Bolinho de arroz combina com o quê?
Aquela cervejinha gelada no Happy Hour! Mas nem só como aperitivo vive o bolinho de arroz: ele também vai bem como lanche da tarde para a criançada, como um complemento para um almoço ou jantar, e até mesmo como parte integrante da lancheira de refeição no intervalo escolar, especialmente em sua versão assada no forno.
E o melhor é que a receita de mousse de maracujá pode ser feita até por quem não tem muitas habilidades na cozinha: basta procurar no armário os tradicionais leite condensado, creme de leite, gelatina em pó e o maracujá, e surpreender com o sabor dessa sobremesa.
Tudo sobre a receita de bolinho de arroz
Origem, história e curiosidades
O bolinho de arroz é uma comida deliciosa, fácil de fazer e econômica. Embora seja servida em bares e botecos como acompanhamento, também é uma receita presente em muitas casas por ser muito prática, já que sempre dá para aproveitar aquele arroz que sobrou do almoço para preparar esse amado bolinho. Mas, afinal, de onde ele surgiu?
No Japão?
É importante lembrar que existem vários tipos de bolinhos de arroz e várias origens para eles. O Japão, historicamente, tem como base de sua agricultura o cultivo de arroz e é de lá que vêm os primeiros relatos de bolinhos com base no arroz. O onigiri é o mais comum de ser visto na cultura pop, com uma folha de alga envolvendo-os e, geralmente, com algum recheio dentro, mas também há os mochis e os omusubi.
Há relatos de que esses bolinhos eram muito consumidos pelos samurais, pois era um alimento fácil de ser transportado e se mantinha íntegro mesmo após vários dias de viagem – uma solução prática para se alimentar bem antes de suas batalhas. No entanto, a receita brasileira, esta que você aprendeu aqui em Receitas Nestlé, tem outra origem, um pouco mais próxima das nossas terras.
Na Itália?
A segunda versão da história garante que o bolinho de arroz foi criado na Itália. Segundo os ítalo-brasileiros, o bolinho foi inspirado no arancino, um bolinho que tem como base o risoto italiano, tradicional da região da Sicília, no sul do país.
Os arancini (como são chamados no plural) são quase um equivalente à nossa coxinha, apreciados por boa parte dos italianos e vendidos em botecos como acompanhamento de bebidas – algo parecido com nosso próprio bolinho de arroz.
A origem do bolinho é incerta, mas estudiosos apontam que ele surgiu por conta da presença muçulmana na Sicília, já que foram eles os responsáveis pela introdução do arroz e do açafrão (dois ingredientes-base para a criação do bolinho) na culinária daquele local.
Mas e no Brasil?
No entanto, foi no Brasil que ele ganhou uma característica própria. Diferente do arancino, que utiliza um arroz diferente, típico de risoto, aqui os ingredientes para fazer um bolinho de arroz são diversos. É possível usar arroz branco, parboilizado ou integral; acrescentar farinha de aveia, grãos... A variedade é grande.
Também dá para fazer bolinho de arroz frito no óleo, ou na air fryer, ou assado no forno... No recheio, podemos colocar queijo, calabresa, salsinha, pimenta, batata, ervas, legumes e verduras – as combinações são infinitas e dependem muito do seu gosto e da sua criatividade.
Variações da receita
Já deu uma espiadinha na sua geladeira e viu o que poderia entrar em uma receita deliciosa de bolinho de arroz? Que tal começar por essas maravilhas que selecionamos para você?
-
Bolinho de arroz com queijo, para adicionar sabor e cremosidade;
-
Bolinho de arroz à italiana, com o acréscimo de presunto;
-
Bolinho de arroz com aveia, opção mais equilibrada;
-
Bolinho de arroz na air fryer, sem fritura.
Dicas especiais e complementares
Na hora de fritar, sempre coloque os bolinhos apenas quando o óleo estiver bem quente. Isso será a garantia de um bolinho de arroz bem crocante. Aliás, se você ainda não viu as nossas dicas de como fazer frituras sempre sequinhas, bora conferir agora!
Para modelar o seu bolinho, uma dica é usar duas colheres de sopa. Aqui você tem um passo a passo que preparamos para ajudar você a fazer o bolinho de arroz.
Dica de Ingrediente
Para obter um cozimento perfeito do arroz, siga as instruções da embalagem e ajuste a quantidade de água conforme o tipo de arroz utilizado. Use água fervente para cozinhar o arroz, garantindo maior rapidez no preparo e uma melhor textura do grão cozido.
Armazene os ovos na geladeira para manter sua frescor por mais tempo. Verifique a data de validade regularmente para evitar consumir ovos vencidos.
Armazene a salsa fresca na geladeira, envolta em papel toalha úmido e dentro de um saco plástico. Para congelar, pique a salsa e armazene em cubos de gelo com água ou azeite de oliva.
Dica Alimentar
Experimente diferentes tipos de arroz em diversas preparações, como risotos, arroz frito ou arroz de forno. Além disso, com as sobras de arroz preparado, você pode fazer bolinho de arroz, arroz de forno e outros pratos.
Os ovos são versáteis e podem ser utilizados em diversas preparações, como omeletes, ovos mexidos, pochê, cozidos, entre outros. Experimente diferentes métodos de cocção para variar as texturas e sabores.
Use a salsa fresca como guarnição para pratos, em saladas, molhos, marinadas e sopas. A salsa seca pode ser usada como tempero.
Muito deliciosa e prático de fazer