Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Fondue de Queijo Tradicional

Receita de Fondue tradicional de queijo delicioso feito com Requeijão NESTLÉ, queijo gruyere, queijo ementhal, vinho branco e amido de milho.

  • Total: 25min
    Cozimento: 25min
  • 0 pessoas já marcaram como feita
  • Dificuldade: Fácil
  • Porções: 6

Ingredientes

  • 1 dente de alho
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • 350 g de queijo gruyere ralado
  • 350 g de queijo ementhal ralado
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • 1 copo de Requeijão NESTLÉ®
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • pão em cubos (semi-italiano ou ciabatta)
  • batatas bolinha cozidas
  • lombo defumado fatiado
  • mini cebolas em conserva

Modo de preparo

Em uma panela esfregue o dente de alho e coloque o vinho.

Acrescente os queijos, o amido de milho e misture bem. Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre, até que os queijos estejam derretidos e tenha formado uma mistura homogênea.

Acrescente o Requeijão Nestlé, a pimenta-do-reino e misture bem.

Transfira para uma panela de fondue, coloque sobre o fogareiro e mantenha a chama média.

Deixe que cada pessoa se sirva, espetando um cubo de pão ou uma batata na ponta do garfo de cabo longo (próprio para fondue) e mergulhando-o na fondue. Coloque sobre um prato e deguste om os acompanhamentos de sua preferência.

Utensílios

  • Utensilio Panela
Marcar como já feita

Maravilha!
Continue cozinhando com Receitas Nestlé! Esta receita foi adicionada à sua lista de receitas cozinhadas.

pixel

Fondue de Queijo Tradicional combina com...

Uma porção de coisas. A fondue (sim, gente, o correto é "a" fondue) de queijo é sempre uma boa pedida e vai bem com quase tudo, de legumes a carnes: uma torradinha, linguiça… Até com pedaços de goiabada a combinação de queijos fica uma delícia e é uma excelente opção para as noites frias.

Para saber mais sobre esse prato, que também é uma ótima pedida para noites românticas, e vem com a gente!


Tudo sobre a receita de Fondue de Queijo Tradicional

Origem, história e curiosidades

A fondue de queijo tem origem na Suíça e é preparado com um mix de queijos (gruyère, ementhal, entre outros) e servido em uma panela própria. O primeiro registro do prato aparece no século XVII, embora se acredite que ele já fosse consumido bem antes. Existem várias lendas sobre a sua origem, e uma das mais interessantes envolve os católicos e os protestantes do país. Segundo essa versão, durante uma das tréguas das guerras religiosas do século XVI, os dois grupos decidiram organizar um jantar para fazer as pazes. Um lado forneceu o queijo e o outro o pão, nascendo assim esta maravilha.

Coube ao escritor francês Jean-Anthelme Brillat-Savarin a tarefa de atestar, em 1825, que o prato, de fato, nasceu na Suíça. Os relatos que ele descobriu apontam que a receita original era feita à base de ovo, manteiga e queijo gruyère.

Já no fim do século XIX, mais precisamente em 1891, o italiano Pellegrino Artusi escreveu em seu livro Scienza in cucina uma nova versão do prato, com toques de Turim. Esta nova receita era composta por leite e queijo fontina.

A atual receita que conhecemos, que leva vinho branco, data do início do século XX. Na época, diferentes regiões da Suíça travavam uma espécie de batalha para saber quem era o verdadeiro pai da delícia.


Variações da receita

Apesar da fondue de queijo ser a receita mais tradicional, é possível substituir o queijo e não se decepcionar. O chocolate, por exemplo, é um clássico (e praticamente perfeito). Cada variação amplia ainda mais as possibilidades de combinação. Vamos ver algumas opções:


Dicas especiais e complementares

A bebida
Uma grande dúvida na hora de saborear a fondue de queijo é saber com qual bebida ela cai bem. Será que apenas o vinho branco é uma boa pedida? Bem, a verdade não é bem essa. Apesar do senso comum ditar que o vinho tem que ser branco, um bom vinho tinto também casa muito bem.

Como se sabe, porém, existem vários tipos de vinhos tintos. Os que melhor harmonizam com a fondue de queijo são aqueles mais frutados, sem muito tanino. Outras opções são o vinho branco seco ou um champanhe. Se quiser trocar o tipo de bebida e surpreender, o chá preto também é um ótimo acompanhamento.

E para as crianças? Suco de maçã bem gelado, ou mesmo água, vai bem para que os pequenos também possam brindar.

Onde servir a fondue
Com certeza você já viu (ou até tem na sua casa) as famosas panelinhas de fondue, não é? É um item quase certo nas listas de presentes de casamento. Mas você sabe o nome dela? Chama-se caquelon. Normalmente, são feitas de cerâmica, ferro ou aço esmaltado.

Essa panela pode vir em vários tamanhos, mas o ideal é que sua capacidade seja suficiente para fazer pelo menos dois litros de fondue, o que serviria, mais ou menos, umas seis pessoas. Após a utilização, uma boa maneira de lavar é deixar a panelinha (ou caquelon, agora que já sabemos o nome) de molho com água fria durante a noite inteira. No outro dia, pela manhã, será mais fácil retirar os pedaços de queijo que sobraram.

Dúvidas comuns sobre Fondue de Queijo Tradicional

  • A fondue só pode ser feita com queijo?

    Não. Existem outras variações da receita, com chocolate, carnes e até frutos do mar.

  • Fondue de queijo combina com quê?

    A variedade é imensa. Pode ser com torradas, carnes, embutidos e até com goiabada.

  • Qual a origem da fondue?

    A Suíça. Apesar de muitos acharem que a receita surgiu na França, o prato nasceu na Suíça por volta do século XVI.

  • Qual a melhor bebida para acompanhar fondue de queijo?

    São várias opções. De vinho tinto frutado a um branco seco, passando por chá preto e suco de maçã.