Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Bolo de Milho Salgado

Receita de Bolo de Milho Salgado gostosa e saborosa feita com espigas de milho-verde, MAGGI Tempero e Sabor Legumes e queijo mozarela

  • Total: 40min
    Preparação: 10min
    Cozimento: 30min
  • 1 pessoas já marcaram como feita
  • Dificuldade: Fácil
  • Porções: 12

Ingredientes

  • 5 espigas de milho-verde (cortar os grãos da espiga com uma faca)
  • 2 ovos
  • meia xícara (chá) de óleo
  • meia xícara (chá) de Leite Líquido MOLICO Total Cálcio
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 envelopes de MAGGI Tempero e Sabor Legumes
  • meia colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 cebola pequena picada
  • 100 g de queijo mozarela em cubos
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata o milho-verde, os ovos, o óleo e o Leite MOLICO, até ficar homogêneo.

Adicione o sal, o MAGGI Tempero e Sabor e o fermento em pó.

Coloque em uma forma de furo central, untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo.

Acrescente a cebola e o queijo mozarela e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.

Na metade do tempo polvilhe o queijo parmesão ralado. Sirva.

Utensílios

  • Forno
  • Liquidificador
  • Forma de furo no meio

Dicas

- O Bolo de Milho pode ser congelado, desde que bem embalado, por até 3 meses.
- Para substituir as espigas em sua receita de Bolo de Milho, você deve usar 2 latas de milho enlatado, de 200g cada uma. Ou seja, 400g de milho enlatado.
- Para garantir que o bolo não murche preste atenção em como seu Bolo de Milho foi assado. Forno alto demais não garante estrutura interna e o bolo pode murchar; já o forno baixo demais faz com que o bolo não cresça.
O ideal é deixar o bolo em temperatura constante e o forno precisa ser pré-aquecido a 180ºC. Além disso, após o tempo correto de forno, deixe que ele termine de assar com o forno desligado para não correr o risco de murchar.
Marcar como já feita

Maravilha!
Continue cozinhando com Receitas Nestlé! Esta receita foi adicionada à sua lista de receitas cozinhadas.

Veja os comentários

Adriana

13.04.2021
1 2 3 4 5
Bolo perfeito!

Você gostou desta receita? Conte para nós o que achou!

1 2 3 4 5

Bolo de milho salgado combina com...

Um cafezinho, um chá ou um suco bem gelado! Pode ser no café da tarde ou até mesmo no café da manhã, afinal, o bolo de milho salgado é super versátil, podendo ter na receita queijo mozarela, para dar mais sabor ao recheio, e o parmesão ralado para deixar a massa bem douradinha.

Outra opção é acrescentar uma saladinha para acompanhar e fazer do bolo de milho salgado o prato principal da refeição. Achou diferente? Prepare-se para descobrir o sabor indescritível dessa receita rápida e simples de preparar.


Tudo sobre a receita de bolo de milho salgado


Origem, história e curiosidades

O milho é nativo da América Central, sendo muito conhecido e utilizado pelos índios tupis-guaranis. Aqui no Brasil, ele está presente há muito tempo. Quando os portugueses chegaram ao país, logo encontraram os índios e, com eles, toda uma tradição desenvolvida em torno do cereal. Foi a partir da colonização que o milho ficou famoso e passou a ser conhecido em todo o mundo.

Prova disso é que o milho é um dos três cereais mais consumidos do globo. E tudo porque, além de delicioso, é nutritivo e fonte de várias vitaminas – como A, C e E. Esse potencial nutricional do milho age na saúde dos olhos, aumenta a imunidade e pode até reduzir os riscos de problemas no coração.

A época de maior consumo do milho na mesa do brasileiro é, sem dúvida alguma, o período junino. É quando ele vira pamonha, canjica, bolos e também é muito consumido cozido e assado. E quem não conhece o cuscuz? Esse sim é um prato indispensável, principalmente na mesa do nordestino.


Variações da receita

O bolo de milho salgado é apenas uma das inúmeras variações de receitas com milho que foram descobertas ao longo da nossa história. A receita foi sendo experimentada, entre tantas outras derivadas do milho, e ganhou adornos em seu recheio, incrementando cada vez mais a mesa dos brasileiros.

E que tal experimentar mais receitas feitas com milho?


Dicas especiais e complementares

Organize os ingredientes
Organizar o preparo da receita facilita muuuito... Deixe os ingredientes todos na mesa antes de começar a fazer o bolo de milho salgado, e fique atento para não esquecer nada.

Com todos os itens da receita separados o preparo será até mais rápido, já que você não vai precisar ficar correndo pra lá e pra cá em busca de ingredientes que estão guardados no fundo do armário, e que podem atrasar seu bolo ou ainda fazê-lo passar do ponto.

O bolo de milho salgado perfeito
Quer saber o segredo do bolo perfeito? É simples! Use cada ingrediente na medida certa indicada na receita. A temperatura ambiente é ideal para os ovos e a manteiga, assim esses ingredientes vão deixar a massa mais leve e fofinha.

Peneire todos os ingredientes secos, como a farinha de trigo e o açúcar. Eles vão ficar fininhos e mais fáceis de se incorporar à massa.

E nunca, nunquinha mesmo, abra o forno antes da primeira metade do tempo indicado para o bolo assar.

Para mais dicas confira nosso passo a passo de como fazer o bolo perfeito.

O acompanhamento ideal
Decidiu tirar o aperitivo e transformar seu bolo de milho salgado em prato principal? Nada melhor que uma saladinha para acompanhar.

A dica é uma salada agridoce de alface americana, cebola roxa, manga e frango em tiras com molho de vinagre balsâmico, azeite, MAGGI Fondor, mel e gergelim.

Dúvidas comuns sobre Bolo de Milho Salgado

  • 1. Qual melhor cobertura para Bolo de Milho?

    Faça uma calda firme de goiabada, ou simplesmente polvilhe com açúcar de confeiteiro. Há várias opções e a criatividade é quem vai mandar nessa hora. Outra opção é fazer um brigadeiro branco saborizado. Nesse caso, deixe a consistência mais mole para usar como calda.

  • 2. Porque meu Bolo de Milho não cresce ou murcha?

    Fique atento à forma como você está assando o bolo: isso pode estar interferindo no resultado. A temperatura do forno é primordial para que a receita dê certo. O forno não deve estar alto demais, nem baixo demais – pois o alto não garante estrutura interna e ele pode murchar, enquanto o baixo faz com que o bolo não cresça. O melhor é que esteja pré-aquecido a 180°. Ah, e lembre-se de não abrir o forno antes da hora!

  • 3. Porque meu Bolo de Milho ficou amargo?

    A depender da qualidade do milho usado, existe essa possibilidade, principalmente se o milho usado for enlatado e a qualidade não for muito boa. Para evitar, uma dica é seguir a receita sem mudanças ou acrescente um pouco mais de açúcar. Agora se seu bolo já está pronto, e amargo, uma calda de frutas, doce de leite ou de chocolate pode ajudar.

  • 4. Posso congelar Bolo de Milho?

    Pode sim. Mas cuidado ao embalar. Uma embalagem adequada garante uma validade de até 3 meses.

  • 5. Posso usar milho enlatado?

    Nessa receita pode sim. Substitua as espigas de milho por duas latas de milho enlatado, de 200g cada. Ou seja, 400g de milho enlatado.

Fontes:

https://blogs.gazetaonline.com.br/blogdaanette/3648/do-milho-tudo-se-aproveita/

http://www.scielo.br/pdf/cta/v23n2/v23n2a05

https://www.dgabc.com.br/Noticia/3069796/por-que-o-milho-e-um-dos-simbolos-da-festa-junina#:~:text=O%20milho%20aparece%20como%20um,produzidas%20ao%20longo%20do%20ano.

https://www.daninoce.com.br/gastronomia/segredos/como-untar-a-forma-segredos-para-nao-grudar-e-outras-possibilidades/

https://www.receitasnestle.com.br/dica/2016/12/13/como-fazer-um-bolo-perfeito

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252019000100016

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?