Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Safra de Março: Descubra 15 receitas equilibradas com as frutas, verduras e legumes do mês!

Março marca o fim da temporada de chuvas de final de tarde e diz olá para um clima ameno, acompanhado de uma das safras mais ricas do ano para você inventar e desdobrar seu cardápio em inúmeras opções de pratos!

Você piscou e já está pensando nas compras para o mês de Março! Depois de um verão quente e úmido a estação seca se aproxima com tudo para nos presentear com uma safra que promete encher nossa casa com novos sabores!

Contudo, diferente do inverno, este período é chamado de meia-estação!

Geralmente o termo meia-estação é utilizado para se referir ao outono ou primavera, quando o clima não é nem tão quente, mas também não tão frio, dessa forma, é o momento perfeito para muitas frutas e legumes darem seus melhores frutos e iniciarem um novo ciclo após a chegada do inverno.

Dica: Entre as queridinhas do momento nós temos a maçã! Ela é rica em fibras e tem ação digestiva e calmantes Com a meia-estação algumas espécies de maçã têm maior produção, portanto, é o melhor momento para investir no consumo dessa fruta "in natura" ou utilizando-a em receitas.

Quais as frutas, verduras e legumes do momento?

Quais as frutas, verduras e legumes do momento?

Agora que já entendeu o porquê Março ser uma das melhores estações para aproveitar o consumo de frutas, verduras e legumes você precisa conhecer as opções disponíveis e em que momento da safra se encontram.

A colheita geralmente é dividida em 3 fases:

  • Safra: Melhor período para adquirir o fruto, está abundante no mercado e é encontrada em grande quantidade.
  • Safrinha: Está disponível para consumo, mas é encontrado apenas em menor quantidade e pode estar com seu valor inflacionado pela menor produção.
  • Entressafra: Algumas frutas verduras e legumes não são encontradas com facilidade no período de entressafra, podem estar em condições não tão favoráveis e também encarecidas.

Na tabela abaixo você encontra alguns dos principais produtos in natura disponíveis no mês de março e seu respectivo volume:

Fruta, verdura ou legume Volume da safra
Abacate ❤❤
Banana ❤❤❤
Figo ❤❤❤
Limão ❤❤❤
Maçã ❤❤❤
Mamão ❤❤❤
Pera ❤❤
Alface ❤❤❤
Alho-poró ❤❤
Coentro ❤❤
Rúcula ❤❤❤
Abóbora ❤❤❤
Abobrinha ❤❤
Inhame ❤❤
Gengibre

Outros pontos positivos de adquirir as frutas da estação é que você cuida de você e do mundo através de um consumo consciente, entre os maiores benefícios podemos listar:

  • Mais vitaminas e sais minerais: quando consumimos as frutas no alto período da safra elas tendem a ter uma maior concentração de nutrientes. Seu corpo agradece esses benefícios de dentro para fora!
  • Preservação do solo: ao consumirmos frutas e legumes da safra desincentivamos o sobrecarregamento do solo que busca a produção durante todo ano.
  • Menos agrotóxicos: outro benefício é que frutas da safra demandam menos agrotóxicos para se manterem livres de pragas!
  • Economia: e claro, se precisava de mais um motivo, seu bolso agradece a economia!

Está preparado(a) para descobrir receitas incríveis e saudáveis para variar o cardápio do dia a dia durante o mês de março? Então você vai amar estas...

15 receitas equilibradas com frutas, verduras e legumes da safra de março!

1. Abacate: Chips de Legumes com Maionese de Abacate

Abacate: Chips de Legumes com Maionese de Abacate

Quer aprender a preparar uma maionese equilibrada feita com frutas e legumes e de quebra um aperitivo levinho para acompanhar? Você pode experimentar nosso Chip de Legumes com Maionese de Abacate.

2. Banana: Smoothie de Iogurte, Kiwi, Banana e Gengibre

Banana: Smoothie de Iogurte, Kiwi, Banana e Gengibre

Geladinho, saboroso e muito equilibrado. Basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e você terá um delicioso smoothie preparado com Iogurte Nestlé Natural Desnatado.

3. Figo: Salada de Figo e Bolinhas de Ricota

Figo: Salada de Figo e Bolinhas de Ricota

Não é apenas com sobremesas que você pode utilizar o figo, ele cai perfeitamente bem nessa Salada de Figo e Bolinhas de Ricota.

4. Limão: Arroz com Limão Siciliano e Amêndoas

Limão: Arroz com Limão Siciliano e Amêndoas

São incontáveis as receitas que utilizam limão na lista de ingredientes, mas uma opção nutritiva que você deve experimentar é este Arroz com Limão Siciliano e Amêndoas!

5. Maçã: Bolo de Maçã sem Açúcar

Maçã:  Bolo de Maçã sem Açúcar

Um bolo delicioso pode ser preparado sem uma única colher de açúcar! Clique no link e descubra como pode ser fácil preparar um Bolo de Maçã sem Açúcar .

6. Mamão: Creme de Papaia com Aveia Crocante

Mamão: Creme de Papaia com Aveia Crocante

Esse creminho é leve e crocante, perfeito para um café da manhã equilibrado!

7. Pera: Tacinha de Iogurte Vitamina de Frutas com Pêras ao Suco de Uva e Nesfit

Pera: Tacinha de Iogurte Vitamina de Frutas com Pêras ao Suco de Uva e Nesfit

Quer uma sobremesa simples e equilibrada utilizando pêras? Você e sua família vão amar esta Tacinha de Iogurte Vitamina de Frutas com Pêras ao Suco de Uva e Nesfit!

8. Alface: Wraps Saborosos

Alface: Wraps Saborosos

Se tem uma verdura que é sinônimo de alimentação equilibrada é a alface! Saia da saladinha básica e utilize suas folhas de alface para preparar estes Wraps Saborosos.

9. Alho-poró: Frango Cremoso com Alho-poró, Cenoura e Champignon

Alho-poró: Frango Cremoso com Alho-poró, Cenoura e Champignon

Esta é uma verdura que move paixões pelo seu sabor incrível! Descubra com esta receita como a combinação de frango, cenoura e champignon pode ser inesquecível.

10. Coentro: Legumes ao Toque do Nordeste

Coentro: Legumes ao Toque do Nordeste

Um prato 100% vegetariano que irá cair no seu gosto é esse refogado de legumes, ele é muito simples e pode ser preparado em 20 minutos!

11. Rúcula: Salada de Macarrão ao Pesto de Rúcula

Rúcula: Salada de Macarrão ao Pesto de Rúcula

A macarronada combinará perfeitamente com as folhas de rúcula nesta receita incrível feita com Iogurte Nestlé Natural Desnatado.

12. Abóbora: Mini Cuscuz de Abóbora

Abóbora: Mini Cuscuz de Abóbora

É possível preparar seu cuscuz individual com Abóbora! Além de delicioso, pode ser uma entradinha leve perfeita para ocasiões especiais.

13. Abobrinha: Abobrinha Recheada

Abobrinha: Abobrinha Recheada

A abobrinha é um legume muito querido no cardápio do brasileiro pela sua versatilidade no preparo de vários pratos. Se quer experimentar algo além daquele refogadinho com legumes do dia a dia, experimente as Abobrinhas Recheadas!

14. Inhame: Nhoque Nutritivo

Inhame: Nhoque Nutritivo

Já pensou em um nhoque a base de inhame? Ele se torna realidade nesta receita super nutritiva!

15. Gengibre: Chá de Laranja, Gengibre e Canela

Gengibre: Chá de Laranja, Gengibre e Canela

Finalize esta lista deliciosa com uma bebida digestiva, nosso Chá de Laranja, Gengibre e Canela é uma excelente opção para levantar seu astral durante o dia!

Ingredientes anotados? Agora você poderá preparar um cardápio completo para o dia a dia com estas opções leves e deliciosas da safra de março, e se deseja salvar uma dessas receitas para preparar depois, basta adicioná-las na sua Foodlist pessoal! Assim você tem seu próprio livro de receitas com Receitas Nestlé para utilizar a hora que quiser. Bom apetite e boas compras!


Fontes:

https://www.vigilantesdopeso.com.br/br/artigos/o-melhor-da-safra-de-marco

https://cevisa.org.br/portal/descubra-quais-sao-as-frutas-legumes-e-verduras-de-cada-estacao/

https://www.demarchi.com.br/safras

https://vamoscomermelhor.com.br/hortalica-do-mes-abobrinha/

https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2018/04/como-plantar-rucula.html