Bolo gelado de leite Ninho combina com o quê?
Um suco beeem refrescante, uma boa xícara de café, de chá ou do que você preferir. E também, com aqueles dias bem quentes. Afinal de contas, não tem nada melhor do que uma boa fatia de bolo gelado em um dia de calor! E se este bolo for de Leite Ninho então, melhor ainda. Molhadinho e com sabor de infância, o bolo gelado é famoso por ser servido em pedaços embrulhados em papel alumínio. Vai dizer que nunca assaltou a geladeira para se deliciar com aquela fatia de bolo geladinho?
Tudo sobre a receita de Bolo Gelado de Leite Ninho
Curiosidades
Não se sabe exatamente quem teve a brilhante ideia de fazer um bolo e servi-lo gelado. O que podemos dizer é que deu certo, não é? E as receitas podem ser as mais variadas. Desde Leite Ninho, até o tradicional bolo gelado de coco, mais conhecido como toalha felpuda.
O toalha felpuda, que é praticamente o pai de todos os bolos gelados, nasceu no Sul do Brasil, no início da década de 80. As cidades de Curitiba e Porto Alegre disputam para saber qual delas foi o berço desta iguaria. Também não há muitas informações de quem o batizou assim. Mas o motivo é até fácil de saber, hein? Afinal, depois de pronto, a textura lembra mesmo uma toalha felpuda, bem macia.
Apesar de não sabermos com exatidão a origem, uma coisa que não temos dúvida é sobre o seu sabor. Sucesso na década de 80, ele voltou com tudo nos dias atuais, em diferentes formatos e sabores, para deixar qualquer um com água na boca.
Variações da receita
Bolo gelado é a sua praia? Então prepare essas outras receitas especiais e muito saborosas!
-
Bolo gelado tropical, para aqueles que amam bolo com fruta
-
Bolo gelado com coco, o mais tradicional
-
Bolo Gelado de Nescau, para quem ama chocolate
-
Bolo gelado Molico, sem lactose
Dicas especiais e complementares
O preparo do bolo gelado de leite Ninho pode até não ser dos mais simples, mas garantimos que o resultado vale a pena. E para facilitar sua vida, vamos trazer algumas dicas que vão te ajudar nesta e em tantas outras receitas. Cola aqui com a gente!
Como fazer o bolo gelado perfeito
-
A primeira coisa é ficar atento aos ingredientes. É muito importante que eles sejam medidos na proporção correta.
-
Outra dica importante é que os ovos e gorduras (como manteiga, por exemplo) estejam em temperatura ambiente;
-
E os ingredientes secos? O ideal é que sempre sejam peneirados, para ficarem mais finos e serem distribuídos de forma mais uniforme. Lembrando que o fermento em pó deve ser deixado por último;
-
Untar sempre as assadeiras com manteiga ou óleo e deixá-las polvilhadas (com farinha de trigo, chocolate em pó etc);
-
Pré-aquecer o forno por pelo menos 10 minutos na temperatura indicada e fique atento à temperatura;
-
Usar a assadeira adequada. Isso pode afetar na altura e até mesmo na maciez do seu bolo;
Cuidado na hora de desenformar
Bolo feito, deu tudo certo. Mas e agora? Como eu faço para desenformar? Não se preocupe. É simples.
Espere o bolo ficar morno para desenformá-lo (não espere ficar totalmente frio). Após isto, é só passar uma faca sem ponta ou uma espátula em todas as laterais. Então é só virar a forma em um prato ou em outro local adequado e pronto: bolo perfeitamente desenformado.
Nesse tutorial, você vai aprender direitinho como desenformar bolos, tortas e pudins.
Como cortar e rechear o bolo
Uma etapa importante para o nosso delicioso bolo gelado de Leite Ninho é o momento de cortá-lo para colocar o recheio. É aqui que muita gente se desespera. Mas calma, seguindo essas dicas aqui, dará tudo certo:
-
O bolo deve estar frio;
-
Para marcar a metade do bolo, recomenda-se usar palitos de dente ao longo das laterais;
-
Use uma faca longa e de serra, fazendo movimentos de vai e vem até completar o bolo todo;
-
Algumas pessoas usam fio dental ou linha em vez da faca. Basta cortar um pedaço suficiente do fio, envolver o bolo com ele (apoiando nos palitos de dente que marcaram o meio do bolo), como se fosse um laço de presente e, com cuidado, cruzar as mãos e ir puxando o fio até que ele atravesse todo o bolo.
Dica: uma outra opção para quem ainda não se sente seguro em cortar o bolo, é fazer dois bolos mais finos em assadeiras diferentes de mesmo tamanho e colocá-los um em cima do outro.
Após cortar o bolo, vem o momento de colocar o recheio. Uma boa ideia é usar uma espátula ou uma faca sem serra para esta etapa. A melhor maneira de espalhar o recheio é do meio para as bordas. Caso tenha, também pode utilizar um saco de confeiteiro.
Dica de Ingrediente
Armazene os ovos na geladeira para manter sua frescor por mais tempo. Verifique a data de validade regularmente para evitar consumir ovos vencidos.
Dica Alimentar
Os ovos são versáteis e podem ser utilizados em diversas preparações, como omeletes, ovos mexidos, pochê, cozidos, entre outros. Experimente diferentes métodos de cocção para variar as texturas e sabores.
O recheio ficou muito mole