Deixe de molho por pelo menos 4 horas.

  • 3. Como deixar a lentilha de molho?

    Lave, escorra e deixe as lentilhas de molho por cerca de 4 horas, coberta com um litro e meio de água fria.

  • 4. Como preparar lentilha de forma rápida e prática?

    Prepare uma receita de hambúrguer de lentilha. Fica pronta em 20 minutos. É só misturar as lentilhas com abobrinha, cebola, cebolinha, alho, aveia em flocos finos, sal e ovo, modelar os hambúrgueres e levar ao forno.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?