Foto de um recipiente pequeno com strogonoff dentro em cima de um pano vermelho e branco quadriculado

Strogonoff de Frango

Receita de Strogonoff de Frango com molho à base de NESTLÉ Creme de Leite e MAGGI MEU SEGREDO 7 Vegetais

Receita criada por: Receitas Nestlé

Dificuldade Fácil
Porções 10
Total 60 min

Utensílios

srh_media_1665107471

Frigideira


Ingredientes

    • 4 colheres (sopa) de manteiga
    • 1 kg de filé de frango em tiras finas
    • 2 cebolas picadas
    • 2 sticks de MAGGI® MEU SEGREDO® 7 Vegetais
    • 1 pitada de pimenta-do-reino moída
    • meia xícara (chá) de conhaque
    • 200 g de champignons em conserva fatiados
    • 3 colheres (sopa) de purê de tomate
    • 1 colher (sopa) de mostarda
    • 2 colheres (sopa) de ketchup
    • 1 lata de NESTLÉ® Creme de Leite

Modo de Preparo

DICA

- Caso prefira, pule a etapa de flambar e siga todos os outros passos normalmente, pois isso não influenciará na textura final nem aparência do seu Strogonoff.

ÚLTIMO PASSO DA SUA RECEITA

- Você sabia que 97% das embalagens dos produtos Nestlé já são produzidas para serem recicladas?
Chame o Ecobot no WhatsApp (11) 99714-0849 e tire suas dúvidas sobre como reciclar as embalagens dos produtos usados em sua receita.

O que fazer com essa receita?

Strogonoff de Frango combina com...

Tudo e mais um pouco! Pensou em arroz e feijão? Combina com Strogonoff. Purê de batatas? Strogonoff! Batatas Fritas? É o "match perfeito".

Este prato de origem eslava popularizou-se em nossa culinária durante as primeiras décadas do século XX e se tornou um dos queridinhos para quando queremos uma "misturinha", ele combina muito bem com as refeições do dia a dia e pode ser um acompanhamento delicioso durante os almoços de domingo. Afinal, o charme do Strogonoff de Frango está na praticidade, economia e sabor!

Quer saber mais sobre como adicionar esse prato no seu cardápio? Veja a seguir algumas curiosidades sobre o Strogonoff de Frango.

Tudo sobre a receita de Strogonoff de Frango

Origem, história e curiosidades

Senta que lá vem história sobre esse prato tão presente no nosso cotidiano! Talvez você não saiba, mas o Strogonoff um dia já foi uma receita digna de imperadores.

Originalmente criado na Rússia czarista, a receita de Strogonoff foi elaborada para servir a mesa de nobres e aristocratas, tendo o criador, segundo a tradição, homenageado a família Stroganov, um clã muito influente na corte russa durante o século XVIII e XIX.

Segundo historiadores culinários, a versão mais aceita é que um francês, Charles Briere, cozinheiro da família, elaborou o prato unindo o que havia de melhor da culinária francesa e eslava e batizou-o com o nome da família.

De lá até cá a receita ganhou formas e jeitos e foi exportada para todo o mundo, hoje no Brasil ela é comumente preparada com cogumelos e ketchup, ou ainda servida com batata palha. Porém, segundo uma das descendentes dos Stroganov, a Baronesa Hélène de Ludinghausen, a receita original era mais azeda e a carne picada ao ponto de desmanchar no garfo ao comê-la.

Seja qual for a maneira que preferir prepará-lo, o Strogonoff de Frango é seu e você pode sempre dar um toque pessoal na hora de elaborar sua receita! Conheça a seguir algumas alternativas que irão surpreender a todos em casa.

Variações da Receita

Se já está cansado do básico ou quer se aventurar em outras versões da receita, selecionamos quatro opções alternativas que você irá se apaixonar:

Dicas especiais

Para não errar na hora de preparar um Strogonoff de Frango de respeito é preciso tomar cuidado com algumas etapas:

  • Atente-se na escolha do seu caldo MAGGI! Se você for preparar Strogonoff de Frango, escolha o caldo MAGGI de Carne, de frango, opte pelo caldo MAGGI de Galinha, já para seu Strogonoff de Camarão , o caldo MAGGI de Legumes ficará perfeito.
  • Cuidado na hora de flambar, utilize um conhaque de qualidade e após a primeira chama deixe o fogo se dissipar sozinho para o álcool evaporar. E se você quiser, não precisa flambar a receita!
  • Tempere a carne antes de mais nada, a pimenta do reino dará um gostinho especial!
  • Escolha um acompanhamento para seu Strogonoff. Você pode até comê-lo sozinho se quiser, mas é recomendado acompanhá-lo com um arroz, batata palha, batata frita ou até mesmo uma macarronada.

Viu como é fácil? Com Strogonoff de Frango não tem segredo para servir um prato delicioso durante o dia a dia! Favorite essa receita adicionando a sua Foodlist e prepare seu cardápio da semana com essa receita de Strogonoff de Frango. Ah! E se ficar alguma dúvida, você pode sempre ver nosso vídeo de Strogonoff de Carne para conferir o passo a passo, mas não se preocupe, a receita é igualzinha tanto para frango como carnes. Bom apetite!

Fontes:

https://blog.lojaespacogourmet.com.br/origem-do-strogonoff/
https://super.abril.com.br/sociedade/conexao-brasil-russia-a-origem-do-estrogonofe/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-estrogonofe/

Dúvidas comuns sobre Strogonoff de Frango

  • Como engrossar o molho do Strogonoff?

    Em nossas receitas de Strogonoff usamos o Creme de Leite NESTLÉ e é ele que confere cremosidade.

  • O Strogonoff ficou salgado o que fazer?

    Se o seu Strogonoff ficar salgado, você pode adicionar mais proteína (frango, carne, cogumelos, etc) refogada, mas sem adição de temperos, ou colocar tomates para equilibrar o sal.

  • Como calcular quantidade de Strogonoff para várias pessoas?

    Para fazer Strogonoff para 20, 50, 100 pessoas é preciso seguir sempre a recomendação da receita e, nestes casos, dobrar ou triplicar a quantidade de ingredientes.

  • Por que o creme de leite talha no Strogonoff?

    O creme de leite só talha se você ferver muito o strogonoff após acrescentá-lo. Coloque o creme de leite Nestlé na última etapa do preparo.

  • Qual a melhor carne/frango para Strogonoff?

    As carnes magras como filé mignon, contrafilé (limpo, sem a capa de gordura), alcatra, e filé de frango. Também podemos fazer com cogumelos e palmitos.

  • Por que flambar o Strogonoff?

    Por que da um sabor especial e levemente defumado ao prato e também evapora todo o álcool da receita. Caso preferir, você pode fazer sem o álcool e sem flambar.