Quanto tempo a banoffee tem que ficar no forno?
Para garantir que a massa da banoffee fique crocante, preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média para alta) e asse por aproximadamente 10 minutos ou até dourar.
Qual é a melhor banana para fazer banoffee?
A banana-nanica, madura e firme, é a melhor escolha para preparar uma deliciosa banoffee.
Ela tem alto teor de açúcar natural, boa consistência — o que evita que a torta fique muito mole — e ainda garante um aroma irresistível, valorizando ainda mais a sobremesa na hora de servir.
O que evitar: bananas muito verdes, que ainda não têm doçura suficiente, ou muito maduras, pois ficam moles demais, escurecem com facilidade e liberam líquido na torta, alterando o resultado final.
Variações da receita de banoffee
A receita da torta banoffee é um daqueles clássicos irresistíveis, mas existem variações que podem torná-la ainda mais incrível.
A troca de frutas, massas e coberturas é uma opção para criar novos sabores deliciosos e surpreendentes.
Torta morangoffee
Para quem adora morango, a torta morangoffee é uma opção deliciosa. Diferente da banoffee tradicional, essa versão não vai ao forno. A massa fica firme ao ser levada ao freezer e é igualmente saborosa.
Gostou? Acompanhe o passo a passo para saber todos os detalhes de como preparar essa sobremesa.
-
Para a base, em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma farofa compacta. Distribua-a numa forma redonda (20 cm de diâmetro) de fundo removível, pressionando bem no fundo e nas laterais. Leve ao freezer por cerca de 30 minutos para firmar.
-
Em uma panela, coloque o Leite MOÇA®, o GALAK® e o NESTLÉ® Creme de Leite. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter uma textura cremosa, por cerca de 8 minutos.
-
Transfira para uma tigela, cubra com plástico filme em contato e deixe esfriar por completo em temperatura ambiente.
-
Em seguida, adicione o chantilly delicadamente, até obter um creme homogêneo. Despeje-o sobre a base firme e reserve na geladeira.
-
Após o recheio firmar, decore sua torta com o chantilly batido, os morangos e os suspiros triturados. Sirva gelada.
A acidez do morango é equilibrada pelo recheio feito com Leite MOÇA®, GALAK® e NESTLÉ® Creme de Leite.
Banoffee no pote
A banoffee no pote é sinônimo de sabor e praticidade. A receita leva Biscoitos TOSTINES® Especiarias, Leite MOÇA®, bananas maduras, chantilly batido e raspas de Chocolate NESTLÉ® CLASSIC® Meio Amargo.
A montagem é feita em camadas em potes ou taças individuais. Finalize com o chantilly batido e leve para a geladeira por 30 minutos para firmar e sirva.
Outras variações deliciosas
Pavê banoffee, torta chargenoffe, sorvete e até ovo recheado são algumas variações criativas e deliciosas que prometem deixar todo mundo com água na boca.
-
Pavê banoffee: se o clássico pavê já é maravilhoso, na versão banoffee, fica irresistível. O passo a passo é semelhante ao de um pavê tradicional, com as etapas do creme e da montagem das camadas. Ideal para quem está em busca de uma receita de banoffee fácil;
-
Sorvete de banoffee: seus dias de verão podem ficar ainda mais refrescantes com esse delicioso sorvete. A receita mantém ingredientes essenciais da versão tradicional, como Biscoito TOSTINES® Maisena, banana e Leite MOÇA® cozido;
-
Ovo recheado de banoffee: um ovo de páscoa para ninguém botar defeito! Com bastante chocolate, com a crocância do Biscoito TOSTINES® Maisena e o toque suave da banana;
-
Torta chargenoffe: uma ótima variação de receita de banoffee simples. Aqui, temos os ingredientes da receita tradicional, como as bananas e o Biscoito TOSTINES® Maisena, com o toque especial do Chocolate CHARGE®. Uma versão deliciosa e perfeita para testar novas possibilidades na cozinha!
Qual é o segredo da banoffee perfeita?
-
Escolhendo a banana: para preparar uma banoffee perfeita, comece utilizando bananas maduras na medida certa. As mais indicadas são a nanica ou a prata;
-
Como cortar as bananas: você pode cortá-las ao meio ou em fatias. Muitos chefs afirmam que fatiar as bananas garante uma camada mais uniforme;
-
Bananas frescas por mais tempo: para evitar que as bananas escureçam, antes de montar, regue as fatias com um pouco de suco de limão;
-
A base da torta: a massa é o que sustenta o recheio. Por isso, evite umidade excessiva na base para que ela se mantenha firme e não desmonte ao cortar;
-
Assando a torta: se sua receita inclui a base assada, fique de olho no forno para que ela não passe do ponto ou queime;
-
Finalizando a sobremesa: para um toque especial, finalize com raspas de chocolate, amêndoas, canela ou cacau em pó sobre o chantilly;
-
Tempo de geladeira: leve a torta à geladeira por algumas horas antes de servir para que a torta fique mais firme.
Como substituir ingredientes na receita de banoffee?
-
Banana: a banana-nanica madura é a mais aconselhável para essa receita, mas você pode substituí-la por banana-prata, que garante uma torta mais firme e mais equilibrada na doçura;
-
Doce de leite: ao fazer o doce de leite, você pode optar por cozinhar uma lata de Leite MOÇA® na panela de pressão. O sabor fica incrível! Lembre-se de que isso aumenta um pouco o tempo de preparo da receita;
-
Biscoito de maisena: pode ser substituído por biscoito de aveia (uma opção mais equilibrada), biscoito sem glúten ou cookies integrais. Essas opções podem interferir um pouco na textura da banoffee;
-
Manteiga: a manteiga da base pode ser substituída por óleo de coco. Ele traz um leve sabor à massa e pode firmar menos em temperatura ambiente.
Torta banoffee combina com o quê?
A banoffee é uma sobremesa deliciosa que é frequentemente servida após refeições, harmonizando perfeitamente com um bom café de prensa ou uma versão gelada como o café com leite NINHO, chá ou até mesmo um licor suave, como o Amarula.
Além disso, a banoffee pode ser acompanhada por uma bola de sorvete de creme ou baunilha com calda. Por si só, essa já é uma sobremesa completa, principalmente para quem ama a combinação de banana com doce de leite.
Por ser uma sobremesa versátil, ela é mais do que bem-vinda em diversas ocasiões, perfeita para receber pessoas queridas com muito sabor!
A banoffee de travessa, por exemplo, deixa o almoço de domingo, o Natal e o Ano-Novo ainda mais especiais. Já a opção servida em porções individuais pode ser montada em taças, ideal para jantares e outras datas comemorativas.
História do prato
A banoffee é uma sobremesa que surgiu na Inglaterra na década de 1970 e rapidamente se tornou popular em muitos países.
A combinação de bananas, doce de leite e chantilly, servida sobre uma base de biscoitos, rapidamente conquistou o paladar das pessoas, tornando-se um clássico das sobremesas.
O nome "banoffee" é uma fusão das palavras "banana" e "toffee", refletindo os principais ingredientes da receita. Desde então, a banoffee se espalhou pelo mundo, ganhando diversas variações e adaptações.
De que forma é derretida a manteiga? Qual forno devo comprar pra ter a temperatura recomenda?