Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Bolo de Fubá: tudo sobre a receita que é a cara da casa da vovó

Um bolo de fubá macio e fofinho deixa o dia mais gostoso. Seja cremoso ou com goiabada, essa iguaria é a prova que um bolo simples pode ser delicioso.

Os bolos simples têm um lugar especial no coração das pessoas: fazem lembrar da infância, da casa da vó, do café da manhã ou da tarde em família. Entre eles, um dos mais famosos é o de fubá, um prato que está no livro de receitas de todas as avós brasileiras.

Fofinho, macio e saboroso, ele é um clássico presente na nossa cultura desde a época colonial. Mas como surgiu e virou essa tradição nacional? Tudo isso você descobre neste artigo, além de dicas para um bolo fofinho perfeito e receitas imperdíveis.


Origem

Como grande parte de nossa cultura, o bolo de fubá tem em sua origem influências dos indígenas, portugueses e africanos. Dos primeiros, herdamos a tradição do consumo de produtos feitos do milho, e dos últimos, a palavra “fubá”, que significa farinha na língua quimbunda.

Essa iguaria feita com farinha de milho – o fubá – foi criada durante o Brasil Colonial, como uma alternativa mais barata aos bolos feitos com a cara farinha de trigo importada de Portugal. E foram os portugueses desse período que popularizaram os pratos à base desse cereal.

Esse bolo logo se espalhou por todo país, sendo, ao longo do tempo, associado às quermesses e festas juninas devido ao seu sabor simples, típico de cidades do interior.


Receitas de Bolo de Fubá

Seja para um café da tarde na casa da vó ou uma quermesse do meio do ano, o bolo de fubá é ideal para momentos especiais que pedem um bolo fofinho e quentinho. Desde receitas clássicas até adaptadas para intolerantes a determinados ingredientes, separamos várias opções para agradar a diferentes grupos:


Clássicas

Tal como o bolo de fubá simples, sua versão cremosa também é muito apreciada em todo país desde sua criação – no século XX, com o aumento da produção leiteira nacional. Fique com essas receitas tradicionais e deliciosas:


Com goiabada

Para deixar esse bolo ainda mais saboroso, a goiabada e o leite Moça são ótimas opções. Confira nossas sugestões inovadoras com esses ingredientes:


Sem glúten e Sem Lactose

Se você não quer ou não pode consumir glúten ou lactose, temos uma boa notícia: existem receitas pensadas especialmente para você. Aproveite essas opções liberadas para os intolerantes:


Muffins e Cupcakes

Mini-bolinhos que agradam à criançada, os muffins e cupcakes de fubá unem a praticidade de porções individuais com a diversão de cozinhar com os pequenos – só precisa ter paciência com esses ajudantes mirins. Inspire-se nessas sugestões:


Dicas para um bolo de fubá perfeito

Para todos os bolos, é ideal que a massa fique leve e fofinha – mas, para os bolos simples, isso é fundamental, já que seu prestígio vem da massa em si. Então siga nossas dicas para fazer um bolo de fubá fofinho que deixaria qualquer avó super orgulhosa:

1. Siga a receita: nós sabemos que todo mundo adora fazer bolos simples no olho, mas para ele ficar impecável, é melhor medir as quantidades certas dos ingredientes;
2. Escolha produtos de qualidade: marcas confiáveis e ingredientes dentro da validade são o mínimo para conseguir um bom resultado;
3. Misture bem os componentes da massa: misture primeiro os líquidos e depois coloque os secos, deixando o fermento para o final;
4. Peneire o fubá e a farinha de trigo;
5. Use ingredientes em temperatura ambiente;
6. Pré-aqueça o forno em temperatura média;
7. Para elevar o sabor do bolo, você pode acrescentar erva-doce, goiabada ou queijo ralado à massa, ou até polvilhar açúcar com canela ou coco ralado por cima.


Festas juninas

As celebrações de junho coincidem com a época da colheita do milho no país, por isso encontramos tantos pratos à base desse cereal nas nossas amadas festas juninas, como Canjica, Curau , milho-verde com manteiga, Pamonha e muito mais.

O fubá, uma farinha feita de milho, não é exceção a essa regra e está sempre presente nas quermesses na forma do tradicional bolo, que combina muito bem com o friozinho e os sabores simples e deliciosos dessa época.

Mais pratos típicos dessas comemorações você encontra nessas páginas: Receitas de Festa Junina, Festa Junina – Especial Doces e Arraiá #emcasa.

Se você gosta de cozinhar ou surpreender as pessoas que ama, no site Receitas Nestlé existem milhares de receitas de bolos, pratos principais e muitas outras comidas para uma refeição maravilhosa, então não deixe de conferir.


Perguntas frequentes

  • O bolo de fubá é brasileiro?

    Sim, essa iguaria nasceu aqui mesmo, resultado da união das culturas indígena, portuguesa e africana.

  • Que sabores combinam com o bolo de fubá?

    Para aprimorar o sabor desse bolo simples, ingredientes como goiabada e erva-doce são muito usados em todo Brasil. Outras opções são coco ou queijo ralado, e açúcar com canela.

  • Bolo de fubá tem cobertura?

    Tradicionalmente não, mas nada impede que você solte sua imaginação e faça uma cobertura de dar água na boca.

Fontes:

https://receitas.ig.com.br/2020-05-14/nao-erre-aprenda-a-fazer-o-bolo-de-fuba-perfeito-com-dicas-da-palmirinha.html

https://cidadeverde.com/noticias/323325/aprenda-a-fazer-um-bolo-de-fuba-fofinho-de-liquidificador

https://www.saboravida.com.br/gastronomia/2018/03/30/especial-bolo-de-fuba-cremoso/

http://www.caminhodovinho.tur.br/bolo-de-fuba-origens-e-variacoes/

http://semmedida.com/blog/fuba-de-milho-um-alimento-de-toda-america/

https://www.capixabao.com/leitura/4804/vitoria/fuba-e-sua-origem/

http://museudaimigracao.org.br/blog/migracoes-em-debate/o-bolo-de-fuba-e-a-tradicao-das-festas-juninas-em-sao-paulo

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?