Bolinho de Arroz com Queijo da Angelica com Maggi Meu Segredo
Receitas Nestlé
Receita de Bolinho de Arroz saboroso feito com MAGGI MEU SEGREDO 7 Vegetais e queijo parmesão ralado
Você precisa fritar o bolinho de arroz aos poucos, cerca de 6 por vez em uma panela média. O óleo precisa estar bem quente e não deve colocar gordura na massa (tipo manteiga, banha, etc)
Para saber se o seu bolinho de arroz está no ponto certo faça o seguinte teste: basta pegá-lo com uma colher e se ele ficar firme, sem cair, a massa atingiu o ponto certo. Agora, quanto ao ponto da fritura basta observar quando o bolinho de arroz ficar dourado.
Pode sim! Mas sem o ovo, a textura vai ficar diferente e não tão fofinho.
Sempre usar a quantidade de ingredientes conforme a receita indica. Se colocar muita farinha de trigo, por exemplo, ele ficará pesado. Além disso, não coloque gordura na massa e frite ele aos poucos em óleo bem quente em panela média
Existem vários tipos e origens de bolinhos, como a japonesa (mochi, onigiri), mas o nosso se aproxima mais do arancino italiano.
É possível fazer bolinho de arroz de forno, que perde a crocância da versão frita, mas é bem mais saudável e indicada para quem tem dietas mais restritivas. No entanto, há como fazer bolinho de arroz na airfryer.
Os bolinhos japoneses e os arancini italianos exigem tipos diferentes de arroz, mas o brasileiro é bem democrático, podendo usar arroz branco, parboilizado, integral, arroz-da-terra: o que tiver na sua geladeira. O segredo é o cozimento prévio.
Aquela cervejinha gelada no Happy Hour! Mas nem só como aperitivo vive o bolinho de arroz: ele também vai bem como lanche da tarde para a criançada, como um complemento para um almoço ou jantar, e até mesmo como parte integrante da lancheira de refeição no intervalo escolar, especialmente em sua versão assada no forno.
E o melhor é que a receita de mousse de maracujá pode ser feita até por quem não tem muitas habilidades na cozinha: basta procurar no armário os tradicionais leite condensado, creme de leite, gelatina em pó e o maracujá, e surpreender com o sabor dessa sobremesa.
O bolinho de arroz é uma comida deliciosa, fácil de fazer e econômica. Embora seja servida em bares e botecos como acompanhamento, também é uma receita presente em muitas casas por ser muito prática, já que sempre dá para aproveitar aquele arroz que sobrou do almoço para preparar esse amado bolinho. Mas, afinal, de onde ele surgiu?
No Japão?
É importante lembrar que existem vários tipos de bolinhos de arroz e várias origens para eles. O Japão, historicamente, tem como base de sua agricultura o cultivo de arroz e é de lá que vêm os primeiros relatos de bolinhos com base no arroz. O onigiri é o mais comum de ser visto na cultura pop, com uma folha de alga envolvendo-os e, geralmente, com algum recheio dentro, mas também há os mochis e os omusubi.
Há relatos de que esses bolinhos eram muito consumidos pelos samurais, pois era um alimento fácil de ser transportado e se mantinha íntegro mesmo após vários dias de viagem – uma solução prática para se alimentar bem antes de suas batalhas. No entanto, a receita brasileira, esta que você aprendeu aqui em Receitas Nestlé, tem outra origem, um pouco mais próxima das nossas terras.
Na Itália?
A segunda versão da história garante que o bolinho de arroz foi criado na Itália. Segundo os ítalo-brasileiros, o bolinho foi inspirado no arancino, um bolinho que tem como base o risoto italiano, tradicional da região da Sicília, no sul do país.
Os arancini (como são chamados no plural) são quase um equivalente à nossa coxinha, apreciados por boa parte dos italianos e vendidos em botecos como acompanhamento de bebidas – algo parecido com nosso próprio bolinho de arroz.
A origem do bolinho é incerta, mas estudiosos apontam que ele surgiu por conta da presença muçulmana na Sicília, já que foram eles os responsáveis pela introdução do arroz e do açafrão (dois ingredientes-base para a criação do bolinho) na culinária daquele local.
Mas e no Brasil?
No entanto, foi no Brasil que ele ganhou uma característica própria. Diferente do arancino, que utiliza um arroz diferente, típico de risoto, aqui os ingredientes para fazer um bolinho de arroz são diversos. É possível usar arroz branco, parboilizado ou integral; acrescentar farinha de aveia, grãos... A variedade é grande.
Também dá para fazer bolinho de arroz frito no óleo, ou na airfryer, ou assado no forno... No recheio, podemos colocar queijo, calabresa, salsinha, pimenta, batata, ervas, legumes e verduras – as combinações são infinitas e dependem muito do seu gosto e da sua criatividade.
Já deu uma espiadinha na sua geladeira e viu o que poderia entrar em uma receita deliciosa de bolinho de arroz? Que tal começar por essas maravilhas que selecionamos para você?
Na hora de fritar, sempre coloque os bolinhos apenas quando o óleo estiver bem quente. Isso será a garantia de um bolinho de arroz bem crocante. Aliás, se você ainda não viu as nossas dicas de como fazer frituras sempre sequinhas, bora conferir agora!
Para modelar o seu bolinho, uma dica é usar duas colheres de sopa. Aqui você tem um passo a passo que preparamos para ajudar você a fazer o bolinho de arroz.
Fontes:
https://www.cervejablackprincess.com.br/2018/10/10/bolinho-de-arroz-um-petisco-de-sucesso/
https://italianismo.com.br/arancino-conheca-o-irresistivel-bolinho-de-arroz-italiano/
https://milkmellow.com.br/historias-curiosidades/bolinho-de-arroz/
Muito deliciosa e prático de fazer
Tudo certo, Rosimeire? Esperamos que sim! Obrigado pela visita e seu comentário, ele nos motiva a continuar dando o nosso melhor! 😉👏
Bolinhos deliciosos! Prático, fácil e super rápido de fazer.
A 1ª vez que fiz foi no modo original. Segui a regra da receita.
A 2ª vez acrescentei coentro, pimenta do reino e cúrcuma. Além de realçar o sabor original, a cúrcuma destacou com uma coloração bem instigante.
Não descarte as sobras do arroz cozido. Experimente e faça as suas adaptações. Tenho certeza que não vai se arrepender!
Sempre cabe uma adaptação no preparo, Renata! Agradecemos por nos contar sobre a sua versão, tenho certeza que ficou maravilhoso. Nossa, deu água na boca! 🤤
Muito fácil, ainda acrescentei pimentão e cebola picada além de assafrao e mussarela , ficou lindo e deu briga pelo último bolinho.
Sempre cabe uma adaptação no preparo! Agradecemos por nos contar sobre a sua versão, tenho certeza que ficou maravilhoso.?
Divino!! Fiz e ficou perfeito
Que bom que gostou! Nosso site está recheado com receitas maravilhosas como essa, aproveite! ?
Fiz eu adoramos, não sobrou um bolinho pra contar estória rs
Receita fácil e deliciosa
Uau!! Muito bom saber que você e a sua família testaram e aprovaram nossa receita, Pamela! Aproveite o nosso site, temos centenas de receitas incríveis como essa! ?