Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

30 receitas de macarrão para variar o cardápio

Molhos e formatos de massa dos mais diversos em receitas para divertir o paladar

Uma boa massa sempre faz sucesso em qualquer ocasião. Molhos dos mais diversos, aliados a formatos e cortes de massa: as possibilidades são infinitas! Trata-se de um prato geralmente bem fácil de fazer e que serve para muita gente, portanto ideal para reuniões familiares ou reuniões com os amigos.

Antes de partirmos para as receitas mais elaboradas, é sempre bom sacar os fundamentos de um bom macarrão, não é? Por isso, vamos primeiro entender como fazer um delicioso macarrão com molho de tomate bem suculento.

1. Macarrão ao Molho Sugo

Macarrão ao molho sugo

Ingredientes

  • meia colher (sopa) de óleo
  • meia cebola picada
  • 1 tomate sem sementes e picado
  • 1 sachê de MAGGI® MEU SEGREDO® Refoga
  • 4 tomates grandes maduros, batidos
  • meio pacote de macarrão tipo espaguete cozido
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola.
2. Junte o tomate picado e o MAGGI MEU SEGREDO e refogue até murchar.
3. Adicione os tomates batidos e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até apurar o molho.
4. Retire do fogo e sirva o molho sobre o macarrão já cozido.
5. Finalize com o queijo parmesão.

Outras receitas de macarrão deliciosas:

Receitas de Macarrão: Macarrão Carbonara

2. Macarrão à Bolonhesa: Essa aqui é a macarronada que esperamos encontrar em um bom almoço de domingo. O melhor: é um prato que rende bastante e fica pronto bem rapidinho.
3. Macarrão com Calabresa: Deliciosa receita com linguiça calabresa, polpa de tomate, pimenta-do-reino e MAGGI Meu Segredo Tomate e Ervas.
4. Espaghetti con Pomodori Secchi: Ao invés do molho de tomate, utilize o tomate seco como base desse delicioso prato. Pronto em 20 minutos.
5. Macarrão ao Limone ao Creme: A acidez do limão traz um frescor ao prato que merece ser apreciado com atenção.
6. Macarrão com Cogumelos e Filé de Frango: O shimeji é a estrela principal deste prato. Além disso, o tomate cereja também dá um sabor especial ao seu espaguete.
7. Macarrão Carbonara: Um dos grandes clássicos da culinária italiana. Bacon, ovos, queijo parmesão e a água usada para cozinhar a massa criam uma emulsão cremosa, resultando em um prato suculento.
8. Macarrão com Brócolis: Uma receita de massa, com vegetais sendo os principais atrativos do prato.
9. Macarrão com Ragu de Carne: A carne de músculo bem picadinha e temperada eleva o sabor do prato.
10. Macarrão com Frango e Milho-Verde: Um frango desfiado temperado com salsa e milho-verde. Pronto em 30 minutos.
11. Macarrão de Forno: O cozimento mais lento faz com que o sabor fique mais apurado. Na receita vai Requeijão NESTLÉ Light, queijo branco, palmito, azeitonas e MAGGI MEU SEGREDO 7 Vegetais.
12. Macarrão Romance: O molho de queijo gorgonzola e parmesão se une a um elemento bem inusitado, mas que promete chamar a atenção dos paladares mais atento: pinhão!
13. Macarronada de Férias: Nessa receita super rápida, pronta em 25 minutos, use abobrinha, cenoura, palmitos, pimenta calabresa e peixes como badejo, cação ou bacalhau fresco em cubinhos para formar uma deliciosa macarronada.
14. Espaguete à Putanesca: Prato típico italiano, da região de Nápoles, tem como característica o uso de ingredientes típicos dos países mediterrâneos, como anchovas e alcaparras.
15. Macarrão com Pesto de Agrião (Macarrão Indestrutível): O pesto é um preparado tradicional italiano, composto basicamente por folhas de manjericão moídas com pinhões, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados, misturados com azeite extra virgem e temperado com pimenta preta. Nessa versão, entra o agrião na mistura.
16. Macarrão ao Bacon: Essa mistura aqui não tem erro: bacon, creme de leite, queijo parmesão e massa de macarrão. Delicioso.
17. Macarrão com Atum Cremoso: O toque especial nessa receita são as ervilhas, que dão texturas e sabores novos ao delicioso creme de atum.
18. Parafuso ao Pesto de Brócolis: Para fazer esse pesto, use queijo cottage e apenas as flores do brócolis, dispensando os talos.
19. Macarrão com Carne Desfiada Maggi Equilibrium: O acém desfiado derrete na boca junto com o penne bem cozinhado.
20. Talharim com Rúcula e Nozes: As nozes tostadas e o vinagre de vinho branco são os diferenciais dessa deliciosa receita.
21. Macaroni & Cheese: O tradicional mac & cheese britânico. Nessa receita, misture queijo cheddar e queijo prato para acrescentar cremosidade.
22. Capeletti com Recheio de Abóbora ao Molho Sugo: A abóbora cabotiá vai dar uma textura especial a este delicioso recheio.
23. Macarrão Integral com Molho e Iogurte, Frango e Curry: Basta cozinhar macarrão tipo penne integral e misturar ao molho composto por Iogurte NESTLÉ Natural Desnatado, peito de frango, curry em pó e manjericão picado. Em 30 minutos, sua refeição está pronta!
24. Macarrão de Legumes: Bem fácil: cenoura, abobrinha em tiras finas, filé de frango e MAGGI MEU SEGREDO Tomate e Ervas.
25. Papardelli ao Molho de Frango e Peito de Peru: O molho é composto por frango desfiado e Creme de Leite NESTLÉ, temperado com MAGGI Caldo de Galinha.
26. Macarrão ao Molho Branco com Salmão: Um prato bem básico, mas que não abdica em momento algum do sabor.
27. Macarrão Cremoso com Alho-poró: O sabor marcante do alho-poró é o responsável pela personalidade do prato.
28. Talharim ao Alho e Óleo com Camarões: Frutos do mar caem muito bem com uma massa e essa receita de talharim é uma boa pedida para comer degustando um bom vinho.
29. Capelete Express: Apenas 15 minutos são necessários para preparar esse prato, que consiste em uma massa recheada por carne na panela de pressão com tomates e servido com queijo parmesão.

30. Farfalle com Ragu de Carne

Farfalle Com Ragu de Carne

Ingredientes

Molho Ragu

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 500 g de acém em cubos pequenos
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 talo de salsão em cubos
  • 1 cenoura pequena picada
  • 2 folhas de louro
  • 2 tabletes de MAGGI® Caldo Carne
  • meia xícara (chá) de polpa de tomate
  • 1 xícara (chá) de vinho tinto
  • 1 xícara (chá) de água

Massa

  • 4 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 6 ovos

Modo de preparo

Molho Ragu

1. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure bem a carne, colocando aos poucos, para não juntar água. Reserve.
2. Na mesma panela refogue a cebola e o alho, acrescente o salsão e a cenoura e misture até refogar.
3. Adicione a carne reservada, acrescente o louro e o MAGGI Caldo. Junte a polpa de tomate, o vinho tinto, a água e cozinhe, em fogo médio, por 30 minutos, após pegar pressão.
4. Desligue o fogo, espere sair toda a pressão, abra a panela, retire o caldo e reserve.
5. Tampe a panela, agite-a bem para desfiar a carne. Retorne o caldo para a panela e deixe ferver, em fogo baixo, por 10 minutos, para apurar um pouco. Reserve aquecido.

Massa

6. Em uma superfície, misture a farinha de trigo com o sal, deixando um buraco no centro.
7. Acrescente os ovos, aos poucos, incorporando-os à farinha com cuidado.
8. Faça movimentos circulares até formar uma massa homogênea. Sove bem, por 5 minutos, formando uma bola.
9. Cubra com plástico-filme e deixe descansar por 30 minutos. Divida a massa em 3 partes, e abra cada uma delas, com o auxílio de um rolo de macarrão, polvilhando farinha quando necessário. A massa deve ficar bem fina.
10. Corte as beiradas com uma carretilha, ou uma faca, formando retângulos.
11. Junte as aparas, abra novamente para formar mais um retângulo. Com a carretilha corte os retângulos formando retângulos menores (5 cm x 3 cm).
12. Pegue cada retângulo menor e aperte ao meio, formando as gravatinhas (farfalle).
13. Coloque-as em um refratário polvilhado com farinha de trigo, até o cozimento.
14. Em uma panela com água fervente e sal, cozinhe o macarrão por cerca de 7 minutos, ou até ficar “al dente”.
15. Escorra e sirva com o Ragu reservado.

Gostou das nossas sugestões? Você pode encontrar aqui em Receitas Nestlé outros pratos deliciosos, além de dicas e foodlists temáticas!

 

Perguntas frequentes

  • Ao cozinhar o macarrão, preciso colocar óleo na água para ferver?

    Não! Criou-se o mito de que colocar um fio de óleo de soja ou azeite na água para cozinhar o macarrão o deixaria mais soltinho, mas o resultado pode ser bem diferente do esperado. O óleo deixa a massa gordurosa e pesada, além de evitar que o molho se misture adequadamente à massa. No fim das contas, o sabor não fica apurado.

  • Devo colocar quanto de sal na água do cozimento do macarrão?

    Não existe um consenso em relação à quantidade, mas o ideal é que ela tenha “gosto de mar”, ou seja, que ela esteja bem salgada. Obviamente, não se deve exagerar na dose, já que isso pode deixar a massa muito salobra. Uma boa medida é: a cada três litros de água, no mínimo, 1 colher de sopa de sal.

  • Qual é o tempo ideal de cozimento do macarrão?

    Cada tipo de massa tem seu tempo de cozimento adequado, pois ele varia a depender da composição do macarrão e até mesmo do seu formato. Geralmente, cada pacote vem com o tempo médio de cozimento (e a temperatura ideal) para deixar ela cozida. Uma dica é sempre deixar o macarrão um pouquinho de tempo a menos do máximo recomendado no pacote, já que a temperatura do molho, caso ele esteja bem quente, pode continuar a cozinhar a massa mesmo depois do fogo desligado.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?