Quanto tempo o crème brûlée fica no forno?
Para atingir a textura cremosa ideal, o crème brûlée deve ficar no forno por cerca de 50 minutos. Mas é importante que esteja preaquecido a 180 °C e que a sobremesa seja assada em banho-maria, a fim de que asse de modo uniforme e suave.
É possível descobrir se o crème brûlée atingiu a textura correta por meio de um teste prático.
-
Teste de firmeza: balance, levemente, os ramequins. Se o creme apenas balançar suavemente, significa que está no ponto. Se ainda estiver líquido, será necessário deixá-lo mais algum tempo no forno até firmar. Ou seja, o crème brûlée é firme, mas ligeiramente mole no meio.
Como fazer a crosta de açúcar caramelizado?
A crosta de açúcar caramelizado é um toque clássico do crème brûlée. O processo para prepará-la é bastante simples:
-
divida o açúcar para cada porção do creme no ramequim;
-
peneire o açúcar sobre o creme;
-
com um maçarico, aqueça a superfície até que o açúcar derreta e atinja um tom levemente dourado;
-
aguarde alguns minutos para que a camada seque e endureça antes de servir.
Também é possível fazer a crosta de açúcar utilizando uma colher de sopa.
Basta aquecer a colher na boca do fogão (utilizando uma luva ou pano de prato para não se queimar) e, depois, encostar as costas da colher na parte superior do creme.
Se necessário, repita a operação para garantir que toda a superfície esteja caramelizada.
Outra opção para fazer creme brulée sem maçarico é preparar o caramelo direto na panela: derreta o açúcar em fogo médio até obter um caramelo claro e liso. Depois, desligue o fogo e aguarde esfriar e, com uma colher, distribua fios finos sobre cada porção do crème brûlée.
Além do açúcar refinado, é possível utilizar açúcar cristal, demerara ou mascavo para preparar a crosta caramelizada.
Variações da receita de crème brulée
As receitas com crème brulée podem ganhar ainda mais sabor com variações criativas da receita clássica.
Crème brûlée de chocolate
O crème brûlée de chocolate é uma versão intensa e deliciosa da receita tradicional, feita com Chocolate NESTLÉ® CLASSIC® Meio Amargo, Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral e o NESTLÉ® Creme de Leite.
Para proporcionar um sabor único e marcante, você pode incluir especiarias como cravo-da-índia, anis-estrelado, canela em pau, sementes de cardamomo e noz-moscada na preparação.
Mas use-as com moderação e atente-se à quantidade para que o sabor das especiarias não se sobreponha ao do chocolate.
-
Adicione o Leite NINHO® em uma panela e acrescente as especiarias aos poucos. Leve ao fogo médio e deixe ferver durante 5 minutos.
-
Desligue o fogo, coe o leite para remover as especiarias e adicione a barra de Chocolate NESTLÉ® CLASSIC®. Misture até que esteja completamente derretido e incorporado.
-
Agora, acrescente o NESTLÉ® Creme de Leite, deixe esfriar e, em seguida, adicione as gemas de 6 ovos. Misture bem e passe a preparação por uma peneira fina para obter uma textura lisa e uniforme.
-
Divida a mistura em 10 ramequins refratários (com cerca de 7 cm de diâmetro cada) e leve ao forno preaquecido a 200 °C, em banho-maria, por aproximadamente 30 minutos, até que as bordas estejam firmes e o centro macio.
-
Por fim, retire do forno, deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por cerca de 2 horas, até que esteja bem gelado.
-
Após retirar os cremes da geladeira, finalize-os com a crosta caramelizada.
Crème brûlée de cogumelos com gorgonzola
O crème brûlée de cogumelos com gorgonzola é uma versão salgada da receita tradicional, ideal para servir como entrada em almoços ou jantares sofisticados.
A base é parecida com a versão com a doce, no entanto, o açúcar refinado, nesta receita, é usado para apenas para criar a camada caramelizada por cima.
Mas o sabor ganha um toque especial ao incluir ingredientes como cogumelos, manteiga, alho, alho-poró, tomilho, pimenta-do-reino, sal e queijo gorgonzola.
Veja a seguir o passo a passo da preparação.
-
Em um processador, triture os cogumelos crus.
-
Depois, refogue-os em uma frigideira, em fogo médio, junto com a manteiga, o alho picado e o alho-poró picado.
-
Adicione o tomilho para aromatizar e tempere com sal a gosto e pimenta-do-reino.
-
Refogue a preparação por mais 2 minutos e reserve.
-
Aqueça o NESTLÉ® Creme de Leite em uma panela.
-
Em outro recipiente, misture os cogumelos refogados com as gemas.
-
Adicione o creme de leite quente à mistura no recipiente, mexendo continuamente até que tudo esteja bem incorporado.
-
Com uma concha, distribua o creme nos ramequins, adicione o queijo gorgonzola por cima e leve ao forno preaquecido a 150 °C, em banho-maria, por cerca de 20 minutos.
-
Finalize com uma fina camada de açúcar por cima e queime com um maçarico para caramelizar.
Outras variações deliciosas
Existem ainda outras variações deliciosas e criativas do tradicional crème brûlée, que surgem a partir de adaptações simples da receita base. A seguir, conheça algumas versões especiais e veja como ajustar os ingredientes em cada uma delas.
-
Crème brûlée de alho-poró com queijo canastra: nesta versão, o creme de leite e as gemas são misturados com queijo canastra ralado, alho-poró refogado no azeite, sal e cebola caramelizada. Para realçar o sabor, adicione cominho e pimenta-do-reino a gosto;
-
Creme brûlée de baunilha com laranja: variação não muito diferente da versão original. Para preparar, basta adicionar baunilha e raspas de laranja ao recheio preparado com NESTLÉ® Creme de Leite, açúcar e gemas de ovo;
-
Cestinha de crème brûlée: esta versão inova ao substituir o ramequim por cestinhas feitas com cobertura de Chocolate Meio Amargo GAROTO®. Para prepará-las, utilize forminhas de brigadeiro de tamanho nº 5.
Qual é o segredo do crème brulée perfeito?
Confira alguns segredos de chef para que seu crème brulée fique perfeito.
-
Bata muito bem os ovos e o açúcar até dobrar de tamanho. Com essa técnica, você consegue atingir uma textura leve e aveludada;
-
Após acrescentar o creme de leite às gemas e ao açúcar já batidos, não é necessário bater novamente, pois isso pode comprometer a textura final do creme. Por isso, mexa delicadamente e, para garantir mais segurança no preparo, prefira usar uma espátula em vez do batedor;
-
É fundamental assar o crème brûlée em banho-maria, pois isso traz um cozimento lento e uniforme, proporcionando firmeza e maciez à textura. Além disso, essa técnica evita que o creme queime durante o preparo;
-
Evite deixar o forno muito quente, pois o calor excessivo acelera o cozimento, favorece a formação de bolhas e pode talhar o crème brûlée, comprometendo sua textura lisa e delicada;
-
Para uma casquinha crocante e quebradiça, retire o crème brûlée da geladeira, adicione o açúcar por cima e caramelize com o maçarico. Faça isso apenas na hora de servir e evite aproximar demais a chama para não queimar o topo. O açúcar queimado deixa o sabor amargo;
-
Não substitua as gemas por claras, pois elas podem comprometer a cremosidade do creme, resultando em uma textura mais rígida.
O que harmoniza com crème brûlée?
Para deixar a experiência com essa sobremesa francesa ainda mais sofisticada, é importante saber o que harmoniza com crème brûlée. A combinação ideal valoriza a doçura do creme e o toque caramelizado da casquinha crocante.
Entre as bebidas que mais combinam estão os vinhos doces, como Sauternes ou Colheita Tardia. Espumantes também são excelentes opções, pois promovem elegância para ocasiões especiais.
Se você procura opções sem álcool, aposte em chás gelados preparados com frutas cítricas, como laranja ou limão-siciliano e especiarias, como estrela-de-anis ou canela.
Já para um toque mais acolhedor, ótimo para os dias frios, combine a sobremesa com chás quentes, cafés encorpados ou coados.
Versões de receitas tradicionais com brulée
Além das variações já apresentadas da receita original, existem ainda versões criativas do crème brûlée que trazem inovação para a cozinha.
-
Ovo de colher brûlée: é uma casca de Ovo de Páscoa NESTLÉ® CLASSIC® recheada com o delicioso crème brûlée, feito com Chocolate GALAK®, Leite MOÇA® e NESTLÉ® Creme de Leite. Além disso, possui a clássica crosta caramelizada por cima, unindo tradição e inovação à mesa;
-
Brigadeiro brûlée: possui uma base de Leite MOÇA®, o que proporciona mais firmeza à massa, facilitando na hora de enrolar. Servido em forminhas, como os brigadeiros tradicionais, é uma opção encantadora para comemorar aniversários com a doçura da infância sem abrir mão da sofisticação;
-
Brûlée coffee latte: não leva creme de leite, para dar uma textura mais líquida. Servido em um copo alto, essa bebida deliciosa é preparada com STARBUCKS® Blonde Espresso® Roast by Nespresso® e leite. O toque especial fica por conta da cobertura caramelizada feita com açúcar cristal.
SUSTENTABILIDADE
- Você sabia que 97% das embalagens dos produtos Nestlé já são produzidas para serem recicladas? Para mais informações e dicas sobre sustentabilidade, acesse nosso site.