Como saber se o óleo está na temperatura ideal?
Existem alguns métodos práticos para saber se o óleo está na temperatura ideal para fritura. O mais comum é colocar um pedacinho da massa do bolinho de chuva na panela com o óleo quente. Se começar a borbulhar ao redor, significa que a temperatura está adequada.
Outra técnica é a do palito de fósforo: coloque um palito novo dentro da panela com óleo, quando o fósforo acender, é sinal de que o óleo atingiu a temperatura ideal. Retire-o logo em seguida.
Mas atenção: tenha muito cuidado ao utilizar essa técnica.
Se você tiver um termômetro culinário, a temperatura ideal para fritar o bolinho de chuva é de 180 °C. E lembre-se: para manter essa temperatura estável, evite colocar muitos bolinhos na panela ao mesmo tempo.
Como deixar o bolinho de chuva sequinho, e não encharcado?
Para fazer um bolinho de chuva sem ficar encharcado é importante deixar o óleo na temperatura ideal: se estiver muito quente, o bolinho pode queimar por fora e ficar cru por dentro; se o óleo estiver muito frio, os bolinhos de chuva ficam encharcados e murchos.
Além disso, há outros cuidados que fazem toda a diferença no preparo do bolinho de chuva.
-
Utilizar a panela correta: opte por uma panela funda e de tamanho médio para evitar respingos e use uma quantidade menor de óleo. Se for viável, opte por panelas de inox com fundo grosso, que distribuem melhor o calor e garantem uma fritura uniforme;
-
Quantidade de óleo: a quantidade de óleo ideal é aquela que mantém os bolinhos imersos durante a fritura;
-
Tipo de óleo ideal: os óleos vegetais, como de algodão e de palma, são os mais indicados, pois resistem melhor às altas temperaturas, ao contrário dos óleos de origem animal, como manteiga e banha de porco, que queimam com mais facilidade;
-
Escorrer bem: para garantir um bolinho de chuva sequinho, use uma escumadeira para retirar o óleo e coloque-os em um escorredor de frituras em formato de grade. Se optar por usar papel absorvente, lembre-se de trocá-lo com frequência.
Variações da receita de bolinho de chuva
A partir da receita de bolinho de chuva fácil é possível criar outras variações igualmente deliciosas, como bolinho de chuva com doce de leite e bolinho de chuva na air fryer.
Bolinho de chuva com doce de leite
Se o bolinho de chuva já é uma delícia por si só, imagina recheado com doce de leite?
O preparo do bolinho de chuva com doce de leite é simples e o recheio é feito após os bolinhos estarem prontos.
Basta cortá-los ao meio, utilizando uma faca de serrinha, e, com o auxílio de uma colher de chá, recheá-los com doce de leite feito com Leite MOÇA®.
Para preparar um doce de leite caseiro na panela de pressão, utilizando apenas uma lata de Leite MOÇA®, confira o passo a passo.
-
Separe 1 lata de leite condensado (395 g).
-
Retire o rótulo da lata e, se necessário, lave-a para remover qualquer resíduo de cola.
-
Coloque a lata fechada em uma panela de pressão, cobrindo-a completamente com água.
-
Cozinhe em fogo médio e com a panela tampada. Após o início da pressão, deixe cozinhar por mais 20 minutos, ainda em fogo médio.
-
Aguarde sair toda a pressão antes de abrir a panela.
-
Retire a lata com cuidado e aguarde esfriar completamente antes de abrir.
-
Coloque o doce de leite em um recipiente e misture bem até obter uma mistura lisa e homogênea.
Bolinho de chuva na air fryer
Outra forma de preparar o bolinho de chuva é utilizando a air fryer. Essa é uma versão mais saudável, pois não há imersão no óleo, mas é igualmente deliciosa.
Os ingredientes dessa versão são os mesmos do bolinho de chuva tradicional, o que difere é a finalização. Portanto, confira, abaixo, o passo a passo para você preparar o bolinho de chuva na air fryer bem sequinho por fora e macio por dentro.
-
Preaqueça a air fryer a 200 °C e, enquanto isso, misture todos os ingredientes citados acima, com exceção do açúcar e da canela, até formar uma massa homogênea.
-
Agora, forre o fundo da air fryer com papel-alumínio, para evitar que a massa escorra.
-
Com o auxílio de uma colher de chá, modele pequenas porções de massa e coloque no cesto da fritadeira. Se preferir, utilize duas colheres para facilitar esse processo. Lembre-se de deixar um espaço entre os bolinhos para não grudarem.
-
Programe o preparo para 5 minutos. Retire os bolinhos prontos e repita o processo até assar toda a massa.
-
Por fim, polvilhe os bolinhos ainda quentes em uma mistura de açúcar e canela.
Outras variações deliciosas
Há outras variações deliciosas da receita tradicional de bolinho de chuva, o que permite adicionar novos sabores, texturas e até ingredientes mais nutritivos, sem perder sua característica afetiva e saborosa. Confira, abaixo, algumas variações práticas e cheias de sabor.
-
Bolinho de chuva com banana: para essa variação, coloque uma banana amassada junto à massa tradicional e pronto! Você já tem à mesa um bolinho de chuva com banana ainda mais macio por dentro e muito delicioso;
-
Bolinho de chuva sem ovo: uma boa opção para quem tem restrição alimentar ou quer testar novas possibilidades é o bolinho de chuva sem ovo. Essa variação utiliza o Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral, que tem como função dar liga à massa, substituindo o ovo;
-
Bolinho de chuva de cenoura com chocolate: para os apaixonados por clássicos, o bolinho de chuva de cenoura com chocolate é uma ótima opção. Nessa variação, acrescente uma cenoura pequena batida com 1 xícara (chá) de água e 100 g de Chocolate GAROTO® ao Leite picado à massa tradicional;
-
Bolinho de chuva com chocolate e café: uma combinação perfeita entre 1 cápsula de NESCAFÉ® Dolce Gusto® NESCAU® e 1 cápsula de NESCAFÉ® Dolce Gusto® Barista junto à massa tradicional do bolinho de chuva, que proporcionam um resultado saboroso, aromático e muito aconchegante;
-
Bolinho de chuva integral: outra opção é substituir a farinha de trigo tradicional pela farinha de trigo integral ou pela NESTLÉ® Farinha de Aveia. Assim, você pode saborear uma versão mais equilibrada da receita.
Dicas especiais para o bolinho de chuva perfeito
Para preparar a receita de bolinho de chuva perfeito, contaremos alguns “segredos de chef” que deixarão o seu bolinho excepcional!
-
Bolinhos macios: misture bem todos os ingredientes da massa para garantir que seus bolinhos fiquem macios. O segredo está na consistência da massa, ou seja, ela não pode ficar nem mole, nem dura. Caso note que a massa esteja mole, acrescente farinha de trigo aos poucos; se estiver dura, coloque um pouco de leite;
-
Sequinhos e irresistíveis: é necessário que o óleo esteja bem quente, com a temperatura ideal de 180 °C, para a massa não abrir. Além disso, quando começar a fritar, coloque em fogo baixo para evitar que o bolinho fique cru por dentro;
-
Bolinhos redondinhos: a aparência do bolinho também influencia no sabor e na apresentação. Para que eles fiquem bem redondinhos, você pode modelá-los durante a fritura, utilizando duas colheres de sopa.
Seguindo essas dicas, você evita erros comuns durante o preparo do bolinho de chuva, como um bolinho de chuva encharcado, cru ou desmanchado.
Com o que servir bolinho de chuva?
O bolinho de chuva, assim como o nome sugere, combina perfeitamente com dias chuvosos, mas também é uma ótima pedida para os dias nublados e frios.
Ele é ideal para o café da tarde, um lanche em família ou um piquenique com os amigos. Além disso, esse é um ótimo quitute para as festas juninas, compondo a mesa com charme e tradição.
Esse bolinho combina perfeitamente com bebidas quentes, como chocolate quente, café com leite, cappuccino, leite com NESCAU® ou chás de ervas, como camomila, hortelã ou erva-doce.
Para quem prefere bebidas frias, também é possível combiná-lo com sucos naturais, leite ou chá gelado.
Para dar um toque especial nas festas juninas, forre a tigela com um guardanapo de estampa xadrez ou disponha os bolinhos em uma cestinha de palha. Cada detalhe fará toda a diferença na apresentação e tornará sua receita de bolinho de chuva inesquecível.
Dica de Ingrediente
Armazene os ovos na geladeira para manter sua frescor por mais tempo. Verifique a data de validade regularmente para evitar consumir ovos vencidos.
Dica Alimentar
Os ovos são versáteis e podem ser utilizados em diversas preparações, como omeletes, ovos mexidos, pochê, cozidos, entre outros. Experimente diferentes métodos de cocção para variar as texturas e sabores.
SUSTENTABILIDADE
Você sabia que 97% das embalagens dos produtos Nestlé já são produzidas para serem recicladas? Para mais informações e dicas sobre sustentabilidade, acesse nosso site.
Maravilhosa minha família ama essa receita