O que deseja fazer com essa Receita:

arroz-carreteiro-receitas-nestle
Maggi
Testada

Arroz de Carreteiro

Arroz com charque e MAGGI Caldo de Carne

Dificuldade Fácil
Porções 6
Total 40 min

Ingredientes

Modo de Preparo

Dicas

- Se desejar, polvilhe queijo parmesão ralado antes de servir.
- Se for de sua preferência, utilize uma panela de ferro para preparar o arroz.

Perguntas frequentes

Qual origem do arroz carreteiro?

O arroz de carreteiro tem sua origem nos pampas gaúchos do final do século XIX com os carreteiros que transportavam produtos, mantimentos e artigos variados em carros de boi e carretas. 
Esses “peões” que sabiam muito bem como lidar com os bois, cangá-los ao carro e conduzir as carretas repletas de mercadorias pelos diferentes terrenos do que hoje é conhecido por Rio Grande do Sul, levavam como alimento o charque, de fácil conservação. E nas paragens agrupavam-se para fazer um arroz (outro ingrediente sempre farto na região), preparado com o charque e outros temperos, servido molhadinho e acompanhado de um mate. Com o passar do tempo, esse arroz se tornou símbolo de comida Rio Grande do Sul, como um prato típico para reunir os amigos.

Qual a diferença entre arroz carreteiro e o risoto?

O arroz de carreteiro é um prato típico do Rio Grande do Sul, feito a base de arroz branco comum ou agulhinha e carne de boi salgada e maturada, cozidos juntos e servidos de forma mais caldosa. Já o risoto é um prato típico das regiões do Norte da Itália, feito com arrozes ricos em amido, como o arbório ou carnarolli, manteiga e queijo, servido de forma cremosa. Embora parecidos em ingredientes e textura, os dois pratos são feitos através de técnicas culinárias distintas e descrevem as identidades gastronômicas de povos diferentes.

Qual é o significado de arroz carreteiro?

O Pampa é um bioma localizado na região Sul do continente americano, envolvendo os territórios do Rio Grande do Sul no Brasil, Uruguai e Argentina. Com a proximidade geográfica e a história de colonização das regiões, o espanhol foi uma das primeiras línguas europeias ouvidas nas bandas do Sul. Carretero, em espanhol, significa “condutor de carro de bois, ou carroça” e os carreteiros foram os primeiros comerciantes ambulantes a circular por este bioma no final do século XIX.
Munidos de poucos apetrechos e alimentos, eles preparavam um arroz com charque de uma panela só, bem temperado e servido molhadinho, enquanto descansavam nas paradas das longas viagens que faziam. Assim ficou conhecido o Arroz de Carreteiro, um prato típico dos primeiros viajantes do Rio Grande do Sul