Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Brócolis: descubra tudo sobre uma das hortaliças mais queridas da cozinha!

Uma das hortaliças mais famosas da cozinha, o brócolis é um alimento que conquista paladares. Veja mais sobre esse ingrediente e receitas saborosas!

Brócolis: um alimento saudável e saboroso


Os benefícios e tipos de brócolis para seu dia-a-dia


Como preparar e aproveitar melhor o brócolis

Como preparar e aproveitar melhor o brócolis

Como inserir o brócolis na alimentação infantil


Receitas com brócolis para você se inspirar!

Receitas com brócolis para você se inspirar!

Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios do brócolis?

    Com baixa quantidade de calorias, o brócolis tem como destaque benéficos ação antioxidante, propriedade resultante da grande quantidade de carotenoides e compostos fenólicos, auxilia na prevenção de diversos tipos de câncer e também com a detoxificação do fígado devido, necessariamente, à presença de glucosinolatos. O alimento também é positivo no combate a gastrite e para diminuir os níveis de glicose no sangue.

  • Quais são os nutrientes do brócolis?

    A hortaliça é potente quando o assunto é nutrientes, tendo benefícios como fibras, sais minerais, fósforo, ferro e cálcio.

  • Qual a parte do brócolis que se come?

    Normalmente consumimos apenas a parte superior do brócolis, deixando de lado as folhas e talos. Porém, elas também podem ser consumidas e são bastante nutritivas! Existem diversas receitas para aproveitar 100% do brócolis: os talos podem ser incorporados em sopas, bolinhos e caldos, por exemplo, e as folhas podem ser consumidas como saladas.

  • Quais são as vitaminas do brócolis?

    O brócolis possui vitaminas A e C, glucosinolatos, carotenoides e compostos fenólicos, que auxiliam a manter o equilíbrio do corpo.

  • Pode comer brócolis cru?

    Sim, inclusive é a melhor maneira de consumi-lo. Mas o brócolis pode ser consumido cru, cozido, refogado... como preferir.

  • Como saber se o brócolis está estragado?

    O primeiro ponto é: quanto mais verde, melhor, ou seja, um brócolis que começa a amarelar nas pontas está começando a ficar impróprio.

  • O que fazer para o brócolis não amarelar?

    Apesar de comprarmos nosso brócolis nas feiras e supermercados diretamente da gôndola em temperatura ambiente, ele deve ser armazenado na geladeira. Sempre!

  • A partir de qual idade é indicado o consumo do brócolis?

    A partir dos 6 meses de idade a criança passa a consumir alimentos junto com o aleitamento materno. A partir desse momento o brócolis pode ser inserido na dieta, desde que com consistência e tamanho adequados para crianças pequenas, e com acompanhamento nutricional.

  • Como inserir o alimento no cardápio das crianças?

    Caso a criança rejeite o brócolis in natura, você pode incluir na sua alimentação de outras formas para garantir seu consumo. Algumas dicas são: apresentar o brócolis de uma forma divertida, que faça a criança interagir; chamar a criança para o preparo dos alimentos para que ela tenha contato direto com o brócolis; colocar o brócolis junto com outras preparações, como sopas, sucos, panquecas e muffins.

  • Quais os benefícios do brócolis para a alimentação das crianças?

    O brócolis possui muitos nutrientes importantes para o desenvolvimento e crescimento das crianças, como vitamina C (importante para a absorção do ferro), cálcio (importante para crescimento e desenvolvimento ósseo e dos dentes) e fibras (importantes para regulação intestinal). Dessa forma, quando incluído dentro de uma dieta equilibrada pode trazer muitos benefícios.


Fontes: