Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

46 receitas com creme de leite, das doces às salgadas

Ingrediente versátil, pode ser usado como base de um prato ou como elemento para acrescentar cremosidade a uma receita

O leite é um dos ingredientes mais básicos na alimentação da humanidade. Desde as primeiras civilizações, ele era utilizado como parte essencial da pirâmide alimentar das pessoas. Aos poucos, elas começaram a perceber que, com o passar do tempo, o leite começava a criar uma camada espessa e cremosa na superfície. Era a descoberta da nata. Assim, foram sendo desenvolvidas receitas que aproveitavam esse creme gorduroso do leite e ele passou a ser valorizado.

No entanto, o grande salto do creme de leite enquanto ingrediente amplamente utilizado na culinária se deu no final do século XVIII, quando o engenheiro sueco Carl Gustaf Patrik de Laval criou uma máquina que era capaz de fazer a separação mecânica entre o creme e o leite, a desnatadeira centrífuga. Foi uma verdadeira revolução para a pecuária leiteira.

O creme de leite passou a facilitar o processo de produção da manteiga e surgiram novos ingredientes com base nele – como o chantilly, utilizado em doces, confeitos, bolos, tortas e sobremesas em geral. O creme de leite se tornou popular a ponto de integrar pratos salgados também, como risotos e estrogonofes.

Várias cozinhas no mundo todo aderiram à novidade. A culinária francesa, uma das mais respeitadas do mundo, utilizou o creme de leite de muitas maneiras, com uma criatividade dificilmente encontrada em outros lugares. Na Inglaterra, foi a base para a concepção de bolos, tortas e molhos, todos feitos com base no “sour cream” (creme azedo), uma versão mais ácida e fermentada do creme de leite, próximo do iogurte.

Mais recentemente, começaram a ser desenvolvidas versões com base em bebidas vegetais, usando alimentos como a soja para criar alternativas para intolerantes à lactose. Este tipo de creme, no entanto, é recomendado para uso em receitas que trazem outros alimentos de sabor marcante como protagonistas, já que a soja se destaca muito fortemente neste creme vegetal.

Bom, agora que você sabe um pouco mais sobre a história do creme de leite, que tal aprender a fazer um genuíno creme de leite caseiro e também outros dois cremes feitos com base nele, que podem ser usados em diversas receitas?

Creme de Leite Fresco Caseiro

Ingredientes

  • 500 ml de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • 1 gema de ovo
  • 200 g de manteiga sem sal
  • 200 g de gordura vegetal hidrogenada

Modo de preparo

1. Em uma panela, coloque o Leite NINHO e a gema peneirada, em fogo médio. Misture bem os ingredientes constantemente e não deixe ferver – o fogo deve ser desligado antes que isso aconteça. Para saber o momento certo, atente-se às borbulhas que se formarão na borda da panela: quando começar a borbulhar, desligue imediatamente o fogo.
2. Com o fogo desligado, acrescente a manteiga e a gordura vegetal na panela. Misture bem, até incorporar todos os ingredientes, notando que ficaram derretidos e uniformes.
3. Em um liquidificador bata a mistura em velocidade máxima por exatamente três minutos. Faça isso com ela ainda quente.
4. Transfira a mistura para um recipiente com tampa, que não seja de alumínio ou inox, e leve à geladeira por 24 horas. Após esse período, o creme de leite estará pronto, já podendo ser utilizado.

Creme Belga

Ingredientes

  • 3 gemas
  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395 g
  • 2 xícaras (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 caixinha de NESTLÉ® Creme de Leite

Modo de preparo

1. Em uma panela misture as gemas, o Leite MOÇA, o Leite NINHO, o amido de milho e a essência de baunilha e leve ao fogo médio por cerca de 5 minutos, após ferver, ou até engrossar, mexendo sempre para não formar grumos.
2. Desligue o fogo e acrescente o NESTLÉ Creme de Leite, misturando bem.

Mascarpone Caseiro

Ingredientes

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 3 colheres (sopa) de suco de limão coado (cerca de 1 limão)

Modo de preparo

1. Em uma panela média, leve o creme de leite ao fogo baixo e mexa, para não formar nata, até começar a ferver.
2. Junte o suco de limão e mexa delicadamente, ainda em fogo baixo, por mais 5 minutos até engrossar levemente.
3. Desligue o fogo e deixe o creme de leite amornar na própria panela, em temperatura ambiente, por 20 minutos – esse tempo de descanso é fundamental para atingir a consistência certa antes de drenar.
4. Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre um recipiente (se preferir, utilize 2 filtros de café descartáveis cortados ao meio).
5. Coloque o creme na peneira forrada e deixe drenar na geladeira por no mínimo 8 horas – o creme vai liberar o soro aos poucos e ficar firme, com a consistência do mascarpone. Verifique a consistência com uma colher e, se necessário, deixe drenar por mais tempo.
6. Transfira o mascarpone para um recipiente com fechamento hermético e mantenha na geladeira por até 3 dias.

Receitas salgadas

O creme de leite pode ser utilizado como base ou complemento de diversas receitas salgadas, especialmente em recheios e molhos.

Camarão na Moranga com Creme de Leite Nestlé

Ingredientes

Abóbora Moranga

  • 1 abóbora moranga média lavada
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • meia colher (sopa) de MAGGI Fondor
  • 1 copo de NESTLÉ Requeijão Tradicional Cremoso 200g

Refogado de Camarão

  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 quilo de camarões limpos
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 cebolas picadas
  • 1 dente de alho amassado
  • 3 tomates, sem pele e sem sementes, picados
  • meia pimenta vermelha picada
  • 2 tabletes de MAGGI Caldo Legumes
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite de coco
  • 1 lata de Nestlé Creme de Leite
  • 1 colher (sopa) de cebolinha-verde picada
  • 1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo

Abóbora Moranga

1. Cubra a abóbora com papel-alumínio, coloque-a em uma assadeira e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos, ou até que esteja macia.
2. Retire-a do forno, retire o papel-alumínio e corte a tampa na parte superior.
3. Com o auxílio de uma colher retire todas as sementes, pincele a parte externa da moranga com 1 colher (sopa) de óleo e, internamente, besunte-a com uma mistura de MAGGI Fondor e Requeijão NESTLÉ. Reserve em local aquecido.

Refogado de Camarão

4. Em um recipiente tempere os camarões com a pimenta-do-reino e o limão. Reserve.
5. Em uma panela aqueça o óleo restante, doure a cebola e o alho. Mexa bem e junte o camarão.
6. Deixe refogar por cerca de 10 minutos ou até que o camarão mude de cor e esteja macio.
7. Acrescente os tomates, a pimenta vermelha, os tabletes de MAGGI Caldo e a farinha de trigo diluída no leite de coco.
8. Deixe cozinhar por alguns minutos, misturando para dissolver os tabletes de Caldo.
9. Desligue o fogo, junte o NESTLÉ Creme de Leite, a cebolinha e a salsa.
10. Mexa bem e despeje o refogado na moranga. Se desejar, polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar

Dica: Se preferir, substitua o camarão pela mesma quantidade de frango em cubos.

A seguir, mais receitas salgadas que levam creme de leite:

Gratinado de Frango com Batata e Maggi Creme de Cebola

1. Filé ao Creme de Aspargos: Esses deliciosos bifes de contrafilé ganham um sabor todo especial com um creme de aspargos bem temperado com MAGGI Gril. A presença do NESTLÉ Creme de Leite garante a cremosidade ideal para entregar um prato gostoso.
2. Gratinado de Frango com Batata e Maggi Creme de Cebola: O frango gratinado é uma opção interessante para quem quer acrescentar sabores à proteína, já que o cozimento faz com que os aromas se prendam à carne. Os temperos usados aqui são especialmente MAGGI Creme de Cebola, que se une à cremosidade do NESTLÉ Creme de Leite, resultando em um prato suculento.
3. Arroz Especial com Creme: Em um almoço de família ou em uma recepção de amigos, tenha esta receita como carta na manga. Não é sofisticada, mas é a comida bem temperada que conquista o coração (e o estômago) de todos. A alcatra cortada em tiras é envolvida por um arroz bem cozido e cremoso, por conta do NESTLÉ Creme de Leite.
4. Creme de Batata com Presunto Cru: Já pensou na combinação inusitada entre uma sopa de batata e chá de erva-doce? Pois acredite, isso pode resultar em um prato surpreendente, ideal para o jantar. O NESTLÉ Creme de Leite garante uma cremosidade extra ao prato.
5. Frango ao Creme de Cebola: Este creme de frango faz sucesso em jantares e pequenas reuniões familiares. O creme de cebola, aliado ao NESTLÉ Creme de Leite, queijo parmesão e salsa picada, trazem sabores interessantes, que elevam a experiência comum de um creme de frango.
6. Purê de Batatas ao Creme: Um prato muito fácil de fazer e bem popular no Brasil, o purê de batatas ganha cremosidade extra com a presença do NESTLÉ Creme de Leite. Dê uma turbinada no seu almoço sem se preocupar com receitas elaboradas e trabalhosas demais.
7. Patê de Peito de Peru com Creme de Leite Nestlé: Esta receita de patê é ideal para usar quando você recebe amigos em casa de surpresa e não sabe muito bem o que oferecer. Em apenas cinco minutos, você entrega um ótimo e saboroso acompanhamento para bolachas, pães e torradas. O NESTLÉ Creme de Leite oferece uma textura cremosa ao prato.
8. Sobrecoxas de Frango com Creme de Cebola: A sobrecoxa é um dos cortes do frango mais saborosos, já que eles têm uma concentração de gordura interessante para seu cozimento. Que tal incrementar ainda mais esse prato ao incluir um delicioso creme de cebola? Basta combinar um envelope de MAGGI® Creme de Cebola com NESTLÉ® Creme de Leite, salsa e queijo parmesão ralado. Em uma hora de forno, os sabores irão se infiltrar na proteína, resultando em um prato delicioso.
9. Creme de Milho-verde: Uma boa opção de jantar é este creme de milho-verde: a combinação entre creme de leite e milho é um clássico. Sugerimos comer este creme com pedaços de frango grelhado e uma salada leve, ou um bom suco.
10. Batatas Gratinadas com Creme de Cebola: Essa travessa de batata levada ao forno ganha todo o sabor do creme de cebola. A receita ainda leva queijo mussarela, alecrim e, claro, NESTLÉ Creme de Leite.
11. Legumes com Molho de Creme de Leite: Quer dar uma variada nos legumes do almoço e uma incrementada no seu sabor? Sugerimos esse preparo com molho feito à base de creme de leite. Sugestão de legumes: cenoura, abobrinha e couve-flor. Acrescente um pouco de curry para elevar ainda mais os sabores do prato.
12. Creme de Palmito: O palmito é um vegetal com alta concentração de fibras e proteínas. Por ter uma consistência mais rígida, ele precisa ser bem cozido, especialmente para fazer parte de um creme. Aliado ao palmito cozido, estão NESTLÉ Creme de Leite, manteiga e Leite NINHO.
13. Coxinha Creme: Que tal fazer uma receita de coxinha diferente? A base da massa é parecida com a da coxinha tradicional, mas aqui ela ganha uma cremosidade extra ao acrescentar NESTLÉ Creme de Leite à mistura. Isso resulta em uma coxinha muito macia. Outra diferença é que ela leva cubos de frango, ao invés de frango desfiado.
14. Sopa Creme de Tomate: Esta sopa cremosa é ideal para dias mais frios, pois ela traz muitos nutrientes essenciais para melhorar nossa imunidade, além de resultar em um creme muito gostoso e aveludado, que abraça sua boca e estômago. Delícia!
15. Filé de Frango ao Creme de Milho: Uma receita muito rápida que garante uma refeição inteira. Em 20 minutos, dá para fazer filés de frango bem gostosos e um creme de milho que abraça a proteína do prato, garantindo uma experiência gastronômica muito eficiente.
16. Creme de Frango ao Gratin: Experimente fazer esta receita em um dia bem frio de inverno. Convide os amigos ou a família para a mesa e traga este delicioso creme de frango, potencializado pelas texturas proporcionadas pelo NESTLÉ Creme de Leite, dentro de um delicioso pão italiano. É de encher os olhos.
17. Creme de Espinafre: A textura do espinafre aliada ao creme de leite criam uma experiência bem interessante, já que a sensação de saciedade é alta. Um prato simples e gostoso.

Receitas doces

Apesar dos pratos salgados maravilhosos que podem ser feitos com ele, o creme de leite brilha realmente nos doces – sejam tortas, bolos, mousses, coberturas ou mesmo outros tipos de cremes.

Bolo Três Leites com Ganache de Chocolate Branco

Ingredientes

Massa

  • 100 g de manteiga
  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395 g
  • 4 gemas
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • 2 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 4 claras em neve

Cobertura

  • 1 lata de NESTLÉ® Creme de Leite Extra Cremoso, previamente gelado por 12 horas
  • 200 g de Chocolate Branco NESTLÉ® DOIS FRADES®

Montagem

  • 1 caixa de morangos cortados ao meio
  • 100 g de raspas de Chocolate Branco NESTLÉ® DOIS FRADES®

Modo de preparo

Massa

1. Em uma batedeira, bata a manteiga até ficar esbranquiçada, junte o Leite MOÇA em fio e continue batendo, até obter uma mistura cremosa.
2. Adicione as gemas, uma por vez, batendo sempre.
3. Desligue a batedeira, junte o leite de coco, a farinha de trigo e o fermento.
4. Incorpore delicadamente as claras batidas em neve e coloque em uma fôrma redonda de fundo removível (22 cm de diâmetro), untada e enfarinhada.
5. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.

Cobertura

6. Em uma batedeira, bata o NESTLÉ Creme de Leite Extra Cremoso até o ponto de chantilly e reserve.
7. Derreta o chocolate NESTLÉ DOIS FRADES de acordo com as instruções, junte o chantilly batido delicadamente e reserve.

Montagem

8. Na mesma fôrma que fez a massa, coloque a cobertura sobre a massa e deixe gelar por cerca de uma hora.
9. Desenforme e decore com os morangos e raspas de chocolate branco. Sirva.

Veja agora outras deliciosas receitas doces que levam creme de leite:

Pavê com Creme de Leite MOÇA e Chocolate

1. Pavê com Creme de Leite Moça e Chocolate: O pavê é um doce muito brasileiro, presente em diversas festas e reuniões familiares por todo o país. A base desta receita é uma das mais básicas – mas nem por isso menos saborosa. O diferencial está nos detalhes, desde a taça escolhida para a apresentação até a sugestão do uso de deliciosos KitKats como decoração e complemento da estrutura do pavê.
2. Creme de Abacate: A gordura vegetal, rica no bom colesterol do abacate, se combina de maneira muito fluida com a gordura animal do creme de leite, resultando em uma emulsão muito saborosa. Este creme aveludado é muito adequado num café da manhã leve, ou num lanche da tarde para repor as energias e segurar as pontas até o jantar.
3. Torta Guirlanda de Figo e Creme de Nozes: Esta bela receita utiliza figos em sua decoração e nozes em seu recheio, que ainda leva NESTLÉ Creme de Leite em sua mistura. O resultado é um prato muito equilibrado, já que o dulçor natural do figo traz bastante personalidade. Por conta disso, não é preciso exagerar na adição de outros açúcares.
4. Bolo de Ameixa com Doce de Leite e Nozes Sem Glúten: Este bolo belamente decorado é feito com massa de fécula de batata e leva recheio de doce de leite, ameixa e nozes, com MOÇA Leite Condensado, NESTLÉ Creme de Leite e cobertura de marshmallow. Precisa de mais?
5. Creme-laranja: Esta sobremesa prática consiste em unir bolas de sorvete de creme e alguns bagos de laranja. Para dar liga ao prato, faça uma calda de chocolate com licor e NESTLÉ Creme de Leite.
6. Torta Creme de Limão: Estas tortinhas levam biscoito maisena como base – mas o recheio traz um delicioso creme de limão, que utiliza o NESTLÉ Creme de Leite como base.
7. Mousse de Abacate com Creme de Leite: A mousse é um prato de origem francesa e, inicialmente, tinha como base o chocolate. Com a popularização da receita ao redor do mundo, variações foram surgindo, especialmente com o uso de frutas como morango e maracujá. Esta versão com abacate chama a atenção por unir a cremosidade do NESTLÉ Creme de Leite com a do abacate, uma fruta rica em gorduras saudáveis.
8. Fondue de Doce de Leite: Em dias de frio intenso, nada melhor do que um alimento quentinho para abraçar a alma. O fondue é uma boa pedida para pequenas reuniões com amigos e familiares, já que todos se unem ao redor de uma panela com um líquido quente e saboroso para se alimentar. Nesta receita, sugerimos um fondue de doce de leite, que se aproveita da cremosidade de NESTLÉ Creme de Leite para gerar uma experiência ainda mais prazerosa. Para mergulhar nesse líquido borbulhante, sugerimos frutas como morango, banana e uva.
9. Mousse de Chocolate ao Leite Garoto: Assim como na receita original da mousse, esta aqui leva chocolate como base. Bastam 200g de Cobertura de Chocolate ao Leite GAROTO®, 1 lata de NESTLÉ® Creme de Leite, 3 claras e meia xícara de chá de açúcar, e você tem uma sobremesa deliciosa e cremosa.
10. Peras ao Creme: Está fazendo reeducação alimentar e quer uma sobremesa leve, mas saborosa? Te oferecemos como opção este doce que consiste em fatias de pera – um fruto que traz em sua essência uma textura suave e macia – caramelizadas na frigideira, mergulhadas em um creme composto por NESTLÉ Creme de Leite, queijo tipo ricota e essência de baunilha.
11. Bolo Trufado de Chocolate ao Leite: Uma festa de aniversário sempre fica mais feliz e animada quando o aniversariante e os convidados se reúnem em torno de um bolo bem bonito. No entanto, de nada adianta a decoração se o bolo também não for gostoso. E sabor é o que não falta nesta receita de bolo trufado, que leva Chocolate em Pó GAROTO tanto na massa quanto no recheio. Para preparar um recheio e uma cobertura que derretem na boca, conte com o NESTLÉ Creme de Leite.
12. Taça com Frutas e Creme: Esta é uma sobremesa especialmente pensada para quem tem restrições para consumir açúcar. Não pense que por conta disso você terá uma experiência menos recompensadora, já que atualmente existem diversas alternativas ao açúcar e aqui utilizamos uma delas, o adoçante granular. Esaa taça que enche os olhos é composta por diversas frutas cortadas, como manga, kiwi, morangos, uvas verdes e uvas rosadas, envoltas por um delicioso creme doce, que conta com a suavidade do NESTLÉ Creme de Leite para te oferecer uma ótima experiência. Ainda tem uma massa super leve que ajuda a estruturar esta quase “torta de taça desconstruída”.

Torta Mousse de Doce de Leite e Banana Grelhada

Ingredientes

Massa

  • 1 pacote de Biscoito NEGRESCO® triturado (140 g)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Recheio

  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395 g
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 bananas-nanicas em fatias
  • meia colher (chá) de canela em pó
  • 3 claras
  • meia xícara (chá) de açúcar
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor 12 g
  • 3 colheres (sopa) de água

Cobertura

  • 170 g de Chocolate NESTLÉ® CLASSIC® Meio Amargo
  • 1 lata de NESTLÉ® Creme de Leite

Modo de preparo

Massa

1. Em um recipiente, misture o Biscoito NEGRESCO triturado e a manteiga até formar uma massa úmida.
2. Forre com esta massa o fundo de uma fôrma de aro removível (24 cm de diâmetro), apertando bem para unir a massa.
3. Reserve.

Recheio

4. Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de Leite MOÇA.
5. Em uma panela de pressão, coloque a lata fechada de Leite MOÇA e água suficiente para cobrir toda a lata.
6. Tampe a panela de pressão, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 20 minutos (contados após início da fervura).
7. Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente, misture para ficar homogêneo e reserve.
8. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e doure levemente as bananas, sem deixar que amoleçam.
9. Polvilhe a canela e distribua sobre a massa de NEGRESCO, formando uma camada. Reserve.
10. Em uma panela, misture bem as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto e continuando a mexer, para não cozinhar.
11. Coloque em uma batedeira e bata até a tigela da batedeira esfriar e a mistura dobrar de volume. Reserve.
12. Dissolva a gelatina na água fria e leve ao fogo em banho maria para dissolver.
13. Misture muito bem com o doce de Leite MOÇA reservado e acrescente às claras batidas reservadas.
14. Distribua sobre a camada de bananas e leve à geladeira por 2 horas para firmar.

Cobertura

15. Em um recipiente, derreta em banho-maria o Chocolate NESTLÉ CLASSIC, junte o NESTLÉ Creme de Leite e misture bem até ficar homogêneo.
16. Cubra a torta (já firme) com esta mistura e deixe gelar novamente (por cerca de 1 hora). Desenforme e sirva.

Agora, temos mais sugestões de receitas com creme de leite:

Tiramisù de Alpino ao Leite

1. Melão com Creme de Pêssego: O pêssego em calda é um ótimo ingrediente para a produção de sobremesas saborosas, já que a doçura natural da fruta aliada à conserva em açúcar são uma combinação explosiva de sabores. Experimente criar um creme com base no pêssego acrescido de NESTLÉ Creme de Leite, e misturá-lo com pedaços de melão em cubinhos. O resultado pode ser surpreendente.
2. Creme de Maracujá: O segredo desta receita é servi-la bem gelada, assim a refrescância do maracujá ficará ainda mais evidenciada. Basta bater em um liquidificador o Leite MOÇA, o suco de maracujá concentrado e o Creme de Leite, até criar uma mistura homogênea e cremosa. Depois, despeje este creme em taças e, se quiser, utilize a polpa de um maracujá para decorá-las. Leve ao congelador por pelo menos duas horas. É uma ótima alternativa para dias quentes.
3. Palha Italiana de Amendoim e Bono Doce de Leite: Apesar do nome, a palha italiana tem DNA nacional. A receita surge no Sul do Brasil, região onde se instalaram muitas colônias italianas. Diz-se que a inspiração para o prato é um doce conhecido no país europeu como “salame di cioccolato" – ou salame de chocolate em bom português –, que levava chocolate, biscoitos, manteiga, ovos e, às vezes, um pouco de vinho e amêndoas. No entanto, o doce brasileiro é diferente. Nesta receita, utiliza-se o Biscoito BONO® Doce de Leite e paçoca esfarelados para criar a massa. No recheio, uma mistura de paçoca, Leite MOÇA e NESTLÉ Creme de Leite. A garantia é que será um doce repleto de sabor e personalidade.
4. Tiramisu de Alpino ao Leite: Agora sim, uma receita de origem italiana. Criada na cidade de Treviso, na região do Vêneto, o doce consiste em camadas de biscoito tipo champagne molhadinhos no café expresso, creme à base de queijo mascarpone, creme de leite fresco, ovos, açúcar, cacau em pó e café. Nesta versão que sugerimos, utilizamos NESTLÉ Creme de Leite Extra Cremoso gelado por pelo menos 12 horas, NESCAFÉ Tradição, Panettone ALPINO ao Leite (no lugar do biscoito tipo champagne) e NESTLÉ DOIS FRADES Cacau em Pó 100%.
5. Torta Cremosa de Bono Doce de Leite: Uma torta de doce de leite já é um prato atrativo, mas o que acha de dar uma turbinada na receita? Nesta aqui, usamos dois pacotes de Biscoito BONO Doce de Leite, tanto para decorar quanto para fazer a torta em si. O biscoito vai esfarelado na massa depois de extrairmos o recheio dele. Esse recheio vai ser combinado com uma mistura deliciosa entre Leite MOÇA de Colher Doce de Leite e NESTLÉ Creme de Leite Extra Cremoso, o que gera uma “piscina” de doce de leite muito cremoso no meio da torta.
6. Bolo Gelado Surpresa: Uma receita clássica do Brasil é o bolo gelado, geralmente com coco ou apenas com leite. Aqui, a base do bolo é o Leite NINHO. No recheio, tem um creme feito com base de Leite MOÇA e Creme de Leite NESTLÉ. Imagine este bolo delicioso com um cafezinho no meio da tarde. Maravilha!
7. Pudim de Leite com Zero-Cal: Não pode comer açúcar, mas quer muito comer um doce? Confira esta deliciosa receita de pudim de leite – que não leva açúcar em nenhum momento, já que o adoçante Zero-Cal é a melhor alternativa para substituí-lo. O leite MOLICO® em Pó garante toda a experiência do leite sem gordura, enquanto o NESTLÉ® Creme de Leite Levíssimo traz a textura do creme de leite com quantidade reduzida de calorias. É uma receita leve e saborosa, recomendada para um chá da tarde bem fit.
8. Torta Mousse de Maracujá com Nestlé Creme de Leite: Torta e mousse são duas sobremesas muito gostosas e que fazem sucesso em diversas ocasiões. Por que não fundi-las em um prato só? Essa é a proposta desta receita de torta de maracujá, que leva em seu recheio uma mousse feita com base no NESTLÉ Creme de Leite. Ao invés da massa tradicional de tortas, que se esfarelam facilmente (por isso chamada figurativamente de massa podre), aqui a torta leva um pão de ló delicado, uma massa fina e aerada que funciona como alicerce para a grossa camada da mousse.
9. Sorvete de Doce de Leite: Esta receita aqui vai te ajudar a fazer um sorvete de doce de leite todo em casa. Primeiro, use uma lata de Leite MOÇA para cozinhá-la numa panela de pressão por 15 minutos e voilá, está pronto o doce de leite. Só não esqueça de deixar a lata esfriar por completo antes de abri-la. Depois, é a vez da massa do sorvete, que consiste em bater o Leite MOÇA cozido, o Leite NINHO e o NESTLÉ Creme de Leite no liquidificador, até obter uma mistura homogênea, e levar essa mistura ao freezer por pelo menos 4 horas. Uma delícia!
10. Taça Crocante com Creme Branco e Calipso: Uma taça de doce para encerrar um bom almoço é tudo de bom. Aqui, sugerimos uma receita que une um delicioso creme branco a um pralinê com amêndoas em lascas. O resultado é uma sobremesa crocante e refrescante.
11. Creme de Chocolate com Frutas Secas: Quem disse que as frutas secas ficam reservadas apenas ao período do Natal? Nesta proposta de sobremesa diferente que vai surpreender as visitas, unimos alguns frutos como damasco e nozes picadas a um delicioso creme de chocolate, composto por Chocolate em Pó 50% NESTLÉ DOIS FRADES, Chocolate NESTLÉ® CLASSIC® ao Leite e uma caixinha de NESTLÉ Creme de Leite. Uma excelente maneira de concluir uma refeição em grande estilo.

Gostou? Você pode conferir o modo de preparo de pratos deliciosos como esses ainda aqui no site Receitas Nestlé, que conta com um acervo de mais de 4 mil receitas, concebidas por profissionais altamente gabaritados – além de contar com um espaço para que você apresente suas próprias receitas. Caso ela seja bem-avaliada, entra no nosso catálogo também. Não é ótimo?


Perguntas Frequentes

  • O que é o creme de leite?

    Lá atrás, no início da pecuária, as pessoas percebiam que, com o passar do tempo, o leite ordenhado da vaca em um balde ou vaso acabava concentrando em sua superfície uma substância cremosa, com alta concentração de gordura e sabor. Chamada de nata, essa substância era a base da produção de creme de leite artesanal e até hoje é a base do produto industrializado encontrado facilmente em qualquer supermercado.

  • Como surgiu o creme de leite industrializado?

    O grande salto do creme de leite enquanto ingrediente amplamente utilizado na culinária se deu no final do século XVIII, quando o engenheiro sueco Carl Gustaf Patrik de Laval criou uma máquina que era capaz de fazer a separação mecânica entre o creme e o leite, a desnatadeira centrífuga. Foi uma verdadeira revolução para a pecuária leiteira.

  • Quais são os principais nutrientes encontrados no creme de leite?

    Por ser uma parte do leite, ele traz praticamente todas as propriedades dos laticínios, sendo uma boa fonte de proteína e contendo quantidades generosas de minerais como cálcio e fósforo, além da riboflavina, também conhecida como vitamina B2. Por ter altíssima concentração de gordura, não é um ingrediente recomendado para dietas com restrição de gorduras; no entanto, o mercado oferece uma série de opções de creme de leite “leve”, com menor teor de gordura.

  • Sou intolerante à lactose. Posso consumir creme de leite?

    Por se tratar de um derivado direto do leite, quem possui algum problema de digestão da lactose não pode consumir creme de leite. No entanto, já existem diversas opções no mercado de cremes de leite com zero lactose, além de outros criados à base de bebida vegetal de soja – alternativas que podem fazer a alegria de quem tem intolerância à lactose e que não querem abdicar da experiência do creme de leite.

    Referências

    https://revista.sociedadedamesa.com.br/2016/12/creme-de-leite-nata-dos-ingredientes/

    https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/palha-italiana#:~:text=Brasil,na%20It%C3%A1lia%2C%20mas%20no%20Brasil.&text=O%20principal%20ponto%20em%20comum,do%20sul%20do%20nosso%20pa%C3%ADs.

    https://www.healthline.com/nutrition/heavy-cream-substitutes

    https://italianismo.com.br/historia-e-receita-italiana-de-verdade-o-tiramisu/

    https://www.healthline.com/nutrition/milk

    https://www.healthline.com/nutrition/sugar-in-milk

    https://www.healthline.com/nutrition/organic-milk

pixel