Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Patê: 31 receitas para acompanhar entradas e petiscos

Está na dúvida de como servir a torrada? Aproveite todas as nossas receitas de patê

Petiscos, aperitivos e entradas ficam perfeitos quando vêm juntos com uma boa porção de patê. O preparo cremoso feito com carnes, frango, peito de peru, sardinha ou vegetais, e misturado com creme de leite, requeijão ou iogurte, é ideal para servir com torradas, pães, croissant, bolachas salgadas, chips, batatas fritas, mandiocas fritas, tiras de carnes ou de legumes, ou com o que você preferir. Use e abuse da criatividade, porque opções de patês é o que você terá a partir de agora com essas 31 receitas de patês.

 

Receitas de Patê de Peru

Patê: Patê de peito de peru com creme de leite Nestlé

1. Patê de Peito de Peru: o uso de um processador vai facilitar o preparo da receita, que estará pronta em 5 minutos. É só bater o peito de peru, o requeijão e a salsa picada para ter um delicioso patê. Na hora de servir, decore com uvas-passas pretas para agradar o paladar e os olhos.

2. Patê de Peito de Peru com Creme de Leite Nestlé: para essa receita, o utensílio a ser usado será o liquidificador: basta bater o peru picado, o creme de leite e a salsa. A quantidade indicada dos ingredientes vai fazer o patê render 30 porções.

3. Patê de Peru, Queijo e Pimentas: esse patê tem um sabor incrível e as pimentas deixam a receita especial para quem gosta de um leve toque picante. As pimentas adicionadas aqui serão a pimenta rosa e a pimenta-do-reino. Leva também blanquet de peru, queijo roquefort e creme de leite. Sirva acompanhado de mini croissant ou mini torradas.

4. Pasta de Peito de Peru: o ingrediente que deixa esse patê super cremoso é o iogurte Grego Light Tradicional. Bata o iogurte em um processador junto com peito de peru defumado, cebolinha verde e azeite. Coloque na geladeira para servir geladinho.

5. Patê Tortillada de Aspargos e Presunto Cru: esse patê bem diferente é muito gostoso, feito com batata, aspargos, açafrão, presunto e creme de leite. Para ficar pronto, será preciso refogar a batata, os aspargos e o açafrão com meia colher de sopa de sal por 5 minutos. Depois, bata tudo no liquidificador com o creme de leite, a salsa e o presunto cru. Sirva gelado.

 

Receitas de Patê com Ricota

Patê: Avocado Toast com Patê de Ricota

6. Patê de Ricota e Nozes: a ricota tem uma textura muito delicada e isso faz com que ela se encaixe perfeitamente nas receitas de patê. Nesse patê, por exemplo, a ricota se une ao creme de leite, deixando tudo ainda mais maravilhoso. As nozes dão um croc-croc especial para a pasta, que pode ser servida com torradas.

7. Patê de Ricota e Cebolinha: esse patê é tão fácil de fazer que os ingredientes nem precisam ser batidos no liquidificador ou processador. É só pegar o creme de leite, a ricota amassada, creme de cebola e cebolinha-verde e misturar tudo em um recipiente, e está pronto. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas, para servir bem geladinho.

8. Avocado Toast com Patê de Ricota: essa receita já está completa: você aprende a fazer o patê e a torrada maravilhosa para degustar juntos. E a combinação, além de saborosa, é saudável. O patê é feito com leite líquido, requeijão light, ricota esfarelada, sal e pimenta-do-reino. O abacate traz o frescor da fruta, e vem carregado de fibras que fazem muito bem à saúde. Use tomates-cereja para decorar.

9. Patê de Ricota com Abobrinha: a abobrinha fica pronta em 3 minutos no microondas em potência alta. Depois, junte o vegetal à ricota e ao peito de peru e bata tudo no liquidificador. Para finalizar, misture com cebolinha-verde e pode servir.

10. Chips Crocantes com Patê Cremoso: mais um combo para facilitar a vida. O patê de abobrinha preparado com cenoura, ricota, orégano, azeitonas e leite, faz o acompanhamento perfeito dos chips feitos com brócolis, farinha de milho, farinha de trigo e Neston 3 Cereais.

11. Patê Cremoso de Frango: a abobrinha e a ricota também formam um par perfeito nesse patê cremoso feito com um filé de frango. Adicione molho de soja para ficar com aquele sabor salgado e ao mesmo tempo meio adocicado, misturado com um azedo que agrada muito o paladar. É um patê incrível para rechear sanduíches.

 

Receitas de Patês com Ingrediente Surpresa

Patê: Patê de feijão branco com alecrim

12. Patê de Salmão: o salmão defumado vai fazer esse patê ser diferente e super delicioso. Bata o salmão com requeijão e cebolinha-verde em um processador, e coloque para gelar. Na hora de servir, coloque raminhos de salsa crespa ou mais cebolinha picada, para decorar.

13. Patê Chivito: as ervilhas são o ingrediente surpresa. E se tem ervilha, tem que ter milho verde também. Adicione tomates, cebola picada, azeitonas verdes sem caroço, mostarda e creme de leite. O sabor desse patê é maravilhoso!

14. Patê de Tomate Seco: a ricota e o creme de leite dão uma textura consistente ao patê, mas quem faz mesmo a diferença nessa receita são os tomates secos. Misturou tudo e bateu no liquidificador, está pronto para consumir – com uma deliciosa bisnaguinha, por exemplo.

15. Patê de Batata Brava: esse patê delicioso é feito com tomate, tomilho, páprica, pimenta-do-reino, pimenta dedo-de-moça e creme de leite. A pimenta dedo-de-moça tanto incorpora a mistura de ingredientes que será batida, como também serve para decorar o patê na hora de servir.

16. Patê de Curry e Mostarda: o curry é feito à base de várias especiarias e, por isso, pode ter um sabor de leve a picante, que é muito marcante e deixa qualquer receita deliciosa. Aqui também serão usados extrato de tomate, mostarda, ricota e creme de leite. Ótimo para ser servido com mini salsichas grelhadas, ou pão alemão.

17. Patê de Rosbife e Picles: o sabor ácido e picante dos picles traz um diferencial nessa receita de patê. A mostarda dá o azedinho, completando a mistura com rosbife, creme de leite e sal. Dá para servir com legumes feitos em tirinhas. Fica uma delícia.

18. Patê Carbonada: é um patê feito com carne do tipo acém, abóbora, milho, batata-doce, damasco e creme de leite. Use uma folha de louro, pimenta-do-reino e vinagre de vinho tinto para dar ainda mais sabor. Para decorar, use damascos picados.

19. Patê de Feijão Branco com Alecrim: esse patê o que tem de diferente, tem de gostoso. No liquidificador, bata o feijão branco cozido, a pasta de gergelim, vinagre balsâmico, alho, alecrim fresco e água. Faça sanduíches de pão integral com o patê de feijão branco com alecrim e leve para o lanche da escola ou do trabalho, ou para um piquenique com os filhos.

20. Patê de Requeijão com Geleia de Pêssego: requeijão, açúcar e pêssego em calda: você vai precisar apenas desses ingredientes para preparar esse patê. Os pêssegos e o açúcar precisarão ir ao fogo por um tempo. Depois de pronto, espere esfriar e sirva com o requeijão e torradas de alho.

 

Receitas de Patê com Queijo

Patê: Patê de queijo

21. Patê de Queijo: a textura macia e o sabor suave do queijo prato fazem esse patê de queijo ser irresistível. E para ele ficar ainda mais consistente, o leite e o creme de leite formam uma ótima combinação. A salsa e a mostarda finalizam o sabor insuperável da pasta. A sugestão é fazer tiras de cenoura, pepino e salsão para servir com o patê.

22. Patê Tropical: é um patê de queijo minas, peixe, coco fresco, castanha-do-pará e creme de leite. As castanhas serão batidas no liquidificador com os demais ingredientes – mas, se quiser dar crocância à receita, reserve uns pedacinhos para misturar no final. E tem dica: se preferir, substitua o peixe pela mesma quantidade de atum enlatado e escorrido.

23. Patê Gourmet: essa receita é preparada com patê de queijo brie, mel, nozes picadas e creme de leite. As nozes tanto são batidas junto com os outros ingredientes para formar a pasta, como servem também para decorar o patê na hora de servir e comer com croutons.

24. Patê de Ervas e Gorgonzola: é delicioso, feito com Iogurte Grego Tradicional, queijo Gorgonzola, azeite, cebolinha verde e sálvia. Faça mini torradinhas para servir de aperitivo no happy hour com os amigos.

 

Receitas de Patê com Creme de Leite

Patê: Patê de Azeitona

25. Patê de Sardinha: o nome já diz tudo. Quem quer ter o patê com a textura mais cremosa tem que usar creme de leite. E essa receita é super prática: basta amassar a sardinha, misturar a cenoura e a cebola ralada, a maionese e o cheiro-verde picado, e está pronto para ser servido com pão integral, torradas ou legumes em tiras.

26. Patê de Azeitona: a união da ricota com o creme de leite é perfeita. E, nesse patê, o azedinho da azeitona preta e o frescor da salsa dão ainda mais sabor e charme. A salsa também é usada para decorar na hora de servir. Faça torradas fininhas com os pães envelhecidos que estão guardados e aproveite.

27. Patê de Linguiça com Ervas e Limão: esse patê delicioso é feito com linguiça de porco defumada, suco de limão, alecrim, salsa, pimenta-do-reino e creme de leite. A linguiça vai ser refogada com cebola e alho, para deixar a receita mais especial. Depois de pronto, deixe na geladeira por alguns minutos e sirva decorado com alecrim.

28. Patê Pomodoro com Crispy de Salame: os ingredientes usados no preparo desse patê resultam em uma receita com um sabor incrível: salame, tomate, queijo parmesão, ricota, orégano, manjericão e creme de leite, entre outros. Sirva gelado, com fatias de pão italiano ou ciabatta.

29. Patê Chimichurri Cremoso: feito com salsa, manjericão, orégano, creme de leite e um leve toque de pimenta. E aqui a dica é mudar o foco das torradas e servir o patê gelado com tiras de carne.

30. Patê Brasileirinho: essa delícia é feita com azeite, mandioca, manteiga, cebola, alho, pimenta dedo-de-moça, carne seca, queijo coalho, sal, creme de leite e coentro. Chips de mandioca combinam muito bem com o patê brasileirinho.

31. Patê de Berinjela e Azeitona: a berinjela é refogada com cebola e alho, e cozinhada por 15 minutos. Depois de cozida e ainda morna, ela é misturada aos demais ingredientes e batida no liquidificador. Pronto! O patê de berinjela e azeitona pode ser servido com bolachas salgadas.

Já tinha parado para pensar em tantas possibilidades para preparar um simples patê? Agora, com todas essas opções, você vai arrancar muitos elogios. E se quiser conferir outras receitas, acesse o site Receitas Nestlé e encontre mais de 4 mil receitas de todos os tipos, para variar o cardápio todos os dias e em todas as ocasiões.

 

Perguntas frequentes

  • 1. Como preparar um patê simples?

    Para preparar um patê simples basta optar pelo patê de peito de peru: em um processador, misture peito de peru, requeijão e salsa – e pronto. Em cinco minutos o patê está pronto para ser servido.

  • 2. Qual a diferença entre patê e pasta?

    Não há diferença entre Patê e pasta. Ambos são preparos culinários cremosos feitos com carnes, frango, peito de peru, sardinha ou vegetais, entre outras possibilidades de ingredientes. O segredo é usar creme de leite, requeijão ou iogurte para que sua pasta (ou patê) fiquem super cremosos.

  • 3. O que comer com patê?

    Os patês podem ser consumidos com torradas, pães, bolachas salgadas, chips, batatas fritas, mandiocas fritas, tiras de carnes ou de legumes, ou com o que você preferir.

  • 4. Posso congelar o patê?

    O patê caseiro pode ser congelado em porções individuais. Mas, se preferir congelar toda a receita, coma a porção inteira quando for consumir.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?