Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Bolo fofinho: 15 receitas e um segredo para a massa não murchar

Para seu bolo de chocolate, cenoura ou fubá ficar fofinho, é só seguir nossas dicas infalíveis.

Bolo fofinho, uma xícara de café e família reunida para um bom bate-papo: eis aí a combinação perfeita para um lanche da tarde, especialmente durante o fim de semana. O cheirinho doce que vem do forno é um sinal que ninguém resiste.. Toda avó já mimou seus netos com uma receita de bolo fofinho, né?

De chocolate, cenoura ou fubá, existem diversas formas de se deliciar com um bolinho simples e muito especial. O importante mesmo é a textura macia, que desmancha na boca.

O que você está esperando? Prepare uma mesa bem decorada para demonstrar todo o seu carinho e sirva um bolo fofinho cheio de histórias.


Bolo fofinho na história do mundo

O bolo torna nossos dias mais alegres há séculos, no Egito Antigo os faraós se esbaldavam com essa iguaria. Só que naquela época os bolos eram bem diferentes dos de hoje em dia. Antigamente, os bolos eram mais parecidos com pães e geralmente tinham nozes e frutas secas na receita. Na hora de saboreá-los, eram embebidos em mel.

Estudiosos da história gastronômica relatam que somente no século XVII é que surgiram os bolos modernos, nesse formato redondo e com a adição de coberturas. E foram os europeus que criaram novas receitas, deixando o bolo ainda mais delicioso. Mas, vamos combinar, a essa altura eles já tinham ingredientes e equipamentos bem mais modernos do que os egípcios.

As coberturas foram acrescentadas nessa época de um jeitinho ainda bem primitivo: o açúcar era misturado à clara de ovos e aromatizantes, a mistura era levada ao fogo até ferver e depois espalhada no bolo. Era bem parecido com o que fazemos hoje em dia, a diferença é que agora temos chocolate...hmm uma cobertura de chocolate em um bolo fofinho, que delícia!


Dicas especiais e complementares

Ficou empolgado e doido pra colocar a mão na massa? Antes disso, confira as dicas especiais que preparamos para você acertar em todas as receitas!

  • Antes de colocar o bolo no forno, verifique se todos os ingredientes foram adicionados ao preparo, principalmente o fermento;
  • Verifique se o forno está regulado, o fogão nivelado e a grade do forno certinha. Caso tenha algum problema nesses itens, o bolo pode ficar com um lado maior que outro;
  • Adicione os ingredientes na medida correta, como indicado na receita. Para acertar nas medidas, tenha sempre à mão um medidor caseiro;
  • Use a forma com o tamanho indicado para a quantidade. Se você usar uma forma menor que a indicada o bolo pode derramar. Se usar uma maior do que a recomendada, pode ficar com a impressão de que o bolo não cresceu;
  • Siga as indicações da receita sobre a temperatura do forno. Se a temperatura estiver muito alta, provavelmente o bolo vai queimar por fora e ficar cru por dentro. Também pode acontecer do bolo crescer muito rápido, deixando as bordas altas e o meio afundado. Mas, se a temperatura do forno estiver muito baixa, o bolo que era para ficar fofinho vai ficar "solado".
  • Cuidado com o tempo do bolo no forno, isso é muito importante.

15 receitas de bolo fofinho de chocolate, cenoura e fubá

E por falar em chocolate... Acrescentar essa maravilha à massa do bolo torna-o ainda mais apetitoso. E se tiver calda de chocolate, ninguém resiste! Uma boa dica é fazer um bolo de cenoura com calda de chocolate. Essa receita é completamente irresistível em qualquer idade. Tem também o bolo de fubá, tão perfeito quanto os outros.

Separamos 15 receitas imperdíveis para fazer bolos fofinhos em casa, reunir a família ou os amigos e se divertir na hora do lanche.

Bolo fofinho de chocolate
O bolo fofinho de chocolate vai desde a receita mais simples até aquela bem recheada e cremosa.

Bolo Fofinho: Bolo de Chocolate Simples

Bolo fofinho de cenoura
O bolo fofinho de cenoura é mais uma daquelas receitas fáceis de fazer e que todo mundo ama. Se quiser que ele fique bem amarelinho, é só usar cenouras fresquinhas. Na hora de ir às compras, escolha as melhores e mais bonitas para seu bolo ficar incrível.

Bolo Fofinho: Bolo de Cenoura com Aveia

Bolo fofinho de fubá
O bolo fofinho de fubá pode ser feito com fubá (como o próprio nome diz), farinha de milho ou flocão. Nessa receita, é preciso atenção redobrada: o fubá é seco, e, se os ingredientes secos e líquidos não estiverem em perfeito equilíbrio, com os ingredientes na medida certa, como recomendado na receita, o bolo desanda.

Caso escolha substituir os flocos de milho pré-cozidos indicados na receita por fubá, será necessário adicionar mais líquido à massa.

Bolo Fofinho: Bolo de Fubá Cremoso

Um segredo para o bolo fofinho não murchar

Comprou todos os ingredientes certinhos, separou, misturou, bateu e fez a receita com muito amor, mas, na hora de tirar do forno, a decepção: o bolo murchou. Ai que desgosto! Dá até vontade de chorar. Quer saber o segredo para o bolo fofinho não murchar nunca mais? A gente te ensina!

Antes de tudo, preaqueça o forno por cerca de 10 minutos, já na temperatura indicada na receita. Isso faz com que a massa sofra um choque térmico ao entrar no forno, garantindo seu crescimento.

Gostou de todas essas receitas? No site Receitas Nestlé tem mais de 4 mil pratos doces e salgados para você liberar a criatividade na cozinha.


Perguntas frequentes

  • 1. O que fazer para o bolo não murchar?

    A temperatura é o grande segredo para evitar que seu bolo murche. Preaqueça o forno e depois asse o bolo na temperatura indicada na receita. Se o forno ficar muito quente ou muito frio, corre o risco da receita desandar e o bolo murchar ou solar.

  • 2. Por que meu bolo fofinho não cresce?

    Você pode ter esquecido o fermento. Verifique sempre se todos os ingredientes foram inseridos no preparo da massa antes de levar o bolo ao forno. Também é importante usar ass medidas certas de cada ingrediente, como indicado na receita.

  • 3. Posso usar somente farinha de trigo em vez de fermento no bolo fofinho?

    É o fermento que faz o bolo crescer – então, a resposta é não. Para o bolo ficar fofinho é necessário adicionar fermento à receita.

  • 4. Como deixar o bolo de cenoura bem amarelinho?

    O que deixa o bolo amarelinho é exatamente a cenoura. Ao fazer a receita, escolha cenouras frescas e sem defeitos.

  • 5. Como fazer o bolo fofinho de chocolate crescer por igual?

    O forno precisa estar regulado e a grade não pode estar torta. Verifique se tudo isso está em ordem e se o fogão não está desnivelado. Caso um desses itens não esteja perfeito, o bolo pode crescer mais de um lado do que de outro e aí vai ficar feio.

  • 6. Como evitar que bolo de fubá fique seco?

    Use cada ingrediente na medida certa. O fubá é uma massa seca e, por isso, os ingredientes secos e líquidos precisam estar em equilíbrio.


Fontes:

https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/manual-do-bolo-perfeito-7-dicas-infaliveis

https://www.foodtimeline.org/foodcakes.html#:~:text=The%20history%20of%20cake%20dates,like%20and%20sweetened%20with%20honey.&text=According%20to%20the%20food%20historians,evidence%20of%20advanced%20baking%20skills.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?