Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

12 receitas com feijão-de-corda para refeições leves e gostosas

Salada, farofa e até acarajé. Dá para fazer muitas receitas com feijão-de-corda. Confira 12 opções para variar o cardápio.

O feijão-de-corda é uma variedade de feijão bastante consumida no Norte e Nordeste do Brasil, mas que vem ganhando popularidade ao redor do país. Quem come, garante: ele é bem mais leve do que os outros tipos de feijão, evitando gases. Então, fazer receitas com feijão-de-corda é uma forma de adicionar novos sabores e nutrientes à alimentação.

Entre os nutrientes presentes no feijão-de-corda, estão fibras, proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B) e carboidratos. Todos fazem muito bem à saúde e, por isso, você deve dar uma chance às receitas com feijão-de-corda.


Receitas com feijão-de-corda

1. Feijão com Carne-seca e Mandioca

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de feijão-de-corda
  • 150 g de carne-seca dessalgada e picada
  • 2 tabletes de MAGGI® Caldo Carne
  • 200 g de mandioca cozida e picada
  • 1 colher (sopa) de coentro

Modo de preparo

1. Em uma panela de pressão, coloque o feijão, a carne seca, o MAGGI Caldo e 1,2 litros de água e cozinhe em fogo médio por cerca de 40 minutos, após pegar pressão.
2. Desligue o fogo, abra a panela cuidadosamente, acrescente a mandioca e cozinhe por mais 15 minutos para apurar.
3. Misture o coentro e sirva a seguir.

Baião de Dois

1. Refogado de Feijão: uma receita com feijão-de-corda, abóbora e carne-seca. Se quiser complementar o prato, faça um arroz básico para acompanhar.
2. Feijão Verde: o feijão-de-corda verde resulta em ótimos pratos, como nesse aqui feito com cebola, alho, pimentão verde, coentro e cebolinha. Sirva com carne ou peixe e deixe sua refeição ainda mais completa.
3. Mini Acarajé: é um prato típico baiano, mas que é amado em todas as regiões do Brasil. Em vez de feijão-de-corda, essa receita leva feijão-fradinho, mas fique tranquilo que são apenas nomes diferentes para o mesmo feijão.
4. Baião de Dois: o baião de dois é uma receita com feijão-de-corda completa, que também leva arroz, cenoura e abóbora. É um prato cheio de sabores e nutrientes.
5. Salada de banana-da-terra, feijão-fradinho, carne-seca e couve-manteiga: essa receita é feita em etapas simples – primeiro, você deve preparar a banana-da-terra e molho de coentro, para depois colocar a carne-seca, a couve-manteiga e o feijão-fradinho.


Receitas para usar feijão-de-corda

Salada de Feijão-manteiguinha de Santarém

6. Salada de Feijão: um prato leve que pode ser feito com feijão-de-corda. Com tomates e espinafres, o prato fica muito nutritivo.
7. Salada de Feijão-manteiguinha de Santarém: outra dica de salada que pode ser feita com feijão-de-corda. A receita leva também bacon, tomate, cebola, pimentão, salsa, azeite e vinagre.
8. Salada de feijão e pimentão: as saladas de feijão são pratos completos, que podem ser servidos até sem acompanhamentos. Para fazer essa receita, você pode usar feijão-de-corda verde ou seco.
9. Salada de Feijão Branco e Rúcula: o sabor forte da rúcula e o aroma inconfundível do feijão deixam essa receita deliciosa. Ela pode ser feita com feijão-de-corda em vez de feijão-branco.
10. Copinho Saboroso: uma receita bem prática, composta por uma base e um molho. A indicação é usar feijão-branco, mas você pode usar feijão-de-corda cozido al dente.
11. Feijão Tropeirinho: essa receita é muito gostosa e tem como protagonistas a linguiça, a mandioca, o frango e o feijão-carioca, que pode ser substituído por feijão-de-corda.

Como você pôde ver, as receitas com feijão-de-corda são ótimas para variar o cardápio. No site Receitas Nestlé, você encontra mais de quatro mil receitas de pratos doces e salgados para saborear em qualquer ocasião.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios do feijão-de-corda?

    O feijão-de-corda possui diversos nutrientes, como fibras, proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B) e carboidratos, cada um oferecendo diferentes benefícios para a saúde.

  • O que posso fazer com feijão-de-corda?

    Você pode fazer muitas receitas com feijão-de-corda, como salada, baião de dois, farofa, feijão-tropeiro e acarajé.

  • Qual é a diferença entre feijão-de-corda e feijão-fradinho?

    A única diferença é o nome, que varia de acordo com a região. Além de feijão-de-corda e feijão-fradinho, esse tipo de feijão também pode ser chamado de feijão-caupi, feijão-miúdo e muitos outros nomes.

  • Qual é a origem do feijão-de-corda?

    Estudos indicam que o feijão-de-corda foi trazido da África para o Brasil pelos colonizadores espanhóis e portugueses. Ele ganhou muita força no Norte e no Nordeste, mas hoje é apreciado no Brasil inteiro.

    Fontes

    https://institutoagro.com.br/feijao-de-corda/

pixel