Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Bolinho de Chuva Simples

Receita de Bolinho de Chuva simples, frito com açúcar e canela bem sequinho e muito gostoso.

Veja as diferentes versões desta receita

  • Total: 45min
    Preparação: 20min
    Cozimento: 20min
    Servir: 5min
  • 40 pessoas já marcaram como feita
  • Dificuldade: Fácil
  • Porções: 30

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

Em um recipiente, misture o Leite NINHO com os ovos.

Adicione a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem até obter uma massa homogênea.

Em uma panela pequena aqueça o óleo.

Com o auxílio de 2 colheres, porcione pequenas quantidades de massa e despeje-as no óleo quente.

Deixe fritar até que os bolinhos estejam ligeiramente dourados.

Escorra-os em papel absorvente e passe-os no açúcar e canela em pó. Sirva a seguir.

Utensílios

  • Utensilio Panela
Marcar como já feita

Maravilha!
Continue cozinhando com Receitas Nestlé! Esta receita foi adicionada à sua lista de receitas cozinhadas.

Veja os comentários

Mara

08.03.2022
Pessoal fiz está massa é banhei com chocolate nestes meio amargo e depois salpique o chocolate Nestlé em pó! Vcs não imagina a delícia que ficou! Outra dica é fazer o ganache para rechear! Obs: coloquei açúcar na massa, não pode colocar muito porque o excesso de açúcar torna o bolinho gorduroso! 🤗

Chefe Receitas Nestlé

10.03.2022
Uau, Mara! Com certeza ficou incrível! Adoramos as dicas! 😍

Raphaela

31.01.2022
Muito boa, acrescentei açúcar e canela na massa, ficou perfeito

Chefe Receitas Nestlé

01.02.2022
Sempre cabe uma adaptação no preparo! Agradecemos por nos contar sobre a sua versão, tenho certeza que ficou maravilhoso.😋

Patrícia

30.01.2022
Essa receita me parece muito boa. Mas não tem açúcar na massa???

Chefe Receitas Nestlé

31.01.2022
Olá Patrícia, essa receita não vai açúcar na massa, uma vez que tradicionalmente você irá salpicar açúcar e canela em volta dos bolinhos quando os mesmos estiverem prontos. Agradecemos a sua participação, até breve!

Miriam

16.10.2021
Segui a receita e tbm as dicas das meninas acrescentei 2 colheres de açúcar demerara e 2 colheres de leite em pó, tbm peneirei a farinha de trigo e o leite em pó a massa ficou super fofinha e gostosa.

Chefe Receitas Nestlé

22.10.2021
Uau! Tenho certeza que ficou incrível! Adoramos a sua participação! 💙

LEANDRO

12.10.2021
Coloquei dois ovos caipira ,1 e 1/2 xicara de farinha penerada ,1 xícara de leite líquido ,uma xícara de leite em pó, 1/2 de leite moça,1 colher de fermento . Mexi os ovos com leite em pó acrescentar leite líquido ,e a farinha depois fermento e leite moça e depôis fazer as bolinhas com colher e fritar até ficar moreno aí só jogar no açucar com canela fica bao

Chefe Receitas Nestlé

18.10.2021
Uau! Tenho certeza que ficou maravilhoso! Adoramos a sua participação! 😍

Bolinho de chuva combina com...

Aquele cafézinho gostoso num fim de tarde chuvoso ou uma caneca de chocolate quente!

Das crianças aos avós, o bolinho de chuva agrada a todos os paladares. Quando ele é bem douradinho, com o açúcar e canela polvilhado, crocante por fora e aerado por dentro, se torna o prato perfeito para um lanche da tarde, ou até mesmo para um café da manhã para começar o dia de maneira mais doce.


Tudo sobre a receita de Bolinho de Chuva


Origem, história e curiosidades

Bolinho de chuva é aquela sobremesa que nos remete à infância, especialmente pelas memórias de nossas avós preparando essa iguaria deliciosa na hora do lanche. Mas, afinal, qual é a origem do bolinho de chuva?

Na época do Brasil Colônia, o trigo era um artigo raro, pois era muito caro, então as receitas de pães e bolos costumavam levar mandioca ou cará (uma raiz semelhante ao inhame). A coisa só começou a mudar de figura com a vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil, no início do século XIX, quando a farinha de trigo começou a se popularizar por aqui.

A massa é basicamente a mesma do sonho português. Essa história é contada por Luís Câmara Cascudo em seu livro “História da Alimentação no Brasil”. O folclorista conta que a receita original dos sonhos é similar, inclusive, com o açúcar refinado e a canela em pó por cima, mas, diferente do sonho, o bolinho de chuva não possui o creme de confeiteiro de recheio.

Assim como muitas das comidas populares da culinária brasileira, o bolinho de chuva foi criado por mãos negras. As mulheres escravizadas faziam os bolinhos e os enrolavam em folha de bananeira para preservar a temperatura. Seu sabor irresistível acabou conquistando a todos e hoje é uma receita muito popular, especialmente por conta dos ingredientes baratos e sempre à disposição na cozinha dos brasileiros.


Variações da receita

Dá para incluir outros ingredientes na massa, como banana, doce de leite e até erva-doce – mas o ideal é fazer recheios com esses ingredientes à parte e, só então, colocá-los no bolinho de chuva já pronto.

No site de Receitas Nestlé, você aprende a fazer várias versões do famoso bolinho de chuva. Anota aí!


Dicas especiais e complementares

O segredo de como fazer o bolinho de chuva perfeito é o equilíbrio. Não exceda a quantidade de farinha de trigo da massa, pois isso pode torná-la pesada e fazer perder sua principal característica: ser aerada, com bastante ar.

Caso ela ainda não esteja firme, vá adicionando aos poucos mais farinha de trigo, com muito cuidado. Se a massa ficar muito dura, acrescente leite até ela chegar no ponto ideal.

Outra dica é dosar a quantidade de fermento: o excesso pode deixar o bolinho de chuva muito gorduroso. Na confeitaria, proporções e equilíbrio são tudo!

Dúvidas comuns sobre Bolinho de Chuva

  • Pode congelar a massa de Bolinho de Chuva?

    Não é possível congelar, pois a massa contém fermento, que perde o efeito em pouco tempo. Por se tratar de uma receita rápida e fácil, o melhor é fazê-la e comê-la na hora.

  • Pode fazer Bolinho de Chuva com água?

    Sim. Ao invés de usar leite, você pode trocar pela mesma quantidade de água. Isso altera um pouco o sabor apenas. Se preferir, faça com leite em pó diluído também na mesma medida e seguindo as orientações da embalagem.

  • Porque meu Bolinho de Chuva fica cru por dentro?

    Isso acontece geralmente quando você frita seus bolinhos em fogo muito alto. O correto é: assim que o óleo atingir a temperatura ideal, pode abaixar o fogo um pouco e, em seguida, comece a fritar. O bolinho de chuva precisa ficar dourado por fora e cozido por dentro. Espere até que os dois lados estejam dourados para tirar, pois se tirar antes do tempo certo, ele ficará cru. Se a panela for muito pequena, frite menos bolinhos por vez. É bom fazer em panela média.

  • Como deixar o Bolinho de Chuva bem sequinho?

    O ideal é não usar muito óleo. Uma panela média com 2-3 dedos de óleo já é suficiente para fritar, do contrário o Bolinho ficará “encharcado”. Frite em óleo na temperatura indicada (180º a 190º). DICA: você pode colocar 1 colher (sopa) de amido de milho na massa para ajudar a deixar o Bolinho de Chuva mais sequinho. Sempre depois de fritar, escorra bem o óleo com uma escumadeira e imediatamente coloque o bolinho sobre papel toalha para secar.

  • Bolinho de chuva combina com o quê?

    Um bom café da tarde, lanche das crianças ou um brunch bem sortido.

  • Qual é a origem do bolinho de chuva?

    A massa do bolinho de chuva é a mesma do sonho português, só que sem recheio. Mas o formato que conhecemos hoje teve origem na época do Brasil Colônia, quando mulheres escravizadas cozinhavam os bolinhos e os enrolavam em folhas de bananeira

Fontes:

http://www.caminhodovinho.tur.br/historia-bolinho-de-chuva/

https://www.homemnacozinha.com/bolinho-de-chuva/

https://www.almanaquesos.com/avo-ensina-receita-de-bolinho-de-chuva-e-viraliza-na-internet/

pixel