Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas de rosquinha com 21 recheios e coberturas para variar os sabores

Os recheios e coberturas de chocolate, caramelo ou frutas deixam as receitas de rosquinha ainda mais perfeitas

Rosquinha ou donuts? A diferença, na verdade, vai depender apenas da região do mundo onde você se encontra: no Brasil, chamamos de rosquinha; mas, se estiver lá para os lados dos Estados Unidos ou Canadá, por exemplo, aí é donuts. Mas, não importa como seja chamada, o importante é que a receita de rosquinha fique macia e deliciosa.

A receita de rosquinha que vamos ensinar é muito fácil de fazer: os ingredientes da massa são praticamente os mesmos de um pão, o que deixa nossa dica ainda mais simples. E, para quem gosta de variar, aconselhamos a não parar de ler o artigo após a receita de rosquinha. É que logo em seguida listamos 21 maneiras diferentes de preparar recheios e coberturas, para variar o sabor dos donuts quantas vezes você quiser.


Receitas de rosquinha

1. Nescau Donuts

Ingredientes Massa

  • 2 tabletes de fermento biológico (30 g)
  • meia xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral morno
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • meia xícara (chá) de manteiga derretida
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal
  • meia xícara (chá) de NESCAU®

Recheio e Cobertura

  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)
  • 5 colheres (sopa) de NESCAU®
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Montagem

  • chocolate granulado ou confeitos coloridos para decorar

Modo de preparo Massa

- Em um recipiente, misture o fermento, o açúcar, 4 colheres (sopa) de Leite NINHO e 1 xícara (chá) da farinha de trigo, formando uma massa bem mole.

- Deixe crescer por 15 minutos e junte a manteiga, o leite NINHO restante, os ovos e o sal.

Misture bem, adicionando a farinha de trigo restante e o NESCAU peneirados, mexendo até a massa soltar das mãos.

- Faça bolinhas, disponha em uma assadeira e deixe crescer por 10 minutos ou até dobrar de volume.

- Achate levemente cada uma das bolinhas e faça furos nos centros com um cortador de biscoito pequeno (2 cm de diâmetro) e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire e deixe esfriar.

Recheio e Cobertura

- Em uma panela, misture o Leite MOÇA, o NESCAU e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.

- Desligue o fogo e deixe esfriar.

Montagem

- Corte as rosquinhas ao meio, recheie com o brigadeiro e passe um pouco do recheio sobre um dos lados da rosquinha, formando os donuts.

- Decore com o chocolate granulado ou confeitos coloridos. Sirva.

2. Donuts Decorados e PopCake - feitos com cobertura de chocolates ao leite e branco, granulados coloridos e cobertura de chocolate meio amargo.

3. Donuts Monstro - as crianças vão amar essa receita de rosquinha. Elas ficam diferentes e são fáceis de preparar, feitas com leite líquido, canela em pó, gengibre em pó e cravo em pó.


Receitas de recheios para rosquinha

Bolo Churros com Recheio de Doce de Leite

1. Bolo de Limão com Recheio de Ganache e Baba de Moça - o recheio utilizado nesse bolo se encaixa perfeitamente na rosquinha que ensinamos. Aliás, aqui dá para usar as duas receitas, a de ganache de chocolate e a de baba de moça juntas, ou degustar de forma separada colocando uma delas em cada rosquinha.

2. Bolo de Nozes com Recheio de Creme de Confeiteiro e Brigadeiro de Caramelo - a dúvida dessa receita é só qual o recheio mais gostoso. Então, na dúvida, faça os dois e adicione a rosquinha, porque ela vai ficar tão saborosa que o difícil será parar de comer.

3. Rolinhos de Tapioca com Recheio Cremoso de Chandelle Chocolate ao Leite, Frutas Secas e Castanhas - a textura do creme aliado ao crocante vai deixar a rosquinha muito saborosa. As frutas equilibram o sabor e deixam o doce na medida certa.

4. Mil Folhas com Recheio de Creme e Pêssegos - se tem leite condensado, é certeza que o recheio para a rosquinha vai ficar delicioso e com cara de família. É daquelas receitas para juntar todo mundo e saborear contando boas histórias.

5. Bolo Churros com Recheio de Doce de Leite - pegue a dica de recheio desse bolo e transforme em uma receita de rosquinha com leite condensado. A rosquinha você já aprendeu, e o recheio é tão fácil que nem dá para acreditar. Confere!

6. Bolo de Coco com Recheio de Doce de Leite com Ameixa e Geleia de Damasco - a ameixa é uma fruta que sempre deixa os recheios doces bem especiais – é tipo recheio de bolo de casamento, que todo mundo ama. E, combinada com doce de leite, então, fica divina, e preenche a receita de rosquinha com perfeição.

7. Crostata com Recheio Cremoso - é mais um recheio delicioso que pode – e deve! – ser utilizado na receita de rosquinha. Basta leite condensado, ovos, licor de laranja, raspas de casca de laranja e geleia de framboesa. O resultado será um recheio formidável.

8. Ovo Cookie com Recheio de Brigadeiro - é um recheio com cara de receita de mãe. Fácil e muito gostoso, o brigadeiro é certeza de acerto na receita de rosquinha. Tem cara, cheiro e sabor de infância. Aproveita e já guarda essa receita para preparar o ovo durante a Páscoa!

9. Sanduíche de Panettone Alpino Recheio Cremoso - o recheio é um creme de hortelã que vai deixar a receita de rosquinha bem diferente e com um sabor surpreendente. A mistura do doce com o frescor da erva faz uma combinação deliciosa.

10. Copinho de Chocolate com Recheio Cremoso de Cerejas - a receita de rosquinha fica perfeita com esse recheio. É um creme de champanhe preparado com leite condensado, amido de milho, champanhe ou espumante, gemas e cereja em calda. Mais gostoso que isso só se duplicar a receita.


Receitas de cobertura para rosquinha

Cobertura de Chocolate

11. Cobertura de Menta - a dica aqui é pegar a rosquinha, colocar o recheio de brigadeiro que ensinamos acima e completar com essa cobertura de menta deliciosa. Chocolate com menta é uma combinação maravilhosa.

12. Cobertura de Caramelo - é tão fácil e tão gostosa que vai surpreender. São apenas três ingredientes: açúcar, água e creme de leite, e em 15 minutos você terá uma cobertura maravilhosa para completar a receita de rosquinha que já vai estar com o recheio escolhido.

13. Bolo de Chocolate com Cobertura de Coco - a receita foi pensada para bolo, mas se encaixa muito bem na rosquinha. E dá para finalizar espalhando coco ralado por cima, para ficar com aquela cara de receita da vovó.

14. Cobertura Sensação - olha como é simples: derreta em banho-maria o chocolate meio amargo misturado ao café solúvel, à manteiga e à água; bata até obter consistência homogênea e, depois que estiver fria, espalhe por cima da rosquinha. Irresistível.

15. Cobertura de Chocolate - chegamos ao nível extra-perfeito. Chocolate é sinônimo de absolutamente delicioso e não tem cobertura que se encaixe melhor na receita de rosquinha que essa. Claro que todas as outras coberturas são deliciosas – mas, quando falamos de chocolate, é unanimidade.

16. Cobertura Brilhante - para melhorar o que já estava maravilhoso, vamos a mais uma dica de cobertura de chocolate para combinar com a receita de rosquinha. Essa é preparada com água, chocolate meio amargo, açúcar e manteiga.

17. Cobertura de Chocolate e Canela - para quem só pensa em chocolate, vamos a mais uma dica de cobertura super cremosa feita com esse néctar dos deuses. O toque de canela em pó vai proporcionar uma experiência única ao seu paladar.

18. Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro - e já que chocolate e perfeição são sinônimos, o que dizer do brigadeiro. É mais uma opção para a receita de rosquinha que vai fazer todo mundo babar.

19. Crepe de Maçã e Cobertura de Caramelo Cremoso - essa é mais uma dica bem simples e prática de cobertura, já que você deve estar ansioso para experimentar a receita de rosquinha que aprendeu no início deste artigo. O creme de leite garante uma textura incrível.

20. Bolo Integral de Cenoura e Especiarias com Cobertura de Iogurte com Laranja - essa receita de cobertura para usar na rosquinha tem uma informação importante: ela é zero lactose. E, se você tem intolerância, a dica é, além de fazer essa cobertura, preparar a rosquinha substituindo os produtos tradicionais pelas versões sem lactose.

21. Brownie com Creme Trufado de Avelã - a cobertura é feita com chocolate meio amargo, cobertura de chocolate branco, creme de leite e Moça de Passar Sabor Avelã. Fica um creme delicioso que completa a receita de rosquinha com muito requinte.

Viu como é fácil variar uma única receita de rosquinha? Com criatividade e simplicidade, dá para transformar o sabor das rosquinhas, com muitos recheios e coberturas diferentes. E se você quiser conferir outras dicas, vai no site Receitas Nestlé: lá você encontra mais de 4 mil variações de pratos doces e salgados – além de bebidas – que vão te impressionar.


Perguntas frequentes

  • 1. Qual a diferença entre receita de rosquinha e donuts?

    Rosquinha e donut são a mesma coisa. A expressão só muda por conta da região do mundo onde a pessoa está: para os brasileiros é rosquinha, para os americanos é donuts.

  • 2. Qual a melhor cobertura para receita de rosquinha?

    A rosquinha combina com vários tipos de cobertura. Pode ser de chocolate, avelã, iogurte, caramelo, brigadeiro, coco, menta, entre outras.

  • 3. Qual o melhor recheio para receita de rosquinha?

    O recheio mais usado na receita de rosquinha é o de chocolate, mas tem muitas outras variações que ficam tão deliciosas quanto. Dá para fazer recheio cremoso de cereja, hortelã, ganache, baba de moça, doce de leite, caramelo e leite condensado.

pixel