Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

16 receitas com gorgonzola requintadas e saborosas

As receitas com gorgonzola são muito diversas, já que esse queijo versátil pode ser incorporado em aperitivos ou pratos principais.

O gorgonzola é um queijo originado na cidade de Gorgonzola, na Itália, sendo conhecido como um queijo azul, já que é repleto de linhas azuis ou verdes. Essa característica marcante resulta do seu processo de envelhecimento, no qual as bactérias se proliferam dentro do queijo conforme ele envelhece em grandes barris. Mas não se preocupe: essas bactérias não fazem mal ao corpo humano, e, além disso, o queijo gorgonzola pode ser muito benéfico para a saúde.

Alguns dos benefícios do queijo gorgonzola são:

  • Rico em cálcio: como outros queijos, o gorgonzola é rico em cálcio, com 150 mg de cálcio a cada porção de 28g de queijo, então ele pode ajudar a prevenir doenças ósseas como a osteoporose e garantir dentes e ossos saudáveis e fortes.
  • Rico em gorduras boas: por não conter carboidratos e ser rico em gorduras benéficas, o gorgonzola pode prevenir o ganho de peso e a obesidade.
  • Rico em vitaminas e minerais: alguns dos nutrientes presentes no gorgonzola são – Vitamina A, Vitamina D, zinco, fósforo, potássio e proteínas. Isso significa que o gorgonzola pode fortalecer o sistema imunológico e diminuir inflamações, já que as proteínas presentes nesse queijo têm função anti-inflamatória.

Receitas com gorgonzola

Confira 16 receitas com gorgonzola para aproveitar todos os benefícios desse queijo azul:

Macarrão aos Quatro Queijos

1. Filé Especial com Gorgonzola: deliciosos medalhões de filé-mignon cobertos por um creme de queijo gorgonzola. Vale a pena experimentar!
2. Ravioli de abóbora com gorgonzola: essa tradicional receita com gorgonzola e abóbora agrada a todos.
3. Terrine de Alho-poró: esse terrine simples e delicioso leva alho-poró, cebolinha-verde, creme de leite, vinho branco seco e queijo gorgonzola.
4. Patê de Ervas e Gorgonzola: uma das receitas com gorgonzola mais conhecidas, esse patê de gorgonzola tem seu sabor acentuado por ervas como cebolinha-verde e sálvia.
5. Pão Italiano Recheado: muito saboroso e capaz de agradar os mais distintos paladares, esse pão italiano bem temperado e recheado com diversos queijos é uma entrada delicada.
6. Risoto Requintado: presunto e pera são alguns dos ingredientes dessa receita com gorgonzola saborosa.
7. Pizza 4 Queijos: prepare essa tradicional pizza 4 queijos e se delicie com uma das mais populares receitas com gorgonzola!
8. Pizza Gratinada Especial: nessa outra versão de pizza, o gorgonzola é gratinado com requeijão e muita muçarela.
9. Bruschettas de Gorgonzola e Pera: essas bruschettas de gorgonzola com pera são entradas ideais para um almoço chique.
10. Salada de Folhas com Figo e Molho de Queijo: uma boa forma de complementar sua salada de folhas é adicionar frutas e um molho saboroso, como o dessa receita com gorgonzola.
11. Macarrão Romance: o diferencial desse macarrão é o molho de gorgonzola, parmesão e pinhão.
12. Sanduíche de Presunto e Gorgonzola: uma das receitas com gorgonzola mais práticas e fáceis de fazer, esse sanduíche combina esse queijo com presunto, maçã, alface e outros ingredientes nutritivos.
13. Macarrão aos Quatro Queijos: outra versão de macarrão com gorgonzola, mas agora de espaguete ao molho quatro queijos.
14. Pão Italiano com Recheio Cremoso: uma maneira inovadora de oferecer uma entrada é rechear um pão italiano com esse creme de queijos saboroso.
15. Talharim com Creme de Queijos Nutren Senior e Porpeta de Carne: você pode complementar seu macarrão ao molho de queijos com polpetas de carne.
16. Asinhas de Frango com Molho Refrescante: o gorgonzola também vai bem com frango, como você pode conferir nessa receita de asinhas de frango com molho de queijo.

Isso tudo parece delicioso, não é mesmo? Agora que você conhece todos esses benefícios e receitas com gorgonzola, basta ir até a cozinha e experimentar!

Para ver mais receitas com ingredientes únicos como o gorgonzola, acesse o site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Qual é a melhor maneira de comer queijo gorgonzola?

    O gorgonzola cai bem sozinho, como entrada ou até mesmo no prato principal. Contudo, as receitas com gorgonzola devem acompanhar alimentos que suavizem o sabor forte desse queijo, como pães, massas e frutas frescas.

  • Qual é o fungo do queijo gorgonzola?

    A bactéria que causa o bolor do queijo gorgonzola e é responsável por sua tradicional coloração azul é a Penicillium roqueforti.

  • Por que queijo gorgonzola não faz mal?

    Apesar do fungo em sua composição, as bactérias utilizadas na produção do queijo gorgonzola são selecionadas cuidadosamente para não fazer mal à saúde humana. Então você pode preparar receitas com gorgonzola para a família inteira sem medo.

    Fontes

    https://www.verywellfit.com/gorgonzola-cheese-nutrition-facts-and-health-benefits-5202103

    https://www.webmd.com/diet/health-benefits-blue-cheese

    https://hardcoreitalians.blog/2020/09/20/5-surprising-health-benefits-of-gorgonzola-cheese/

pixel