Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Feijão-fradinho: no baião, na salada e no acarajé

Feijão-fradinho: saiba tudo sobre esse tipo de feijão versátil e conheça receitas com ele.

De feijão, todo brasileiro entende um pouco: é quase uma regra nacional apreciar essa leguminosa em alguma refeição do dia – ou da semana, pelo menos. Seja no PF ou na feijoada de sábado, as receitas com feijão estão presentes em diferentes momentos e situações da nossa vida.

Mas você sabia que existem vários tipos de feijão? Do feijão-preto e do feijão-carioca você já deve ter ouvido falar, mas são mais de 10 variedades que podem ser encontradas no mercado. Uma delas é o feijão-fradinho, que vamos abordar neste artigo.


Feijão-fradinho: o que é?

O feijão-fradinho é um dos vários tipos de feijão, sendo caracterizado por sua cor bege com um hilo preto – uma manchinha escura que também é conhecida como “olho” ou “umbigo”.

De acordo com sua maturação, pode ser chamado também de feijão-de-corda ou feijão-verde.


Receitas com feijão-fradinho

O feijão-fradinho costuma ser utilizado em receitas de saladas, sopas, farofas, no baião de dois e no clássico acarajé, bolinho de feijão frito com recheio de camarão, típico da culinária baiana. Confira algumas receitas!

1. Baião de Dois Tradicional *Refogado de Feijão
2. Feijão com Carne-seca e Mandioca
3. Baião de Dois
4. Salada de banana-da-terra, feijão-fradinho, carne-seca e couve-manteiga


Importância no acarajé

O feijão-fradinho é utilizado na massa do tradicional acarajé, bolinho de feijão-fradinho frito no azeite de dendê recheado com camarão, caruru e vatapá. O prato é tão presente na nossa cultura que o “Ofício das Baianas de Acarajé” foi considerado patrimônio nacional em 2005.

Prove um pouco da – deliciosa – gastronomia brasileira com essa receita de Mini Acarajé e seja transportado para a ensolarada Bahia.

Feijão-fradinho: mini acarajé

Tipos de feijão

Feijão-carioca
O mais consumido no Brasil, é bege com listras marrons. Seu nome vem da semelhança entre suas faixas e a calçada de Copacabana – porém, ironicamente, não é o feijão mais consumido na Cidade Maravilhosa, que tem o feijão-preto como seu favorito. Existem diversas receitas com feijão carioca, como: Feijão-Tropeiro Especial, Feijão Paraense e Chilli;

Feijão-preto
O clássico da receita de feijoada, faz sucesso também no dia a dia em estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Experimente essas versões desse prato brasileiríssimo: Feijoada, Feijoada Prática e Feijoada Leve. Como o próprio nome diz, possui coloração preta, resultado das antocianinas – pigmentos que possuem propriedades antioxidantes;

Feijão-rosinha
Muito usado em receitas de saladas e molhos, já foi mais cultivado e consumido no país, sendo substituído pelo carioca – que possui maior resistência a pragas. Seu sabor suave combina com diversas iguarias, como a Salada de Feijão

Feijão-branco
Com grãos grandes e coloração esbranquiçada, é utilizado principalmente em receitas de sopas, ensopados e saladas. Um grande diferencial desse tipo é a presença da proteína faseolamina, muito usada em dietas de emagrecimento. Algumas sugestões para conhecer essa variedade são: Feijão Branco Bem Temperado, Cassoulet de Feijão Branco com Linguiça e Dobradinha com Feijão Branco;

Além de todos esses, ainda existem o feijão-bolinha, feijão-jalo, feijão-roxinho e muitos outros. Nessa página você encontra receitas com feijão de diversas variedades. Não perca a oportunidade de experimentar novos sabores desse alimento tão amado no Brasil.

Mais receitas, dicas e curiosidades do mundo gastronômico estão à sua disposição no site Receitas Nestlé. Confira esse oceano de informações e liberte o chef que existe dentro de você.


Perguntas frequentes

  • Como cozinhar feijão-fradinho?

    É só fazer como outros tipos de feijão: separe os grãos, deixe de molho em água por 24 horas, cozinhe-os na panela de pressão por 20 minutos – contados após o surgimento da pressão (quando a panela começa a apitar). Após esse tempo, desligue o fogo e só abra a panela depois que toda pressão tenha saído. Tempere a gosto e utilize esse ingrediente como quiser.

  • Feijão-fradinho é igual ao feijão-de-corda?

    O feijão-de-corda é uma variação do feijão-fradinho e é um pouco menor. Ambos, no entanto, podem ser usados para fazer baião de dois e outros pratos deliciosos.

  • Em quais receitas posso usar feijão-fradinho?

    Como ele não forma caldo, pode ser usado para saladas, farofas e para o baião de dois. Outro prato clássico feito com esse tipo de feijão é o acarajé, um bolinho frito típico da Bahia.

  • Quais são as diferenças entre os tipos de feijão?

    Em relação aos nutrientes, eles possuem valores muito parecidos. Assim, as diferenças principais estão no sabor, aparência dos grãos e tipo de caldo que formam – ralo, grosso ou até inexistente, como no caso do feijão-fradinho. Por causa dessas distinções, cada um é utilizado em receitas específicas.

Fontes:

https://www.tetrasupermercado.com.br/quais-as-diferencas-entre-os-tipos-de-feijao/

https://caldobom.com.br/blog/tipos-de-feijao.html

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/35473-feijao-de-corda

https://quegusto.com.br/como-cozinhar-o-feijao-fradinho/

https://lineaverde.com.br/7-beneficios-do-feijao-fradinho/

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/feijao-preto-ou-branco-qual-e-o-melhor-entenda-as-suas-principais-diferencas

http://www.palmares.gov.br/?p=43698

https://content.paodeacucar.com/prazer-de-comer-e-beber/tipos-de-feijao

https://www.360meridianos.com/especial/acaraje-historia

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?