Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Feijão: 55 receitas de feijão suculentas para o seu dia a dia

Aprenda como fazer feijão, com receitas maravilhosas para um almoço especial.

Apesar dos diversos tipos, saber como cozinhar feijão é igual aprender a andar de bicicleta: você nunca mais esquece! Então, se você quer aprender de uma vez por todas como fazer feijão, esse artigo é para você. Você ainda confere 55 receitas criativas de feijão para inovar no dia a dia.


Como fazer Feijão Básico

Ingredientes

  • 500 g de feijão cru demolhado (1 e meia xícara de chá)
  • 2 tabletes de MAGGI® Caldo Legumes

Modo de preparo

1. Em uma panela de pressão cozinhe o feijão coberto com água (aproximadamente 2 litros) por cerca de 30 minutos, após a fervura.
2. Assim que estiver cozido, amasse uma concha de feijão e junte ao feijão restante.
3. Tempere com os tabletes de MAGGI Caldo e complete o cozimento, mexendo de vez em quando até que o caldo do feijão engrosse.


Receitas de feijão

Receitas de feijão: Feijoada Completa

2. Feijão Bem Temperado: um bom jeito de inovar seu feijão tradicional é apostar em temperos diferentes. Nessa receita, o Maggi Caldo de Bacon dará um sabor especial ao grão.
3. Feijão no Capricho: também com temperos diferentes, nessa opção você pode acrescentar hortaliças de sua preferência, como a cebolinha verde picada.
4. Feijão com Maggi Natusabor Alho e Cebola: essa receita é uma ótima opção para marmita. Para acompanhar, faça Arroz Branco e Picadinho de Carne com Legumes.
5. Sopa Prática de Feijão: uma ótima opção para o frio, essa sopa de feijão e batata é super aconchegante.
6. Feijão Paraense: se tem uma coisa em que a culinária do norte se destaca, é o tempero. Esse feijão saboroso é feito com tomates, pimenta-do-reino, cominho e Maggi Meu Segredo Refoga.
7. Feijão Completo Maggi: outra forma de inovar é adicionando carnes ao caldo. Nessa versão, a linguiça defumada deixará o feijão ainda mais saboroso.
8. Feijão Saboroso com Abóbora: a abóbora é um ótimo acompanhamento. Ao final do cozimento, ela estará bem macia.
9. Tutu de Feijão: o clássico tutu de feijão não poderia ficar de fora desta lista. A farinha de mandioca é responsável pela textura característica desse prato.
10. Super Feijão: uma versão diferente do tutu, essa receita traz a adição da farinha de linhaça para engrossar o caldo.
11. Tutu de Feijão à Mineira: viajando pelo Brasil, em Minas Gerais, o tutu de feijão é servido com arroz branco, couve, linguiça, ovos cozidos e, muitas vezes, lombo de porco.
12. Salada de Feijão: com um sabor suave, o feijão rosinha combina com diferentes acompanhamentos, como o tomate e o espinafre.
13. Feijão Mexido: para quem ama carne de porco, essa receita é um deleite: o feijão preto vem acompanhado da linguiça e do toucinho.
14. Feijão Tropeiro: essa famosa receita leva couve, feijão roxinho com linguiça, bacon, farinha de mandioca e Maggi Caldo de Costela.
15. Refogado de Feijão: a abóbora e a carne seca deixam esse refogado ainda mais suculento.
16. Salada de Feijão Branco: outra opção de salada. Aqui, o feijão branco dá crocância à mistura de tomate, salsa e agrião.
17. Feijão Verde: além de darem cor ao prato, a cebolinha, o coentro e o pimentão verde destacam os sabores.
18. Caldinho de Feijão: uma alternativa às sopas são os caldos. Esse caldinho de feijão fica delicioso, e você pode acrescentar bacon picado e torrado para dar mais crocância.
19. Farofa de Feijão: essa farofa de feijão cai bem em qualquer momento, seja no churrasco ou no almoço em família.
20. Sopa Nutren Senior Feijão e Bacon: essa sopa é nutritiva e pode ser incrementada com bacon e batata.
21. Caldinho de Feijão Branco: esse delicioso caldinho é feito com feijão branco, bacon, pimentão vermelho, molho de pimenta e Maggi Tempero e Sabor Feijão.
22. Feijão Preto Bem Temperado: para inovar no almoço, um feijão preto bem temperado é muito bem-vindo. Ele tem um sabor mais forte que o carioca, dando mais presença à receita.
23. Chilli: para surpreender em uma noite especial, esse chilli será a receita perfeita: ela combina Maggi Caldo carne, feijão, carne moída e molho de tomate.
24. Feijão com Carne-seca e Mandioca: outra receita tradicional e fácil de fazer é essa de feijão com carne seca e mandioca. É só colocar na panela de pressão e deixar cozinhar.
25. Salada de Feijão Branco Especial: nessa opção, o lombo defumado é responsável por dar mais suculência à salada.
26. Sopa de Feijão à Grega: nesta salada, o feijão branco é preparado com cenoura, salsão, pimentão, toucinho e linguiça.
27. Papinha de Carne, Couve, Feijão e Milho: nem as crianças vão ficar de fora dessa, que é uma opção nutritiva e saborosa para os pequenos.
28. Sopinha de carne, couve e cenoura: em apenas 10 minutos, você prepara essa sopinha cheia de nutrientes.
29. Patê de Feijão Branco com Alecrim: além de prato principal, o feijão também pode ser um belo acompanhamento. Você pode apostar nesse delicioso patê de feijão branco com alecrim e pasta de gergelim.
30. Saladinha de Broto de Feijão com Molhinho (Mega Brotinho de Feijão): com uma apresentação linda, essa saladinha é uma ótima entrada.
31. Purê de Feijão Branco e Alho-Poró: em 15 minutos, o feijão branco rende um purê saboroso com alho-poró.
32. Feijão Branco com Linguiça: uma receita cheia de proteína, essa opção fica super suculenta. A dica é servir ainda quente.
33. Salada de Feijão Branco e Rúcula: com tantos sabores deliciosos, fica difícil resistir. Essa salada traz pimentão, cenoura, cebola, molho de Maggi Meu Segredo 7 Vegetais e vinagre.
34. Caldinho Protéico de Feijão: bem consistente, esse caldinho fica super nutritivo com o Nutren Senior Sem Sabor.
35. Salada de Feijão e Pimentão: em uma aposta muito nutritiva, nessa receita o feijão branco é acompanhado por pimentão, cenoura e cebola.
36. Feijão Tropeirinho: o feijão carioca fica uma delícia com linguiça de frango, ovo cozido e farinha de mandioca.
37. Feijão Branco Bem Temperado: o sabor especial desse feijão branco fica por conta de Maggi Caldo de Costela, bacon, cebola e alho.
38. Feijão-Tropeiro Especial: nesta versão diferente do feijão tropeiro, você pode adicionar 1 banana da terra em cubos – vai ficar delicioso!
39. Sopa Saborosa de Feijão Branco: essa sopa bem encorpada é feita com músculo, linguiça e vegetais.
40. Caldinho Cremoso de Feijão com Aveia Flocos Finos: o feijão preto ganha um novo sabor nesse caldinho com aveia.
41. Sopa Cremosa de Feijão e Couve Nutren Senior: além do Nutren Senior Sem Sabor em Pó, o segredo dessa sopa é caprichar no tempero.
42. Cassoulet de Feijão Branco com Linguiça: a famosa feijoada francesa é uma ótima forma de aproveitar sua carne suína.
43. Cassoulet Rápido com Frango: uma alternativa é adicionar frango à receita, para deixá-la mais saborosa.
44. Salada de Feijão-manteiguinha de Santarém: esta salada traz o sabor característico do feijão-manteiguinha, mas você pode substituí-lo pelo feijão branco ou carioquinha.
45. Salada de banana-da-terra, feijão-fradinho, carne-seca e couve-manteiga: acabando com a crença de que salada só serve de acompanhamento, essa opção é um ótimo prato principal.
46. Salada de Batata-doce Rústica, Frango Grelhado, Feijão-branco e Molho de Abacate: além de colorida, essa receita é uma verdadeira explosão de sabores.
47. Baião de Dois Tradicional: essa receita típica leva arroz cozido com feijão de corda, queijo coalho derretido, e é temperado com Maggi Tempero e Sabor Feijão.
48. Baião de Dois Cremoso: uma versão criativa, aqui temos a adição do Nestlé Creme de Leite e do feijão verde.
49. Baião de Dois: ótima opção para as crianças, além de poder ser servido em pequenas porções, traz a cenoura e a abóbora.
50. Mini Acarajé: outra receita típica, o mini acarajé é feito com feijão-fradinho, camarão médio, farinha de trigo e azeite.
51. Minestrone à moda Maggi: a conhecida sopa italiana ganha aqui novos sabores – com Maggi Sopa de Carne com Conchinhas, feijão, linguiça e repolho.
52. Dobradinha com Feijão Branco: essa receita suculenta fica ainda mais incrementada com o feijão branco bem temperado.
53. Feijoada Completa: falou de feijão, tem que falar de feijoada. Nessa opção completa e tradicional, você encontra costela suína, carne-seca, orelha de porco, pé de porco, rabo de porco, bacon e feijão preto.
54. Feijoada Leve: para quem não gosta da tradicional, essa versão mais leve é perfeita. Ela leva apenas feijão preto, lombo de porco e costeletas de porco.
55. Bolinho de Feijoada: você pode inovar ainda mais e transformar sua feijoada em um delicioso bolinho frito, recheado com couve.


Quais são os benefícios do feijão?

O feijão é um alimento super nutritivo: ele é rico em proteínas vegetais, formadas pelos aminoácidos lisinas. Segundo o relatório do Sistema Vigitel, do Ministério da Saúde, o feijão é um fator de proteção contra o câncer e diversas doenças crônicas.

Além disso, é fonte de fibras, vitaminas do Complexo B e minerais. Por ter ferro em grande quantidade, o feijão é uma das principais prevenções à anemia ferropriva. Já a combinação de arroz e feijão possibilita uma dose diária de flúor, responsável pelo controle de cáries nos dentes, de acordo com um estudo da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Unicamp (SP).

Viu só? São tantos benefícios e sabores, que fica difícil resistir a essa paixão brasileira. Se quiser conhecer outras receitas do Brasil e do mundo, acesse o site Receitas Nestlé. Lá você encontra milhares de receitas, dicas e curiosidades do mundo gastronômico.


Perguntas frequentes

  • Como congelar o feijão?

    Para congelar o feijão, basta colocá-lo em recipientes com tampa, antes de temperá-lo, e levar ao freezer. Para prepará-lo, deixe descongelar, coloque em uma panela e acrescente o Maggi Tempero e Sabor.

  • O que fazer para deixar o feijão gostoso?

    A principal dica para um feijão gostoso é variar nos temperos. Abuse de hortaliças e acompanhamentos, como legumes e carnes, pois isso deixará o caldo ainda mais gostoso.

  • Faz mal comer feijão todos os dias?

    Não, a ingestão diária do feijão traz muitos benefícios à saúde, por ser rico em nutrientes essenciais e ser um aliado na prevenção de doenças, como problemas cardiovasculares, intestino desregulado, diabetes e câncer de cólon. Mas, assim como qualquer outro alimento, a principal recomendação é o equilíbrio.

  • Qual o tipo de feijão mais saudável?

    Todos os feijões dão sensação de saciedade e têm quantidades consideráveis de nutrientes, como ferro, zinco, cálcio, fósforo, potássio, cobre e manganês. Mas, mesmo com todos esses benefícios, o feijão preto apresenta mais ferro, cálcio e carboidrato. O ideal é variar entre eles.

Fontes:

https://www.svb.org.br/2604-a-historia-do-feijao-nosso-de-cada-dia

https://minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15282-descubra-oito-motivos-para-incluir-o-feijao-na-dieta

https://www.oswaldocruz.com/site/noticias-de-saude/noticias-de-saude/alem-de-saudavel-comer-arroz-e-feijao-todos-os-dias-ajuda-a-emagrecer#:~:text=O%20guia%20alimentar%20do%20Minist%C3%A9rio,o%20mau%20funcionamento%20do%20intestino.

pixel