Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Tapioca: 13 receitas diferentes deste prato tradicional

Bastante consumida no país, a tapioca pode ser feita de várias formas e sabores. Aprenda receitas e dicas nesse artigo

Quentinha. Salgada ou doce. Recheada ou com apenas um pouquinho de manteiga. Essa é a tapioca. Bastante consumida no país, ela pode vir de várias formas e sabores. Porém, não é todo mundo que acerta no seu preparo. Mas não se preocupe: separamos 13 receitas diferentes e, de quebra, dicas mais que especiais para você virar o mestre da tapioca. Vamos lá!


Tapioca Clássica com Leite Moça e Coco Fresco

Ingredientes

  • Em um recipiente, coloque o polvilho e regue-o aos poucos com a água, misturando bem e esfregando-o com as mãos até obter uma farinha granulada, solta e umedecida;
  • Leve uma frigideira antiaderente ao fogo e deixe aquecer;
  • Peneire o polvilho umedecido sobre a frigideira, cobrindo todos os espaços e formando uma camada uniforme semelhante a uma panqueca;
  • Espere a massa ficar unida e vire-a, deixando fritar rapidamente do outro lado;
  • Recheie com Leite MOÇA e distribua o coco ralado;
  • Dobre ao meio e sirva a seguir;
  • Repita o processo até terminar a massa.

Dicas

  • Se preferir, utilize coco seco ralado. Deixe-o hidratar previamente em água morna antes de rechear;
  • Ao fritar a tapioca, não deixe-a dourar, pois pode ficar muito ressecada. Assim que a massa ficar unida ela deve ser virada;
  • Você pode incrementar o recheio da tapioca com banana ou queijo coalho ralado, ou ainda fazer recheios salgados de sua preferência.

Mais Receitas de Tapioca

Mais Receitas de Tapioca: tapioca nutren protein prestígio

2. Tapioca Nutren Protein Prestígio: receita fácil de fazer, rápida (em apenas 20 minutinhos fica pronta) e extremamente saborosa. E, além de tudo isso, extremamente nutritiva. Não há motivos para você recusar essa delícia.
3. Tapioca de Espinafre com Recheio de Pasta de Iogurte Nestlé Grego: essa receita é para aqueles que querem impressionar já de cara. Além de ser uma delícia, tem um colorido especial que faz com que você já queira comer com os olhos.
4. Tapioca com Carne-Seca e Creme de Queijo Coalho: Com elementos da região Nordeste, essa tapioca é a união da cremosidade com o sabor.
5. Tapioca de Frango com Espinafre: mais uma opção de proteína para rechear sua tapioca. A gente não disse que esse prato aceita várias facetas? Aqui está mais uma delas.
6. Tapioca com Coco e Castanha: o adocicado do coco com a crocância da castanha deixam essa tapioca ainda mais deliciosa. Pode ser muito bem acompanhada por um café bem quentinho.
7. Tapioca com Recheio de Creme de Vanilla com Coco: pronta em apenas 15 minutos, essa receita deliciosa é um excelente jeito de variar quando você quer um recheio doce.
8. Tapiocas Recheadas Orgânicas de Ninho: excelente pedida para quem procura alimentos orgânicos. Com direito a queijo branco, Ninho Orgânico, goiabada, banana e mel, essa tapioca traz uma mistura de sabores que não vai decepcionar.
9. Tapioca Nesfit: opção para quem busca uma alimentação mais saudável, sem abrir mão do sabor. Se você é uma dessas pessoas, a Tapioca Nesfit foi feita para você.
10. Tapioca Nesfit: Tapioca com Recheio de Banana e Dark Chocolate: Com recheio de banana e chocolate, essa tapioca é a pedida para aqueles que amam o sabor e a textura do chocolate.
11. Tapioca de Cacau com Recheio Zero Lactose: quem não quer ou não pode ingerir lactose não precisa abrir mão de uma tapioca. Até quem não tem intolerância nem restrição alimentar vai querer experimentar.
12. Barquinhas Crocantes de Tapioca: releitura do tradicional, essa receita é uma ótima opção para servir de entrada em um jantar entre amigos. Leve e saborosa, vai ser difícil convencer seus convidados a guardarem espaço para o prato principal.
13. Camadinhas de Tapioca com Creme de Vanilla, Manga e Coco Queimado: outra roupagem nova para a tapioca. Também pode ser servida como petisco ou entrada, e traz aquela boa mistura do doce com o salgado.


Como fazer tapioca

Agora que você já tem as receitas na mão, que tal algumas dicas de ouro para você fazer aquela tapioca digna de foto?


Como hidratar o polvilho

Agora que você já tem as receitas na mão, que tal algumas dicas de ouro para você fazer aquela tapioca digna de foto?

Se sua goma já não for hidratada, você vai precisar hidratar o polvilho. O ideal é usar 100 ml de suco de cenoura; mas, se você deseja ter uma massa de tapioca colorida e saborizada, você pode hidratar o polvilho com o suco vegetal de sua preferência.

Já para tapiocas doce, você pode hidratar com suco de frutas, como uva, maracujá, tangerina ou alguma outra de sua preferência.

Para hidratar, vá adicionando o líquido aos poucos, até formar uma farinha granulada, solta e umedecida. Agora seu polvilho está hidratado.


Passo a passo do preparo

  • Em uma frigideira, faça uma camada uniforme com o polvilho já hidratado:
  • Espere a massa ficar unida para virar;
  • Coloque o recheio da preferência e feche a tapioca.

Simples, né? Agora é colocar, literalmente, a mão na massa, preparar o café e saborear uma dessas delícias. E se estiver curioso para se arriscar em outros pratos, acesse Receitas Nestlé. Lá você encontra mais de 4 mil receitas separadas pelos nossos culinaristas.

Perguntas Frequentes

  • Como hidratar o polvilho?

    Basta adicionar aproximadamente 100 ml de um líquido de sua preferência (suco de cenoura é o mais utilizado). Vá adicionando aos poucos até formar uma farinha granulada, solta e umedecida.

  • Como fazer a tapioca?

    É simples: em uma frigideira, faça uma camada uniforme com o polvilho já hidratado. Depois espere a massa ficar unida para poder virar. Por fim, coloque o recheio da preferência e feche a tapioca.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?