Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Trufas: 13 receitas irresistíveis para quem ama chocolate

Aprenda 13 maneiras fáceis de fazer trufas deliciosas, para vender ou presentear.

Uma das maiores paixões brasileiras, capaz de reunir toda a família em volta da mesa. Não estamos falando de futebol e, sim, de chocolate!

Na verdade, gostamos tanto que criamos várias receitas com chocolate. E uma delas, que vêm ganhando o coração nacional, é a receita de trufa. Esses bombons recheados podem ter uma série de recheios deliciosos, como cacau, maracujá, e até panettone.

Se você quer saber como fazer trufas para vender ou quer receitas de trufa para aproveitar em família, separamos as variações mais irresistíveis que merecem sua atenção!

 

Trufas: origem e curiosidades

Apesar de deliciosas, as trufas podem ser resultado de um erro. Reza a lenda que, no século XIX, um confeiteiro austríaco teria errado uma sobremesa de chocolate que preparava para um príncipe russo. Tentando salvar a noite e não decepcionar nenhum convidado, ele teria enrolado o chocolate e polvilhado cacau em pó por cima. O resultado foi um doce parecido com os fungos túberes, subterrâneos e raros, mais conhecidos como: trufas! Com o passar dos anos, a receita da trufa de chocolate ganhou mais uma camada para resistir melhor ao ambiente.

 

13 receitas imperdíveis de trufas

Trufas: Trufa de hortelã recheada com geleia de abacaxi

Separamos 13 receitas de trufa diferentes, para todos os gostos, desde a trufa tradicional até as variações mais gourmets, como a receita de trufa com pimenta-rosa. Com estas receitas fáceis e práticas, não tem como resistir!

1. Receita de Trufa de Chocolate

Ingredientes

  • 1 lata de NESTLÉ® Creme de Leite
  • 300 g de Chocolate Meio Amargo GAROTO® picado
  • 2 xícaras (chá) de Chocolate em Pó GAROTO®
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de conhaque ou whisky

Modo de Preparo

1. Em um recipiente, aqueça o NESTLÉ® Creme de Leite em banho-maria.
2. Junte o Chocolate GAROTO®, mexendo até obter uma mistura homogênea.
3. Retire do banho-maria e misture 1 xícara (chá) do Chocolate em Pó GAROTO®.
4. Junte a manteiga e o conhaque, misture até ficar homogêneo e leve à geladeira por cerca de 24 horas.
5. Faça bolinhas, passe no restante do Chocolate em Pó GAROTO® e conserve-as em local fresco.
6. Sirva.

2. Trufas de Colher: ideal para festas e presentes, essa receita sai do tradicional, sem perder a essência das trufas.
3. Trufas de Maracujá: uma das variações mais famosas, é a mistura perfeita do doce com o azedinho do maracujá.
4. Trufas Rápidas: uma versão rápida e prática, que leva apenas Leite Moça Brigadeiro, chocolate e rum.
5. Trufas de Iogurte Grego: com uma proposta fit e gourmet, essa receita de trufa une tâmaras, castanhas e amêndoas ao delicioso Iogurte Nestlé Grego.
6. Trufas de Cacau: as clássicas trufas de cacau ganham um novo sabor ao lado de algumas especiarias e suco de maçã integral.
7. Trufa de Cacau, Ameixa e Aveia: essa é outra opção fit e vegana, que leva cacau, coco, ameixa e Farelo de Aveia Orgânica Nestlé.
8. Trufas de Dark Chocolate: o diferencial dessa receita de trufa gourmet é a presença do Nutren Beauty Dark Chocolate, rico em nutrientes.
9. Trufa de Pimenta e Especiarias: quem nunca quis provar o famoso chocolate com pimenta? Uma mistura saborosa, essa receita de trufa promete conquistar corações.
10. Trufa de Chocolate Zero e Laranja: o toque cítrico da laranja equilibra o doce do chocolate e traz mais sabor a essa receita de trufa.
11. Trufas de Panettone com Gotas de Chocolate: para entrar no clima de Natal, o que acha de inovar combinando essas duas sobremesas deliciosas?
12. Trufa de Hortelã Recheada com Geleia de Abacaxi: uma escolha perfeita para os dias quentes, a hortelã e o abacaxi deixam essa receita super refrescante.
13. Quadradinho de Trufa de Pimenta-Rosa e Purê de Manga: além de dois ingredientes incríveis, essa opção traz uma alternativa diferente às trufas tradicionais.

Dicas para ter trufas lisinhas e saborosas

  • Se quiser banhar as trufas na cobertura de chocolate, tente deixar para o dia seguinte, porque será mais fácil. Basta derreter 300g de Chocolate Meio Amargo GAROTO® em banho-maria e fazer a temperagem, até que a temperatura esteja em 30 °C. Um dos truques para trabalhar com o chocolate é o “Método das 3 partes”, disponível aqui no nosso site. Depois, é só mergulhar cada trufa e escorrê-las sobre um tabuleiro forrado com papel-alumínio. Deixe gelar por 1 hora.
  • Procure evitar fazer trufas em dias chuvosos, pois a umidade pode manchar o chocolate.
  • Uma carta na manga: o chocolate meio-amargo é o mais brilhante e fica ótimo com recheios muito doces.

 

Como vender trufas?

Muitas pessoas apostam no chocolate como negócio e a trufa de chocolate é o doce mais escolhido por elas. Na Chocolateria Nestlé, nós apresentamos o passo a passo de como transformar essa iguaria em um sucesso. Financeiro, marketing, fidelização de clientes e muito mais. Conheça as melhores dicas das nossas especialistas e saiba como profissionalizar as vendas e aumentar o lucro.

Agora é só botar a mão na massa – ou no chocolate – e se preparar para conquistar todos ao seu redor. Além de saber como fazer a trufa perfeita, no site Receitas Nestlé você encontra mais de quatro mil opções de receitas para se apaixonar, a um clique de distância. Confira!

 

Perguntas Frequentes

  • Posso fazer a temperagem pelo micro-ondas?

    Sim! Coloque o recipiente com o chocolate picado por 1 minuto em potência média no micro-ondas. É preciso misturar bem, para que os pedaços comecem a derreter. Aqueça de 30 em 30 segundos, sempre mexendo para evitar que o chocolate queime, até estar completamente derretido. O tempo de derretimento dependerá do tipo de chocolate, quantidade a ser derretida e potência do seu micro-ondas.

  • Posso congelar as trufas?

    Se quiser congelar as trufas, não passe no chocolate em nem ou deixe a massa sem enrolar. Refrigere em um freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, é só deixar na geladeira por cerca de 3 horas, depois passar no chocolate em pó e servir em local fresco.

  • Posso substituir o chocolate em pó por cacau em pó na receita da trufa?

    Sim, mas fique atento às medidas. Como o cacau em pó tem um sabor mais forte, reduza sua medida pela metade.

  • Como armazenar as trufas?

    Por ser um produto delicado, é preciso tomar cuidado na hora de armazenar. Sempre longe do calor e da umidade, opte por guardá-las em lugares bem ventilados, afastados da luz e de cheiros fortes. Evite o uso da geladeira, pois pode prejudicar o brilho e o sabor. Em ambientes abafados, utilize caixas de isopor limpas e secas para preservá-las.

Fontes:

https://www.opopular.com.br/noticias/ludovica/blogs/2.233598/confeito-por-adeyc-borges-1.913657/trufa-de-chocolate-1.985410

https://www.empregoerenda.com.br/cursos/2261-o-armazenamento-e-a-validade-de-trufas-e-bombons

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?