Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Bolinho de Chuva Simples

Receita de Bolinho de Chuva simples, frito com açúcar e canela bem sequinho e muito gostoso.

Veja as diferentes versões desta receita

  • Total: 45min
    Preparação: 20min
    Cozimento: 20min
    Servir: 5min
  • 18 pessoas já marcaram como feita
  • Dificuldade: Fácil
  • Porções: 30

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

Em um recipiente, misture o Leite NINHO com os ovos.

Adicione a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem até obter uma massa homogênea.

Em uma panela pequena aqueça o óleo.

Com o auxílio de 2 colheres, porcione pequenas quantidades de massa e despeje-as no óleo quente.

Deixe fritar até que os bolinhos estejam ligeiramente dourados.

Escorra-os em papel absorvente e passe-os no açúcar e canela em pó. Sirva a seguir.

Utensílios

  • Panela
Marcar como já feita

Maravilha!
Continue cozinhando com Receitas Nestlé! Esta receita foi adicionada à sua lista de receitas cozinhadas.

Veja os comentários

Ana

27.07.2021
1 2 3 4 5

Fiz também a versão salgada. Acrescentei queijo ralado na massa e uma pitada de sala. Ficou incrível! Gostinho de infância.

Aline

20.06.2021
1 2 3 4 5

Acrescentei 3 colheres de açúcar e mais 3 colheres de leite em pó ... Ficou demais!!!

Rejane

06.05.2021
1 2 3 4 5

Dupliquei a receita, coloquei 3 colheres de açúcar como alguém indicou a cima, ficou bem gostoso, mas sabe como é mãe, diz que falta 1 pitada de sal para ficar ainda melhor!! Grata pela receita!

Alessandra

14.03.2021
1 2 3 4 5

Coloquei 2 colheres de sopa de açúcar massa, para não ficar tão neutra. Fiz também uma versão adicionando com raspas de laranja: 1 colher de chá para a massa e 2 colheres de chá para polvilhar com o açúcar. Sucesso!!!

Vanessa

13.02.2021
1 2 3 4 5

Ótima receita,só vou acrescentar da próxima vez um pouco de açúcar na massa,mais gostei muito,ficaram macios e sequinhos .

Letícia Henriques Fernandes

25.12.2020
1 2 3 4 5

Muito boa a receita, acrescentei 3 colheres pequenas de açúcar mascavo,ficou excelente!

Marceli

30.10.2020
1 2 3 4 5

Maravilhosooooo! Coloquei sal na massa! Não coloquei açúcar e nem canela! Ficou divino! Comi até....😋😊 Gosto dos dois tipos com açúcar e canela ( já coloquei maçã na massa tb...muito bom) e só com sal na massa e digo até que prefiro mais (salgado)...uhuuummm😋😊

G. Klumpp

04.06.2020
1 2 3 4 5

Faltou açúcar na massa. Eu adicionaria 2 colheres de sopa de açúcar, uma colher de chá de baunilha, e uma pitada de sal.

Cinthya Lárissa Gonçalves de Alcântara

04.06.2020
1 2 3 4 5

Amei! Bem fácil!

Davi Medeiros

26.05.2020
1 2 3 4 5

faltou açúcar massa, Ficou bem gostoso na proxima vez vou por açúcar na massa

Você gostou desta receita? Conte para nós o que achou!

1 2 3 4 5

Bolinho de chuva combina com...

Aquele cafézinho gostoso num fim de tarde chuvoso ou uma caneca de chocolate quente!

Das crianças aos avós, o bolinho de chuva agrada a todos os paladares. Quando ele é bem douradinho, com o açúcar e canela polvilhado, crocante por fora e aerado por dentro, se torna o prato perfeito para um lanche da tarde, ou até mesmo para um café da manhã para começar o dia de maneira mais doce.


Tudo sobre a receita de Bolinho de Chuva


Origem, história e curiosidades

Bolinho de chuva é aquela sobremesa que nos remete à infância, especialmente pelas memórias de nossas avós preparando essa iguaria deliciosa na hora do lanche. Mas, afinal, qual é a origem do bolinho de chuva?

Na época do Brasil Colônia, o trigo era um artigo raro, pois era muito caro, então as receitas de pães e bolos costumavam levar mandioca ou cará (uma raiz semelhante ao inhame). A coisa só começou a mudar de figura com a vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil, no início do século XIX, quando a farinha de trigo começou a se popularizar por aqui.

A massa é basicamente a mesma do sonho português. Essa história é contada por Luís Câmara Cascudo em seu livro “História da Alimentação no Brasil”. O folclorista conta que a receita original dos sonhos é similar, inclusive, com o açúcar refinado e a canela em pó por cima, mas, diferente do sonho, o bolinho de chuva não possui o creme de confeiteiro de recheio.

Assim como muitas das comidas populares da culinária brasileira, o bolinho de chuva foi criado por mãos negras. As mulheres escravizadas faziam os bolinhos e os enrolavam em folha de bananeira para preservar a temperatura. Seu sabor irresistível acabou conquistando a todos e hoje é uma receita muito popular, especialmente por conta dos ingredientes baratos e sempre à disposição na cozinha dos brasileiros.


Variações da receita

Dá para incluir outros ingredientes na massa, como banana, doce de leite e até erva-doce – mas o ideal é fazer recheios com esses ingredientes à parte e, só então, colocá-los no bolinho de chuva já pronto.

No site de Receitas Nestlé, você aprende a fazer várias versões do famoso bolinho de chuva. Anota aí!


Dicas especiais e complementares

O segredo de como fazer o bolinho de chuva perfeito é o equilíbrio. Não exceda a quantidade de farinha de trigo da massa, pois isso pode torná-la pesada e fazer perder sua principal característica: ser aerada, com bastante ar.

Caso ela ainda não esteja firme, vá adicionando aos poucos mais farinha de trigo, com muito cuidado. Se a massa ficar muito dura, acrescente leite até ela chegar no ponto ideal.

Outra dica é dosar a quantidade de fermento: o excesso pode deixar o bolinho de chuva muito gorduroso. Na confeitaria, proporções e equilíbrio são tudo!

Dúvidas comuns sobre Bolinho de Chuva

  • Pode congelar a massa de Bolinho de Chuva?

    Não é possível congelar, pois a massa contém fermento, que perde o efeito em pouco tempo. Por se tratar de uma receita rápida e fácil, o melhor é fazê-la e comê-la na hora.

  • Pode fazer Bolinho de Chuva com água?

    Sim. Ao invés de usar leite, você pode trocar pela mesma quantidade de água. Isso altera um pouco o sabor apenas. Se preferir, faça com leite em pó diluído também na mesma medida e seguindo as orientações da embalagem.

  • Porque meu Bolinho de Chuva fica cru por dentro?

    Isso acontece geralmente quando você frita seus bolinhos em fogo muito alto. O correto é: assim que o óleo atingir a temperatura ideal, pode abaixar o fogo um pouco e, em seguida, comece a fritar. O bolinho de chuva precisa ficar dourado por fora e cozido por dentro. Espere até que os dois lados estejam dourados para tirar, pois se tirar antes do tempo certo, ele ficará cru. Se a panela for muito pequena, frite menos bolinhos por vez. É bom fazer em panela média.

  • Como deixar o Bolinho de Chuva bem sequinho?

    O ideal é não usar muito óleo. Uma panela média com 2-3 dedos de óleo já é suficiente para fritar, do contrário o Bolinho ficará “encharcado”. Frite em óleo na temperatura indicada (180º a 190º). DICA: você pode colocar 1 colher (sopa) de amido de milho na massa para ajudar a deixar o Bolinho de Chuva mais sequinho. Sempre depois de fritar, escorra bem o óleo com uma escumadeira e imediatamente coloque o bolinho sobre papel toalha para secar.

  • Bolinho de chuva combina com o quê?

    Um bom café da tarde, lanche das crianças ou um brunch bem sortido.

  • Qual é a origem do bolinho de chuva?

    A massa do bolinho de chuva é a mesma do sonho português, só que sem recheio. Mas o formato que conhecemos hoje teve origem na época do Brasil Colônia, quando mulheres escravizadas cozinhavam os bolinhos e os enrolavam em folhas de bananeira

Fontes:

http://www.caminhodovinho.tur.br/historia-bolinho-de-chuva/

https://www.homemnacozinha.com/bolinho-de-chuva/

https://www.almanaquesos.com/avo-ensina-receita-de-bolinho-de-chuva-e-viraliza-na-internet/