Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dia das Mães 2021: veja histórias, curiosidades e receitas deliciosas

Data acontece sempre no segundo domingo do mês de maio e precisará ser diferente este ano por causa da pandemia

O Dia das Mães é uma data em que as pessoas costumam se reunir em família para celebrar. Este ano, porém, vai precisar ser diferente. Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a famosa aglomeração terá que ser deixada de lado. Os abraços e beijos terão que ser virtuais. Está longe de ser o ideal, mas é importante que seja assim para que possamos proteger quem mais amamos e a nós mesmos. Agora, isso não significa que vamos deixar passar em branco.

O momento é de ficar em casa e enviar todo nosso carinho e amor através do telefone, das mensagens e das chamadas de vídeo. Podemos ir até um pouco além e chegar perto das nossas mães de alguma maneira, seja enviando um presente ou um prato que ela adore. Por isso, pensamos em dividir com vocês algumas ideias para surpreender sua mãe. Que tal também se contarmos um pouco da história e curiosidades sobre essa data? Vem com a gente.


Dia das Mães: origem da data

Não se sabe ao certo desde quando se comemora o Dia das Mães. Historqiadores apontam similaridades com algumas celebrações que eram feitas no Mundo Antigo. Uma delas acontecia na Grécia, onde celebrava-se Reia, a mãe dos deuses.

Já a forma atual que conhecemos nasceu no começo do Século XX, nos Estados Unidos. E foi criada por Anna Jarvis, que queria homenagear sua mãe, Ann Jarvis. Ann era conhecida por fazer um trabalho social com outras mães, principalmente na época da Guerra Civil Americana.

Com seu trabalho, Ann conseguiu proporcionar melhores condições sanitárias à sua comunidade. Na igreja em que ela frequentava, ela criou os Mother's Day Work Clubs, que eram grupos de mães que se reuniam para dar assistência às famílias necessitadas. Anos depois, durante a Guerra Civil Americana, Ann começou a trabalhar no socorro aos soldados feridos, de ambos os lados. Com o fim da guerra, ela criou um clube visando garantir o convívio pacífico entre famílias de soldados que lutaram em lados opostos. Com a ajuda de outras mães que também participavam do grupo, Ann criou o Mother’s Friendship Day (“Dia da Amizade entre as Mães”), uma data marcada para celebrar a paz.

Ann Jarvis morreu em 1905. Em 1908, foi criado um memorial em sua homenagem, graças aos esforços da filha. Esse seria o primeiro Dia das Mães datado. Anna aplicou esforços para que a data passasse a ser permanente.

Em 1910, a Virgínia Ocidental, tornou o Dia das Mães oficial. Já em 1914, o congresso dos Estados Unidos estabeleceu o segundo domingo de maio como a data oficial para a celebração.

No Brasil, a data só foi oficializada em 5 de Maio de 1932 através do Decreto nº 21.366, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. No mundo, o Dia das Mães é comemorado em datas diferentes, a depender do país.


Dia das Mães: fatos curiosos

Assim como todas as datas comemorativas, há fatos curiosos por trás dos Dia das Mães. Vamos a eles:

As flores são uma tradição original que perdura
O cravo branco, que era a flor favorita de Ann Jarvis, foi a flor original do Dia das Mães. Em uma entrevista de 1927, Anna disse que o cravo não deixava cair suas pétalas, mas que as abraçava em “em seu coração enquanto morria”, assim como as mães faziam, já que o amor materno nunca morre.

O Dia das Mães é o dia em que mais ligações telefônicas são feitas no mundo
Em média, são realizadas 122 milhões de ligações no segundo domingo de Maio em todo planeta.

É a terceira data comemorativa em que se vende mais flores
Como já sabemos, as flores são uma tradição no Dia das Mães. Por isso, esse tipo de comércio fica superaquecido, perdendo apenas para o Natal e o Hanukkah (celebração judaica mais famosa, também conhecida como Festa das Luzes).

Em 2018, mais de 23 bilhões de dólares foram gastos no Dia das Mães
Isso dá uma média de 180 dólares gastos por compradores na data. Só nos Estados Unidos foram gastos US$4,4 bilhões apenas em jantares ou brunches.

A mãe de primeira viagem mais velha do mundo tinha 70 anos
É isso mesmo que você leu. Aconteceu em 2008. Rajo Devi deu à luz seu primeiro filho com 70 anos na época.


Dia das Mães: ideias de presentes criativos

Como já dissemos acima, o Dia das Mães neste ano, quem não mora com a mãe, vai comemorar a data remotamente. Se esse é o seu caso, saiba que mesmo assim você pode surpreender sua mãe com um presentinho. E por que parar por aí? Vocês dois ainda podem fazer algumas atividades online juntos, como assistir a um show pela internet (cada uma em sua casa) ou fazer uma visita virtual a um museu.

Já quanto aos presentes criativos para o Dia das Mães, você pode colocar a mão na massa e criar um porta-retrato personalizado, pintar um quadro ou comprar um vaso de flores e personalizá-lo à sua maneira. Se você leva jeito para artesanato, pode ainda confeccionar artigos em crochê, como um jogo americano ou produtos para a cozinha.

E por falar em cozinha, outra forma de se fazer presente é através da comida. Os alimentos têm esse poder de aproximar, de trazer aconchego e paz para nossas vidas. Então que tal uma listinha com 12 receitas que você pode preparar e enviar para a mamãe?

Capriche na decoração e surpreenda sua mãe. Vamos às receitas:

Dia das Mães: Petit Four Moça

Dia das Mães: Cookies com Gotas de Chocolate ao Leite Garoto

Dia das Mães: Biscoitos de Gengibre

Dia das Mães: Pão de Mel de Colher

Dia das Mães: café da manhã especial

Em tempos de pandemia, as pessoas felizardas são aquelas que moram com a mãe e podem passar o dia especial ao lado dela. Se você tem esse privilégio, que tal começar a aproveitar a data ao máximo, desde cedo. Uma ótima ideia é preparar um café da manhã especial, com direito a levar na cama e tudo mais. Até porque, tudo que fizermos pelas nossas mães, ainda vai ser pouco.

Separamos 12 receitas para você deixar a mamãe pulando de felicidade.

Dia das Mães: Capuccino Cremoso

Dia das Mães: Toast com Ovo Acompanhado de Lungo

Dia das Mães: Bolo de Fubá Cremoso

Dia das Mães: Bolo de Banana com Aveia

Dia das Mães: almoço e sobremesas

Se sua mãe é daquelas que não acorda tão cedo (ou se ela quer aproveitar o dia para dar uma esticada no sono), você também pode (caso more com ela) preparar um almoço delicioso. Com direito a sobremesa e tudo. Separamos algumas opções:

Dia das Mães: Fricassê ao Requeijão

Dia das Mães: Carne de Panela com Batata e Cebola

Dia das Mães: Strogonoff de Carne

Dia das Mães: Mousse de Maracujá Moça

Olha só, sabemos que não é nada legal ter que passar o Dia das Mães longe de quem amamos. Mas é o que a realidade nos impõe agora. Então, por mais que seja difícil, é necessário nos protegermos e proteger quem amamos, para que possamos celebrar muitos e muitos mais Dia das Mães em família. Enquanto esse dia não chega, vamos tocando como der. E com comida tudo fica mais leve. Um feliz Dia das Mães para todas as mães do mundo.

Gostou das nossas dicas? Então navegue pelo site Receitas Nestlé e se aventure nas mais de 4 mil receitas. Você ainda pode salvar suas receitas favoritas em uma foodlist personalizada!


Perguntas frequentes

  • Quando é comemorado o Dia das Mães no Brasil?

    No segundo domingo do mês de Maio, desde 1932.

  • O Dia das Mães é comemorado na mesma data em todo o mundo?

    Não. Alguns países comemoram na mesma data que o Brasil. Porém, em outros lugares, a celebração pode acontecer até em meses diferentes.

  • Qual presente mais tradicional para o Dia das Mães?

    As flores são as campeãs em vendas no Dia das Mães. As mais tradicionais são os cravos.


Fontes:

https://www.nationalgeographic.com/culture/article/150507-mothers-day-history-holidays-anna-jarvis

https://www.sykescottages.co.uk/blog/ten-fun-facts-for-mothering-sunday/

https://www.townandcountrymag.com/leisure/arts-and-culture/g19561312/mothers-day-facts/

https://dailycaring.com/coronavirus-mothers-day-celebrate-safely-with-thoughtful-activity-and-gift-ideas/

https://ensinandodesiao.org.br/artigos-e-estudos/a-festa-de-hanuka/

https://www.significados.com.br/hanukkah/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?