Arroz de Forno Colorido combina com o quê?
Um almoço especial! Num aniversário, numa festa de fim de ano ou mesmo num almoço de domingo com a família, a receita do arroz de forno é uma alternativa gostosa para incrementar com novos aromas e sabores esse alimento que já é tão popular nas mesas dos brasileiros.
Tudo sobre a receita de Arroz de Forno Colorido
Origem, história e curiosidades
O arroz de forno é apenas uma das diversas formas de se preparar este alimento presente em diversas culturas espalhadas por todo o planeta. Fonte de nutrientes muito importantes, o arroz está na base alimentar do brasileiro, e é tão ligado à nossa realidade que parece até ser “criação” nossa, apesar de já ter uma história milenar. Na verdade, evidências históricas indicam que o arroz já era cultivado no Sudeste Asiático há mais de oito mil anos.
Há muitas espécies de arroz pelo mundo, inclusive espécies originárias da Amazônia e da África. A mais conhecida hoje (Oryza sativa), porém, teve origem na região que hoje é a China. De lá, o grão se espalhou pela Ásia, chegando até a Pérsia (hoje Irã) e o Egito. Apesar de os romanos já conhecerem o arroz, foram os árabes que o popularizaram na Europa.
Mas e o Brasil? Bom, os portugueses o trouxeram para cá quando chegaram. Aos poucos, o alimento foi se popularizando. No século XIX, quando a produção de arroz deslanchou por aqui, ele passou à categoria de alimento básico e virou presença fixa na mesa dos brasileiros.
Variações da receita
Além de delicioso e fácil de fazer, o arroz de forno, como toda boa receita, tem suas variações para agradar ainda mais gente. Algumas delas são:
-
Arroz de Forno com Salmão, para quem quer sofisficar;
-
Arroz Integral de Forno, mais fibras para você;
-
Arroz de Forno Integral de Carne, para um incremento na proteína;
-
Arroz de Forno com Abobrinha, porque mais legumes só faz bem.
Dica de Ingrediente
Para obter um cozimento perfeito do arroz, siga as instruções da embalagem e ajuste a quantidade de água conforme o tipo de arroz utilizado. Use água fervente para cozinhar o arroz, garantindo maior rapidez no preparo e uma melhor textura do grão cozido.
Armazene a salsa fresca na geladeira, envolta em papel toalha úmido e dentro de um saco plástico. Para congelar, pique a salsa e armazene em cubos de gelo com água ou azeite de oliva.
Dica Alimentar
Experimente diferentes tipos de arroz em diversas preparações, como risotos, arroz frito ou arroz de forno. Além disso, com as sobras de arroz preparado, você pode fazer bolinho de arroz, arroz de forno e outros pratos.
Use a salsa fresca como guarnição para pratos, em saladas, molhos, marinadas e sopas. A salsa seca pode ser usada como tempero.
Pode ser feito com arroz integral?