Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Pão de Mel: 11 receitas para ir além do tradicional

Pão de mel é uma sobremesa que todo mundo ama! Veja a história desse doce, dicas especiais e mais 11 receitas incríveis para você se deliciar!

Tá para nascer um bolinho mais amado que o pão de mel! É difícil encontrar alguém que não goste. Afinal, um bolinho de chocolate com especiarias ultra macio, com aquele recheio cremoso de doce de leite e a casquinha de chocolate por fora… Huuummm… Dá água na boca só de pensar!

Mas as receitas de pão de mel podem ir muito além do que você imagina! Podem ser simples, caseiras, sem recheio, ou até mesmo ganhar os mais diversos complementos - entre eles, o doce de leite é o principal. Além do formato que lembra um bombom maior, quadrado ou redondo, o pão de mel tradicional pode se transformar em bolo, torta, pudim e até mesmo milkshake.

Bateu a curiosidade de entender direito sobre esse doce maravilhoso? Então vem com a gente!


Pão de mel: origens e curiosidades

São duas versões diferentes quando o tema é a origem desse doce tão saboroso. Na versão europeia, a receita do pão de mel se baseava em mel, farinha de trigo, manteiga, especiarias e ovo. O chocolate veio um pouco depois, quando os europeus perceberam que o pão, cheio de especiarias, poderia receber um banho de chocolate derretido para que o seu sabor e umidade fossem preservados por mais tempo.

Já a outra história sobre a origem do pão de mel vem do século IX, na Rússia. Por lá, a receita incluía farinha, mel e suco de frutas. O nome era bem diferente também: “pryanik”. A receita foi mudando ao longo dos séculos e as especiarias vindas da Índia e do Oriente Médio, como a canela e o gengibre, começaram a ser usadas no pão de mel.

O “pryanik” foi fazendo sucesso em diferentes regiões e ganhando novos formatos na hora de prepará-lo para assar. Os mais comuns eram figuras de animais para enfeitarem as árvores de Natal, assim como acontece com os gingerbreads (ou biscoito de gengibre) em algumas partes do mundo - como nos Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo.

As especiarias estão até hoje em diferentes culinárias e preparações. Separamos algumas receitas que levam especiarias para você inovar na hora de cozinhar:


As semelhanças do pão de mel com o biscoito de gengibre

A receita de pão de mel simples é sem recheio. Nessa preparação, o pão de mel possui algumas semelhanças com o biscoito de gengibre pelo uso de especiarias e por essa ligação antiga com a data natalina. O gingerbread também já foi um pão ou bolo, mas o formato foi se adaptando ao que chamamos, hoje em dia, de biscoito.

No caso do pão de mel, a grossura dele é maior e os formatos diferenciados para a massa já não são tão comuns. Mesmo assim, o sabor do mel e algumas especiarias, como a canela, ainda trazem algum tipo de semelhança entre eles.

Ah, e se você ficou curioso sobre essa receita, não tem problema! Siga o nosso passo a passo de como fazer biscoito de gengibre.

Biscoitos de gengibre

Saiba como fazer doce de leite para o pão de mel recheado

Hoje em dia, as opções de recheio para o pão de mel são bastante diversificadas: creme de avelã, geleia de damasco, maracujá, banana ou ameixa são só algumas das inúmeras possibilidades na hora de rechear o doce. Mas não dá para negar que, sim, o doce de leite é um dos recheios mais comuns na hora de preparar essa sobremesa tão saborosa e única.

E nada melhor do que poder fazer o próprio doce de leite para o seu pão de mel caseiro, não é mesmo? Pode parecer difícil, mas a gente descomplica: basta ter em mãos uma lata de leite condensado Nestlé e uma panela de pressão - não precisa ter medo!

É importante também definir o ponto de cozimento: 30 minutos é o ideal para a consistência de recheio. Para tirar todas as dúvidas, confira o nosso passo a passo de como fazer doce de leite.


11 receitas de pão de mel: do tradicional ao diferenciado

O pão de mel redondinho e recheado é uma delícia, mas você já experimentou uma torta mousse de pão de mel e damasco? E um milkshake? Confira essas receitas criativas que colocam essa sobremesa como destaque:

Primeiro, começamos pelo básico e tradicional:

Pão de Mel

Muito mais que um bombom:

Pudim de pão de mel

Bolo de pão de mel

Hora de mudar alguns ingredientes (é vegano? então se liga!):

Bolo de pão de mel sem glúten

E tem bebida também:

Macarrão com Atum Cremoso

Pão de mel caseiro para vender: como fazer e como lucrar

O pão de mel é uma receita fácil e que muita gente gosta. É possível variar em tamanho, recheio e até mesmo na montagem - o pão de mel no pote ou na colher são boas opções. Por isso, esse docinho pode ser parte da sua renda.

A popularidade desse doce é um fator que joga a favor, assim como a preferência de muitas pessoas por doces em geral. Mas antes de tudo, é necessário colocar os gastos no papel. A dica é fazer uma planilha com custos que serão fixos, a mão de obra e também algumas variações no orçamento que podem acontecer. Assim, fica mais fácil saber quanto você deve cobrar pelo pão de mel para ter lucro.

Feito isso, alguns pontos são importantes para que o seu negócio dê certo:

  • Use ingredientes de qualidade: isso dará um sabor mais único e com paladar marcante. Os clientes vão perceber essa dedicação com a escolha.
  • Padronize a proporção entre massa e recheio: ninguém quer receber um pão de mel pequeno e outro muito maior, certo? As quantidades certas ajudam a profissionalizar a imagem final do produto.
  • Valorize a embalagem: escolher uma boa apresentação será uma das primeiras impressões que você causará nos seus clientes. E ainda dá pra deixar o seu contato para um próximo pedido!
  • Atente-se ao prazo de validade: caso seja bem manipulado e vedado de maneira correta, o pão de mel pode durar de 15 a 30 dias. 
  • Informe o seu cliente: lista de ingredientes, tabela nutricional e data de validade. Ajudam a passar mais segurança para quem compra o docinho.

E os valores? Tudo depende do custo da produção, mas um pão de mel costuma custar entre 4 e 8 reais. Lembrando que esse valor não é uma regra, mas pode ajudar a começar. A clientela, por sua vez, pode ser formada de diferentes maneiras: pense em apresentar seu produto em eventos, vender por delivery e formar uma rede de contatos pelas redes sociais. E não se esqueça: estudar e praticar os processos da cozinha darão mais fôlego e qualidade para a sua produção.

Para mais receitas e dicas culinárias, navegue pelo site Receitas Nestlé e se aventure no universo da gastronomia. São mais de 4 mil receitas para você se deliciar em cada momento!


Perguntas frequentes

  • Pão de mel é uma receita fácil?

    O pão de mel tradicional, com ou sem recheio, é uma receita fácil. Basta escolher os ingredientes adequados e seguir o passo a passo da preparação que você escolheu.

  • Qual a origem do pão de mel?

    São duas histórias distintas. Uma delas afirma que o pão de mel nasceu na Europa, já a outra versão indica que o doce tem sua origem na Rússia, chamado inicialmente de “pryanik”.

  • Quais são os recheios para pão de mel?

    O mais comum é o doce de leite, mas é possível usar toda a criatividade na hora de rechear. Creme de avelã e geleias de frutas são algumas das alternativas.

  • Dá para ganhar dinheiro vendendo pão de mel?

    Sim, mas o ideal é colocar no papel todos os custos com a produção para que haja lucro na venda. Usar bons ingredientes e divulgar o produto são fatores importantes para conseguir ganhar dinheiro e credibilidade.


Fontes:

https://www.docepecado.com.br/a-lenda-do-pao-de-mel/#:~:text=O%20p%C3%A3o%20de%20mel%20nasceu,de%20todos%20os%20outros%20ingredientes.&text=Entre%20os%20s%C3%A9culos%20XVII%2DXIX,de%20assar%20os%20%E2%80%9Cpryanikis%E2%80%9D.

http://blog.mariachocolate.com.br/historias-do-pao-de-mel/

https://www.tricurioso.com/2019/01/03/quem-inventou-o-pao-de-mel/

https://medium.com/@lauranogueira0109/como-ganhar-dinheiro-com-p%C3%A3o-de-mel-75c1f0b032ca

https://www.enfoquems.com.br/aprenda-a-fazer-pao-de-mel-e-a-definir-o-valor-de-venda/

https://negociodecozinha.com.br/pao-de-mel-da-dinheiro/

https://www.receitasdemae.com.br/receitas/recheios-para-pao-de-mel/